Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Sinais e Ameaças de Julgamentos  de um Povo, Igreja ou Nação – Parte 4

Por John Owen (1616-1683)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

 

II. Os acidentes providenciais mencionados em Lucas 13:1-5 são dois, e de dois tipos.

1. O primeiro foi aquele em que a crueldade sangrenta dos homens teve uma participação: "Os galileus, cujo sangue Pilatos misturara com seus sacrifícios".

Quando isso aconteceu, em que ocasião e qual foi o número das pessoas mortas, a Escritura é silenciosa quanto a isto; no entanto, é certo que foi feito em Jerusalém, pois os sacrifícios não podiam ser oferecidos em nenhum outro lugar. Aí vieram os galileus com seus sacrifícios, ou seja, os animais que trouxeram aos sacerdotes para oferecer para eles, pois eles próprios não podem oferecer sacrifícios.

Enquanto estavam envolvidos nesta obra, Pilatos, o sangrento governador romano (em que ocasião ou provocação é desconhecido), veio sobre eles e os matou de maneira cruel; intimado com essa expressão, que "ele misturou seu sangue com seus sacrifícios".

Esta providência é mais notável, na medida em que caiu enquanto eles estavam envolvidos em seu sagrado culto, que traz indicação de severidade divina. E, pode ser, que houve como sucede na ruína da humanidade todos os dias, uma ocasião tomada pela diferença entre dois governadores perversos, Pilatos e Herodes, a cuja jurisdição pertenciam esses galileus, em cujo sangue Pilatos pensou em vingar-se de seu inimigo.

No entanto, ambos combinaram finalmente, no assassinato de Cristo - como outros costumam fazer no mundo, e assim se tornaram amigos, deixando seu exemplo para seus sucessores.

 

(Nota do Tradutor: Especialmente no caso da crueldade de Pilatos, aqueles judeus que haviam abordado a Jesus esperavam que Ele manifestasse uma opinião favorável, a que Pilatos deveria ser atingido por um juízo divino imediato, ou mesmo que o Rei, em Roma tivesse conhecimento do fato para as devidas providências, ou por qualquer outra expectativa semelhante.

Assim sucede conosco em nossos dias, ao ver tanta injustiça e violência ao nosso redor sendo acompanhada de tanta impunidade, ou mesmo de corrupção dos poderes constituídos para evitá-las.

Mas, tal como aqueles judeus do passado estamos cegados por nossa paixão e desejo de justiça humana imediata para ser aplicada, que esquecemos como Jesus os instruiu na ocasião; que tudo aquilo era apenas um sinal da parte de Deus, de que uma destruição maior estaria vindo em sequência, em razão da falta de arrependimento das pessoas da nação, e a rejeição da salvação que lhes está sendo oferecida gratuitamente por Jesus.

Assim, todos os males que estão se intensificando em nossos dias são um grande sinal da parte de Deus, de que virá um grande juízo sobre o mundo, para vindicar toda a rejeição do Evangelho, e um viver santo e piedoso.)
 

2. O outro era um mero efeito da divina Providência; a morte de dezoito homens pela queda de uma torre em Siloé, isto é, um lugar de águas e um fluxo corrente em Jerusalém.

Nosso Senhor Jesus Cristo declara aqui, não só que todos esses acidentes estão dispostos pela Providência de Deus, mas que Ele fala neles para nossa instrução. Tanto estes, como eles eram avisos, como veremos; eram figuras da destruição próxima da cidade e das pessoas, porque em primeiro lugar, é a aparência aqui pretendida de como é manifestado na parábola subsequente, em que a igreja-estado dos judeus é comparada a uma figueira estéril, que deveria ser cortada e destruída - consequentemente, essa destruição aconteceu com eles, em parte pela crueldade sangrenta dos romanos, e em parte pela queda e ruína do templo, torres, e muros da cidade; ambos incluídos na palavra "da mesma forma vós também perecereis", ou da mesma maneira.

 

Nosso Senhor Jesus Cristo revelou a mão e o conselho de Deus nos dois acidentes. Os sinais do mesmo evento são duplicados, para mostrar a certeza da execução do juízo, como os sonhos do faraó das espigas e das vacas.

Primeiro, podemos observar que todos os tipos de acidentes incomuns, ou efeitos da Providência em uma época de pecado e julgamentos próximos, são da mesma indicação e devem ter a mesma interpretação. 

Não havia nada nesse momento que endurecesse os judeus até sua total ruína, do que a falsa aplicação que fizeram de sinais e advertências providenciais, que foram todos multiplicados entre eles, como para o seu bem e libertação, quando eram todos sinais da sua ruína que estava próxima.

Quando tais coisas são rejeitadas como advertências, chamando ao arrependimento e à reforma, como eles foram por elas, com a presunção de que eram sinais da aparência de Deus em seu favor, tornaram-se apenas alguns precursores de julgamentos maiores e provas infalíveis de destruição; e assim eles serão igualmente para aqueles por quem ainda são desprezados.

Aquela destruição de uma torre localizada em Siloé prenunciava uma destruição muito maior da parte dos romanos, que viria sobre toda a Judá e Jerusalém.

Em segundo lugar, agradou a Deus, às vezes dar avisos de julgamentos próximos, não só quanto à questão deles, para que sejam acompanhados com severidade, mas também com a natureza e maneira especiais deles.

Assim foi com estes dois sinais - de sangue pela espada, e morte pela queda da torre, representando como num espelho aquela calamidade comum que deveria acontecer com a cidade e a nação em 70 d.C.

 

(Nota do tradutor: Uma evidência de um julgamento geral de Deus sobre todas as nações, nós tivemos com a Covid 19, e com os governos esquerdistas e globalistas que rejeitam a Cristo em várias partes do mundo, que agora ameaça ocupar toda a América Latina.

Os israelitas foram expulsos de sua terra em 70 d.C. pelos romanos, e muitos foram mortos não somente por terem rejeitado a Jesus como o Messias prometido que foi enviado a eles, mas também por terem agravado o seu pecado com a escolha de um ladrão e malfeitor (Barrabás), em vez dEle; isto foi um sinal do endurecimento que havia vindo sobre eles, que prenunciava a proximidade de um duro juízo divino sobre eles, tal como sucederá ao mundo presente por sua iniquidade, e rejeição de Jesus Cristo e do Evangelho.

Sempre que há uma mudança geral de dispensação segundo o decreto eterno de Deus, isto sempre é feito em relação a Jesus Cristo, sobretudo por se trazer juízos sobre aqueles que O rejeitaram - isto foi feito com os judeus na Sua primeira vinda, quando por ser rejeitado por eles, houve uma mudança da Antiga Aliança para a Nova. E, na Sua segunda vinda haverá antes uma grande tribulação sob o Anticristo, para marcar o fim da dispensação da graça e o início do Milênio.)

 

 

John Owen
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/10/2022
Alterado em 18/10/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras