Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Sinais e Ameaças de Julgamentos  de um Povo, Igreja ou Nação – Parte 10

Por John Owen (1616-1683)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

 

III. Nosso terceiro inquérito é: "Quais evidências temos no presente, ou quais as advertências que tivemos, de julgamentos próximos?" Pois isso também pertence à necessidade indispensável de arrependimento e reforma, na aproximação de problemas. E eles são as ordenanças de Deus para esse fim; que, quando eles são desprezados, os juízos desoladores se seguirão. E podemos, para este fim, observar estas coisas: 

Primeiro, normalmente, Deus não traz julgamentos desoladores a qualquer povo, igreja ou nação, senão que ele lhes dá avisos de sua abordagem. Eu digo que ele normalmente não o faz; pois ele pode, se ele quiser, surpreender o ímpio, provocando uma geração de homens com as mais terríveis destruições; como fez a Sodoma e Gomorra no passado. E muitos diariamente estão muito surpresos, quanto às suas próprias apreensões; no entanto, Deus lhes havia dado sinais do que estava vindo sobre eles, mas eles não os consideravam, e então pereceram como em um momento. Mas, ordinariamente, antes de executar grandes e severos julgamentos, ele dá tais indícios, sinais e avisos de sua vinda, já que os homens devem ser obrigados a tomar conhecimento deles, a menos que estejam absolutamente endurecidos e cegos. Então ele lidou com o velho mundo, na construção da arca e no ministério de Noé; então ele lidou com a igreja sob o Antigo Testamento, em e pelo ministério dos profetas, - veja Amós 3: 6-8; e assim ele fez com todos os outros, que tiveram qualquer conhecimento dele ou de seus caminhos. Os que são sábios podem discernir essas coisas, Oseias 14: 9; Mateus 16: 3; Miqueias 6: 9; Daniel 12:10. E em todas as histórias pagãs dos tempos que passaram por eles, encontramos observações de estranhas indicações de assolações próximas.

E ele faz isso para dois fins:

1. Para a satisfação de sua própria bondade e amor para a humanidade no exercício da paciência e tolerância ao máximo, Oseias 6: 4; como também para a manifestação da glória de sua justiça, quando ele vem a executar a severidade de sua ira. Quando os homens estão surpresos com as catástrofes públicas, não podem dizer, ninguém nos informará sobre sua abordagem? Ninguém nos advertiria? - Fomos informados sobre o terror do Senhor em seus julgamentos, teríamos nos desviado de nossas iniquidades, para que possamos ter escapado. Nesse caso, é costume que Deus, na Escritura, chame o céu e a terra para testemunharem contra os homens, que ele os advertiu, por vários meios, do que lhes aconteceria no final. E isso será um agravamento da sua miséria no dia da sua angústia, quando refletirão seriamente sobre a sua loucura, culpa e obstinação, ao desprezar as advertências que receberam; - que é uma grande parte do castigo dos condenados no inferno, Ezequiel 39: 23,24. 2.

Deus o faz para o fim em consideração; ou seja, para que eles possam ser um meio para chamar um pobre culpado para aquele arrependimento e reforma pelo qual os julgamentos ameaçados podem ser desviados.

Em segundo lugar. Há cinco maneiras pelas quais Deus adverte sobre a abordagem dos julgamentos desoladores quando uma terra está cheia de pecado:

1. Ele faz isso por julgamentos menores e severidades anteriores.
Então, foi nos exemplos do texto de Lucas 13.1-5. A destruição de alguns pela espada de Pilatos e a queda de uma torreem Siloé, foi um aviso para toda a nação da aproximação de uma calamidade pública, a menos que se arrependessem.
Como exemplos particulares nos são fornecidos aqui nas Escrituras, então temos um relato geral desse método de Providência divina, Amós 7: 1-9. Primeiro, Deus enviou o julgamento dos gafanhotos, que comem toda a grama da terra, e ocasionou uma fome. Este julgamento não foi atendido para o arrependimento, e ele "chamou o fogo, que devorou o grande abismo, e comeu uma parte, ou consumiu seu tesouro, devorando uma parte de sua substância. Mas quando isso também foi negligenciado, então veio o "prumo" de uma desolação niveladora.

2. Ele faz isso por operações extraordinárias nas obras da natureza: como são cometas ardentes ou meteoritos cadentes, fantasmas terríveis ou aparências no ar, vozes, predições de incertezas, ventos, terremotos, enchentes e outros. Um relato dessas coisas, como antes de prever e anunciar a fatal destruição de Jerusalém, nos é dado pelo nosso Salvador, Lucas 21:25,26. E a história do evento sendo realizado em Flávio Josefo é uma exposição admirável desta profecia de nosso bendito Salvador.

Veja Apocalipse 6: 13,14. O quadro da natureza é, por assim dizer, lançado em uma desordem trêmula sobre as aproximações de Deus em sua ira e fúria, e se coloca em sinais extraordinários de seu espanto; tremendo pelos habitantes da terra e convidando-os a se arrependerem, antes que a ira do Deus Terrível se derrame sobre eles. Assim, na Escritura, os mares e rios, montanhas e colinas, são representados como em luto, temendo e tremendo diante da presença de Deus, quando ele vem para executar seus julgamentos.

Veja o Salmo 97: 2-6. Por esses sinais no céu e na terra, Deus dá avisos sobre
sua vinda para julgar os habitantes da terra. Deus não trabalha essas coisas estranhas no céu acima, e na terra embaixo, para que só sejam contempladas e façam questão de falar delas; não que sejam sujeitos da curiosidade de alguns homens e do desprezo dos outros. Há voz nelas, uma voz de Deus; e será para sua dor por quem não é ouvido e entendido.

3. Ele faz o mesmo constantemente, à luz de sua Palavra. A regra geral da dispensação ordinária da providência de Deus está totalmente estabelecida na Escritura: "Deus magnificou sua Palavra acima de todo o seu nome", de modo que nenhuma ação de providência deve ser inadequada à regra da Palavra, muito menos contrária a ela, ou inconsistente com ela. E, se fôssemos sábios para fazer a sua aplicação aos assuntos e ocasiões presentes, devemos, na maioria dos casos, saber em geral o que Deus está fazendo.
Antigamente, foi dito: "Certamente o Senhor Deus não fará nada", isto é, no caminho dos julgamentos, "sem que antes ele revele seu segredo aos seus servos, os profetas", Amós 3: 7. O que eles tiveram por revelação imediata, podemos ter, em uma medida, pela regra da Palavra, e a declaração que Deus fez nela como ele lida com pessoas que pecam de forma a provocá-lo. Então, tendo ameaçado vários tipos de juízos, o profeta acrescenta: "Procurem o livro do Senhor, e leiam: nenhum deles falhará", Isaías 34: 16.
Para que esse grande meio de advertências divinas pode ser útil para nós, devemos considerar:

(1.) Quais sãoas regras estáveis dadas na Escritura sobre o pecado, arrependimento, impenitência e julgamentos. Tais regras abundam nela; e nenhuma ação daProvidência deve interferir com elas. Deus não dará tanta provação de fé para que qualquer uma de suas obras seja contraditória com a sua Palavra. E se aprenderemos nossa condição presente a partir dessas regras, será um antídoto contra a segurança carnal vã.

John Owen
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/10/2022
Alterado em 14/12/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras