Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Citações de William Gurnall 2

Direção 1. O cristão deve estar armado, e a razão é por que:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo". [Efésios 6:11]

Este versículo é uma chave para o primeiro, onde o apóstolo exortou os crentes a encorajar e sustentar seus desmaios no Senhor Jesus e na força de seu poder.

Agora, com essas palavras, ele se explica e mostra como quer que eles façam isso, não presunçosamente para entrar no campo sem aquela armadura, que Deus tem designado para ser usada por todos os seus soldados, com bravura, para confiar no poder de Deus para salvá-los.

Com certeza ficará aquém de casa (céu, quero dizer), aquela alma que não tem nada além de uma confiança carnal no nome de Deus, arruinado por sua ignorância de Deus e de si mesmo.

Não, aquele que teria sua confiança devidamente depositada no poder de Deus, deve usar conscienciosamente os meios indicados para sua defesa, e não correr nu para a batalha. 
Muitos confiam em Deus, esperam na sua misericórdia, desafiam o diabo e todas as suas obras e coisas assim, que ainda são pobres criaturas nuas sem a menor peça da armadura de Deus sobre suas almas.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às astutas ciladas do diabo".

O cristão deve estar armado para a guerra, 'Coloque toda a armadura de Deus'.
Nesta parte, Paulo mostra como podemos vir a ser de forma regular, fortes no Senhor, isto é, vestindo toda a 'armadura de Deus'.

Por armadura se entende Cristo.

Lemos sobre vestir-se do 'Senhor Jesus', onde Cristo é apresentado sob a noção de armadura.

"mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. [Rm. 13: 14]
 

O apóstolo não os exorta por causa de distúrbios e embriaguez, a vestirem a sobriedade e temperança; para arrogância e devassidão a revestir-se da castidade, como o filósofo teria feito, mas ordena: 'revesti-vos do Senhor Jesus Cristo' - implicando tanto que,até que Cristo seja vestido, a criatura está desarmada.

Não é a moralidade de um homem e as virtudes filosóficas que irão repelir uma tentação, enviada com uma carga completa do canhão de Satanás, embora possivelmente seja o tiro de pistola de alguma solicitação menor; de modo que é o homem de armadura, aquele que está em Cristo.
 

Ainda em segundo lugar. As graças de Cristo são uma armadura, como 'o cinto da verdade, o peitoral da justiça' e o resto.

Consequentemente, somos instruídos também, a 'revestir-nos do novo homem' [Ef 4: 24], que é composto de todas as várias graças, como suas partes e membros.

Ele é a alma desarmada, ou seja, a alma não regenerada, não excluindo esses deveres e os meios que Deus designou ao cristão para usar em sua defesa.

Na frase assim aberta, o ponto é mostrar que estar sem Cristo é não ter armadura - a alma sem Cristo e sem a graça é sem armadura, e aí reside sua miséria.
 

Observação: Que uma pessoa em um estado sem Cristo, e sem a graça está nua, desarmada, e incapaz de lutar batalhas contra o pecado e Satanás.

Deus, a princípio enviou o homem em armadura completa, 'sendo criado em verdadeira justiça e santidade', mas um astuto diabo o despiu, portanto, assim que o primeiro pecado foi cometido, está escrito, 'eles estavam nus', Gênesis 3: 7, isto é, eles eram pobres criaturas fracas, pela vontade de Satanás; um povo subjugado, desarmado por seu orgulhoso conquistador, e incapaz de enfrentá-lo.

Este estado sem Cristo é primeiro, um estado de alienação de Deus:
'naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo".

Ef 2: 12]

Agora, que condição deplorável é aquela em que uma alma é deixada para o mundo, no meio de legiões de luxúrias e demônios, para ser dilacerada como uma lebre tola entre uma matilha de cães, e nenhum Deus para livrá-los!

Quanto mais deve ser como pão para Satanás, aquela alma que não tem defesa do TodoPoderoso!

Pegue os homens das maiores capacidades, realizações naturais ou adquiridas, que não têm união nem graça renovadora de Cristo.

Que tolos o diabo faz deles, levando-os em seu prazer, alguns para uma luxúria, alguns para outra! O mais orgulhoso de todos é escravo de uma ou de outra, embora seja para a ruína do corpo e da alma para sempre.

Onde está o mistério, que os homens de tais dotes e sabedoria deveriam rebaixar-se a essa obra enfadonha do inferno?

Até aqui, eles estão em um estado de alienação de Deus, e não são mais capazes de quebrar a prisão do diabo, do que um escravo para fugir de sua corrente.
 

Segundo. O estado sem Cristo é um estado de ignorância, e esses precisam estar nus e desarmados. Aquele que não pode ver seu inimigo, como pode repelir o golpe que ele envia?
Um profeta que enxerga, lidera todo um exército de homens cegos aonde lhe agrade, como fez Eliseu com os sírios. O conhecimento imperfeito e Deus que os santos têm aqui é a vantagem de Satanás contra eles. Ele muitas vezes os leva para o lado cego. Quão facilmente, então, ele pode, com um pacote de boas palavras, levar a alma cega para fora do seu caminho, quem não conhece um passo do que é certo!

Agora que o estado sem Cristo é um estado de ignorância, veja Ef. 5: 8:
'Porque outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor.' Vocês estavam na escuridão. Um filho da luz muitas vezes está no escuro em relação a alguma verdade ou promessa da Palavra, mas então tem um olho espiritual, que a pessoa sem Cristo não tem, e assim é a escuridão. Esta escuridão não pode ser iluminada, senão por sua união com Cristo, que se expressa na seguinte frase: 'Mas agora sois luz no Senhor.'

O olho espiritual — perdido pelo pecado de Adão —  não pode ser restaurado pelo ensino de homens ou anjos. É uma das doenças a que Cristo veio curar, Lucas 4:18. É verdade, há uma luz da razão, que é transmitida a todo homem por natureza, mas essa luz é escuridão comparada com a dos santos, como a noite escurece até o dia, mesmo quando a lua está em sua glória total. Esta luz noturna da razão pode salvar uma pessoa de alguma vala ou lagoa - grandes pecados - mas nunca vai ajudar para escapar das corrupções mais secretas, que o santo vê como átomos nos feixes de luz do conhecimento espiritual.
 

Terceiro. O estado sem Cristo é um estado de impotência: 'Porque quando ainda estávamos sem forças, no devido tempo Cristo morreu pelos ímpios', Rom. 5: 6.

O que uma pessoa desarmada, que não tem espada ou arma pode fazer para se livrar do jugo de um inimigo conquistador?

Tal poder tem Satanás sobre a alma, Lucas 11:21, ele é chamado de homem forte que mantém a alma como seu palácio. Se ele não tem perturbação do céu, ele não precisa temer nenhum motim dentro do palácio; e mantém tudo em paz lá. O que o Espírito de Deus faz em um santo, de certa forma Satanás faz em um pecador.

O Espírito enche seu coração de amor, alegria, desejos santos, temor santo; então Satanás enche o coração do pecador com orgulho, luxúria, medo servil, etc. 'Por que Satanás encheu teu coração?' diz Pedro. 
 

Quarto. O estado de não regeneração é uma amizade com o pecado e Satanás. Se for
inimizade contra Deus, como é, então é amizade com Satanás. Agora será difícil fazer aquela alma lutar seriamente contra seu amigo.

Está Satanás dividido?

Será que o diabo interno lutará contra o diabo externo?

Satanás no coração excluiu Satanás na porta?

Às vezes, de fato, parece uma briga entre Satanás e um coração carnal, mas é uma mera trapaça, como a luta de dois esgrimistas em um palco. 


 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/10/2022
Alterado em 27/10/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras