Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Sinais e Ameaças de Julgamentos  de um Povo, Igreja ou Nação – Parte 7

Por John Owen (1616-1683)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

 

Nota do Tradutor: Quando o apóstolo Paulo se referiu aos últimos dias como sendo trabalhosos e perigosos para os crentes permanecerem na fé e na piedade, ele falou sobre aquilo que o próprio Senhor Jesus já havia profetizado em Seu ministério terreno, e o principal motivo seria a multiplicação da iniquidade pela qual o amor de muitos esfriaria.

Se observarmos atentamente as repreensões que Jesus dirige a cinco das sete igrejas da Ásia, no livro de Apocalipse, que representavam, sobretudo as igrejas problemáticas dos últimos dias, podemos notar que ali se destaca a prostituição não somente carnal, idolátrica e cultual, o comportamento mundano e permissivo de muitos crentes, especialmente em razão pela tolerância e apego deles às coisas abomináveis terrenas, para não perderem posição social, empregabilidade, dentre muitos outros interesses impostos por práticas culturais, comerciais, etc.

Veja o caso da cidade de Tiatira em Ap 2: 18-29, que nos dias do apóstolo João era um importante centro comercial de bronze e tecidos; e seus comerciantes participavam de agremiações, cada uma com seu deus patrono, ao qual ofereciam sacrifícios, de cujas carnes os agremiados participavam, e era dado somente a estes, a permissão de comerciarem seus produtos. Muitos crentes aderiram a isto, sendo incentivados por uma falsa profetiza, designada pelo nome de Jezabel, pois com a do passado o rei Acabe havia se casado, por ser filha de um rei fenício adorador de Baal.

Visando ao fortalecimento comercial e  político por esta aliança matrimonial, acabou conduzindo o povo de Israel à ruína. De igual modo, a aliança feita com a Jezabel de Tiatira estava levando os crentes daquela cidade à ruína, pois lhes incentivava a progredirem comercialmente, participando dos sacrifícios aos deuses.

Coisa horrenda anda ocorrendo na igreja cristã em nossos dias, em que pelos mais variados motivos apresentados por Satanás, através de seus agentes que operam no mundo, os crentes têm se desviado da santidade devida ao Senhor, vivendo de modo infiel, injusto e  imoral, pensando que é possível ter a aceitação da graça de Jesus, mesmo quando se vive de tal forma abominável a Deus.

 

Passemos a John Owen:

Há quatro pecados, ou quatro tipos de pecados, ou maneiras de pecar, que a não ser que Deus previna, será a ruína desta nação.

1. O primeiro é ateísmo - uma abominação que essas partes do mundo não conheciam até estas últimas épocas.

Não falo sobre o ateísmo especulativo ou de opinião, naqueles que negam o ser de Deus, ou o que é todo um, o seu justo governo do mundo; pois não aproveitará a ninguém acreditar que Deus existe, a menos que acredite que "ele é o galardoador daqueles que o buscam diligentemente". Ainda assim, deve-se temer que haja muitos entre nós; sim, alguns que fazem grandes vantagens da religião, vivem e falam como se considerassem tudo uma fábula, mas eu falo daquilo que se chama ateísmo prático - quando os homens vivem e agem como se fossem influenciados por pensamentos prevalecentes de que não há Deus.

Assim, a nação é reabastecida com o ateísmo, e muitos não têm vergonha nem medo de agir; confessam sim, e se vangloriam dos mais vis dos pecados. A admiração que os homens têm do conhecimento, da consciência e do julgamento dos outros em relação às suas ações malignas e sujas, é um meio pelo qual Deus governa no mundo, pela restrição do pecado.

Quando o jugo aqui é totalmente descartado, e os homens proclamam seus pecados como Sodoma, é o auge do ateísmo - nem, eu acho, nunca mais abundou em qualquer idade, do que naquela em que vivemos.

 

2. A perda do poder daquela religião cuja forma externa conservamos.

Somos todos protestantes e permaneceremos na religião protestante; mas em que?

Na confissão, e todas as formas externas da regra e adoração da igreja, porém os homens são mudados, renovados, convertidos a Deus pela doutrina desta religião - eles são humildes, santos, zelosos e frutíferos em boas obras por meio dela?

Experimentam o poder dela em suas próprias almas, na sua transformação à imagem de Deus?

Sem essas coisas, é de muito pouca utilidade o que os homens professam da religião. A glória, o poder, a eficácia dela, estão, senão perdidos e mortos, ainda muito deteriorados; e uma carcaça externa dela, em artigos de fé e formas de culto, apenas permanecem.

Por isso, as Igrejas Reformadas, a maioria delas, têm "um nome para viver", mas estão mortas; vivendo apenas em um conhecimento tradicional, princípios de educação, vantagens e interesse sem uma real comunhão com Deus. E, a menos que Deus seja satisfeito por algum derramamento renovado de seu Espírito bendito para reviver e reintroduzir um espírito de vida, santidade, zelo, prontidão para a cruz, conformidade com Cristo e desprezo do mundo, e o Espírito entre nas igrejas que professam a religião protestante, antes de muito tempo tirará a cobertura de sua providência protetora, que agora por algumas épocas Ele tem mantido sobre elas e as deixará ser um despojo para seus inimigos.

Então, Ele ameaça fazer o mesmo, em Isaías 5: 5,6.

"Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada";
"torná-la-ei em deserto. Não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos; às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela".


Tal é o indicado, em 2 Timóteo 3: 1-5. 3.

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis",
"pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes",
"desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem",
"traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus",
"tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes".

Desprezo e censura do Espírito de Deus, em todas as suas operações divinas, é outro pecado da mesma espécie, terrível.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz, que aquele que "fala contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo vindouro", Mateus 12: 32; isto é, aqueles que persistem em se opor ou reprovar o Espírito Santo, e sua dispensação e operações sob o Novo Testamento, não devem escapar da vingança e do castigo mesmo neste mundo, pois assim aconteceu à geração a quem falou.
Para continuar pecando deste modo, apesar do Espírito da graça, a ira veio sobre eles, mesmo neste mundo, para o máximo; qual é o senso do lugar.

 

4. A abundância da impureza, que tendo fluído de uma fonte corrupta, dilatou a terra como um dilúvio.

Esses pecados, eu digo, entre outros têm uma predominância entre nós, como para ameaçar perecer sem arrependimento.

(1.) É assim até a manifestação da glória de Deus em calamidades e desolações públicas, quando a espada mata de repente e destrói os justos com os ímpios.

De um jeito ou de outro, em um grau ou outro, todos nós temos um acesso à culpa das coisas pelas quais tais julgamentos são adquiridos.

Quem pode dizer que é inocente?

Quem pode se queixar de sua participação e interesse pelas calamidades que estão chegando sobre nós?

Quem pode argumentar que deveria ser isento?

Por fim, haverá uma eterna discriminação das pessoas, mas quanto aos juízos temporais, devemos possuir a justiça de Deus, manifestada em Jesus para nossa salvação, caso caiamos também debaixo desses juízos.

 

Nota do Tradutor:

Não é difícil entender, porque Deus governa Seu povo através de mandamentos, estatutos e juízos específicos, uma vez que estes são o reflexo da essência do Seu próprio caráter divino, que se funda em verdade, justiça, amor, bondade, misericórdia, fidelidade, etc.

Então, quando alguém é infiel ao mandamento divino e não teme os juízos correspondentes a tal infidelidade, não pode ser dito deste alguém, que ele está santificado (separado) para a comunhão espiritual em unidade com o Senhor.

Daí ser exigida fidelidade no matrimônio, amor, serviço e respeito mútuos entre os cônjuges, porque é isso o que se requer em nosso relacionamento com o próprio Deus.

O mesmo se aplica a ser sempre verdadeiro, com o falar sendo sim, sim, não, não, porque Jesus é a verdade, e não podemos ter comunhão com Ele se não andarmos na verdade.

Por isso, a desobediência à Lei é visitada com juízos corretivos para o próprio povo do Senhor, e no caso de obediência, com recompensas e bênçãos.

Jesus nos salva para que vivamos de modo obediente a Deus, crescendo na graça e no conhecimento de Jesus, para um viver segundo a Sua santa vontade.

 

Por tudo o que temos aprendido até aqui sobre os juízos de Deus, nós podemos entender que mesmo o mal que Ele permite que haja no mundo, operado principalmente por Satanás e seus principados e potestades, tem em vista trazer julgamentos de Deus sobre pessoas individualmente, ou até mesmo nações - e também, não deve ser esquecido que há aflições santificadas que são permitidas virem sobre os santos, não por qualquer pecado praticado por eles, mas para serem exercitados na fé, a fim de ficarem firmes contra as astutas ciladas e opressões das potestades malignas.

Aqui não é nosso lugar de descanso; por isso necessitamos estar em constantes vigilância e oração.

 

 

 

 

 

 

 

John Owen
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/10/2022
Alterado em 08/12/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras