Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 4

 

Em segundo lugar: O tipo ou qualidade de armadura necessária - Armadura de Deus.

Em um duplo aspecto, deve ser de Deus.

Primeiro, na instituição e na nomeação.

Em segundo lugar, na constituição.

A armadura que usamos contra Satanás deve ser divina na instituição, e apenas como Deus designa.
O soldado não entra em campo com armas, senão com as que seu general ordena. Não é deixado à fantasia de cada um trazer as armas que ele quiser; isso vai gerar confusão. O soldado cristão está sujeito à ordem de Deus; embora o exército esteja na terra, mas o conselho de guerra se senta no céu; este dever vós cumprireis; estes meios vocês devem usar. Aqueles que fazem mais, ou usam outro, do que Deus ordena, embora com algum sucesso aparente contra o pecado, devem certamente ser chamados a responder por essa ousadia.

A disciplina da guerra entre os homens é estrita neste caso. Alguns têm sofrido a morte por um conselho de guerra, mesmo quando eles venceram o inimigo, por causa de sua desobediência ao seu general.

Deus é muito preciso neste ponto; Ele dirá aos que inventarem maneiras de adorá-lo por conta própria: 'Quem exigiu isso de vossas mãos?' Isso é verdadeiramente ser 'justo demais'.

"Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? [Ecl 7: 16] - como Salomão fala, quando alguém fingirá corrigir a lei de Deus e acrescentar suplementos próprios à sua regra.

Quem vai pagar a esse homem seu salário, naquilo que não é obra de Deus?

Deus fala: Os falsos profetas de Israel não lhes farão bem, porque eles não vieram por causa dEle. Então, essas formas e meios de ajuda, que não são designados por Deus vão ajudar.

"Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor" . [Jr 23:32]

 

Os pensamentos de Deus e Seus caminhos, que Ele usa para atingir seus fins, não são como os do homem. Os meios e armas que devem usar, são todos prescritos por Deus, como no ataque de Jericó.

Paulo diz, que devemos lutar com as armas de Deus, de acordo com as regras por Ele estabelecidas.
Missas, vigílias, peregrinações, jejuns de Quaresma, chicotadas, votos de castidade,
de pobreza, com um mundo de tais coisas! - onde está uma palavra de Deus para estes? 
Quem exigiu essas coisas de suas mãos?

Mil desgraças cairão um dia sobre aqueles impostores, que despojaram as pessoas de sua verdadeira armadura de Deus, e colocaram esses juncos em suas mãos para transpassá-las.

O protestante carnal, que luta em armadura carnal.

"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne". [II Co 10: 3]

O apóstolo fala de 'guerra contra a carne', isto é, com armas ou meios que a sabedoria carnal do homem indica, e não os comandos de Deus, os quais são fracos. 
(1.) Quando Satanás tenta a pecar, se ele não tem uma entrada pacífica, mas geralmente a resistência feita é carnal; a força carnal na qual repousam, a sua própria, e não a de Deus; o motivo é carnal, como o medo do homem mais do que de Deus; ao qual se diz: 'Como farei isto e pecarei contra Deus?'

Muitos em seus corações dizem:
Como vou fazer isso e enfurecer o homem, desagradar meu mestre, provocar meus pais e perder a boa opinião de meu pastor?

O mesmo pode ser dito de todos os outros motivos, que têm sua origem na criatura, não em Deus; elas são armaduras que não resistem ao tiro.

Se tua força estiver fechada com a criatura, ela pode ser logo cortada; se estiver em Deus isso irá funcionar, como seu comando: Está escrito.

Eu não posso fazer isso, mas devo colocar meus pés na lei do meu Criador, ou no amor de Cristo.

 

(Nota do Tradutor: Jesus nos ensina no Sermão do Monte, que tanto o carnal quanto o piedoso estão cavando um fundamento para edificarem as casas de suas respectivas vidas, mas o carnal o faz na areia para não ter trabalho, e o piedoso na rocha. As tempestades virão sobre ambos na forma de aflições e tribulações, das quais ninguém pode escapar, mas somente a casa cujo fundamento está firmado na Rocha poderá subsistir.)
 

(2.) Quando a Palavra ou consciência repreende pelo pecado, qual é a armadura com que os homens comumente cobrem suas almas culpadas? Verdadeiramente nada menos que carnal.

Se eles não podem escapar da acusação que estes trazem, então trabalham para
mitigá-lo, atenuando o fato. É verdade, dirão, cometi (confesso) tal falta, mas 'A mulher me deu, e eu comi', era a armadura de folha de figueira de Adão. É apenas uma ou duas vezes, e espero que não quebre uma terceira vez.

Eu sei que cristãos alegres farão tanto quanto isso.

Agradeço a Deus, não posso ser acusado de prostituta ou ladrão. Esta é a armadura
com que devo evitar o golpe, mas se a consciência não for assim retirada, então eles se esforçam para desviar seus pensamentos, entoando forte música de delícias carnais, para que o barulho de um afogue o outro; ou com Caim, eles irão da presença do Senhor, e não virão mais às ordenanças que fazem sua cabeça doer e atrapalham o resto de suas consciências delirantes.

Se ainda assim o espírito os assombra, então eles trabalham para pacificá-lo com um bom trabalho ou outro, que colocam contra seu mal; suas esmolas e caridade na velhice devem expiar a opressão e violência de seus dias anteriores; como se este pequeno incenso fosse suficiente para arejar e levar embora a praga da maldição de Deus, que está em seus bens ilícitos.
Assim, pobres criaturas pegam em qualquer cobertura lamentável, que não tanto como esconder sua vergonha, muito menos sufocam a bala da ira de Deus, quando Deus atirar sobre eles.
Deve haver armadura apontada por Deus. Adão estava nu por todas as suas folhas de figueira, enquanto Deus o ensinou a fazer 'casacos de peles de animais', [Gn 3:21], disfarçadamente (como alguns pensam) representando Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus, cuja justiça sozinha foi designada por Ele para cobrir nossa vergonha, e armar nossas almas nuas da vista e do golpe de sua justiça.

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/10/2022
Alterado em 03/11/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras