Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 5

 

 

Não devemos confiar na armadura de Deus, mas no Deus desta armadura, porque todas as nossas armas são apenas "poderosas através de Deus". [II Co 10: 4]

A arca da aliança do templo era o meio de segurança dos judeus, mas sendo carnalmente glorificada, como por exemplo quando foi levada para o campo de batalha contra os filisteus, pelos filhos do sacerdote Eli, acelerou sua derrubada; e assim, deveres e ordenanças, dons e graças em seu lugar, são meios para a defesa da alma, mas quando mal usados, cooperam para a sua ruína.

Satanás treme tanto, quanto os filisteus com a arca por ver uma alma diligente no uso do dever e exercício da graça, mas quando a criatura confia neles, isso é perigoso, assim como se deu com os filhos de Eli, quando a própria arca foi tomada pelos filisteus.

Sucede o mesmo com alguns que, quando oram pensam que agradam a Deus o dia todo, embora deem pouca atenção aos seus passos.

 

A que isto se refere, senão a uma confiança carnal em sua armadura para sua ruína?

Se formos salvos devemos vir nus para Cristo, por todos os nossos deveres; não fugiremos para Cristo confiando nestes dons e meios. Alguns estão tão presos a seus deveres, que  não podem vir sem eles, então em um dia de tentação são pisoteados pela ira de Deus, e a fúria de Satanás.

O pobre publicano joga os braços no chão, ou seja, toda confiança em si mesmo, e chora para cair nas mãos da misericórdia;

"Deus tenha misericórdia de mim, um pecador". 

Ele sai com sua vida; ele foi embora justificado, mas o fariseu carregado de sua justiça e presunçoso dela, se mantém firme em sua segurança carnal e se perde.
Não usam a armadura de Deus, aqueles que no desempenho dos deveres divinos não olham para Deus, o  que os torna todos fracos e ineficazes.

Então, a Palavra é poderosa quando lida como a Palavra de Deus; assim o evangelho pregado, pois é poderoso para convencer a consciência e reavivar o espírito abatido quando ouvido como a nomeação do grande Deus, e não o mero exercício de uma criatura mesquinha.

 

Agora, vai aparecer em três coisas, se visamos à nomeação divina nos meios.
(1.) Quando nos comprometemos em um dever, e não olhamos para Deus em busca de sua bênção.
Se você observasse a nomeação de Deus, você diria: alma, se houver algum bem de teu serviço presente, ele deve vir do céu, pois é nomeação de Deus, não do homem.

E, posso lucrar, quer Deus queira ou não, ou pensar em encontrar e trazer qualquer tesouro enriquecedor de alma de sua ordenança, sem Sua permissão?

Não teria sido melhor olhar para Aquele, por cuja bênção eu vivo mais do que pelo meu pão?

Aqui entendemos as palavras de Cristo ao judeus dizendo que eles liam as Escrituras, mas não queriam vir a Ele.
 

(2.) Parece que não olhamos para a designação de Deus, quando temos pensamentos baixos dos meios, ou seja quando os desprezamos, o que é em si outro erro.

O que é o rio Jordão, que devo me lavar nele? (disse o leproso Naamã)

O que é essa pregação que eu deveria assistir, onde eu não ouço nada, senão aquilo que eu sabia antes? (assim pensa o orgulhoso que despreza o sermão)

Que elementos miseráveis de água, pão, e vinho! Não são estes os raciocínios de uma alma que esquece quem os nomeia?

Se você se lembrasse de quem comanda, não questionaria o que é o comando. O que quer que seja barro, deixe Cristo usá-lo e ele abrirá os olhos, embora em si seja mais propenso prejudicá-los. Mas nas mãos de Cristo sempre curará, como foi o caso do cego que voltou a enxergar.

Se você estivesse de olho em Deus, silenciaria sua razão carnal com isso:

É Deus que me envia para tal dever; tudo o que Ele me diz, eu o farei, embora Ele me envie como Cristo a eles, para colocar vinho em potes cheios de água, como o milagre que Ele realizou em Caná da Galiléia.
 

(3) Quando uma alma deixa um dever, porque não tem nele o que esperava.

Oh, diz a alma, eu vejo que é vão seguir os meios (oração, etc.) como tenho feito; ainda assim Satanás me frustra, eu até desistirei. 
Você se lembra alma; é a designação de Deus?
Certamente, então você perseveraria em meio aos desânimos. Aquele que te ordena a orar sem cessar; aquele que te manda ouvir, te manda esperar nos postos da sabedoria. Por isso, Ele te ordena a dar graças em tudo, porque tudo há de cooperar para o teu bem.

Tu deverias raciocinar assim: Deus me colocou em serviço, e aqui vou ficar até que Ele me tire e me mande parar de orar.

 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/10/2022
Alterado em 08/11/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras