Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 8

 

'Toda a armadura de Deus'.

A armadura do cristão deve ser completa, e isso em um aspecto triplo.
Primeiro - Ele deve estar armado em cada parte da cabeça aos pés, alma e corpo; os poderes de um, e os sentidos do outro, nenhuma parte deixada nua.
Um dardo pode voar em um pequeno buraco, como aquele que trouxe uma mensagem de morte para Acabe pelas juntas de sua armadura, e Satanás é o arqueiro que pode atirar em um centavo.

Se todo o homem estiver armado, e apenas o olho ficar de fora, Satanás pode logo atirar suas bolas de fogo de luxúria naquela brecha, que deve colocar toda a casa em chamas.
Eva olhou apenas para a árvore, e um dardo venenoso a atingiu no coração. Se os olhos se fecharem e os ouvidos se abrirem para a comunicação corrupta, Satanás logo entrará neste buraco.

Se todos os sentidos exteriores de um homem estiverem protegidos, e o coração não guardado com toda a diligência, ele logo terá por si mesmo pensamentos que serão entregues nas mãos de Satanás.

Nossos inimigos estão em todos os lados, e assim deve estar nossa armadura, 'na
mão direita e na esquerda,' [II Co 6: 7]

O apóstolo chama o pecado de um inimigo que nos cerca. [Hb 12: 1]

Se houver qualquer parte da linha desprotegida, ou fracamente provida, aí Satanás cairá; como vemos o inimigo muitas vezes entrar na cidade de um lado, enquanto é espancado do outro, por falta de cuidado para manter todo o perímetro protegido.

Satanás divide suas tentações em vários esquadrões, um esquadrão que ele emprega para atacar aqui, outro para atacar lá.

 

Lemos sobre a maldade carnal e a maldade espiritual; enquanto tu repeles Satanás te tentando à maldade carnal, ele pode estar entrando em tua cidade pelo outro portão da maldade espiritual.

Talvez você tenha guardado tua integridade na parte prática de tua vida, mas que armadura tens para defender tua cabeça, teu julgamento nas coisas relativas à vida e comunhão espiritual com Deus?

Assim, vemos que necessidade temos de armadura universal, no que diz respeito a todas as partes, pois uma pequena negligência em estar vestido da armadura em todo o tempo, pode nos conduzir a uma frieza espiritual de tal ordem, que até mesmos viver como um crente passará a ser algo aborrecido para nós.
O cristão deve estar com a armadura completa, no que diz respeito às várias peças e armas, que compõem toda a armadura de Deus, porque na verdade, há uma concatenação de graças; elas ficam juntas como elos de uma corrente, pedras em um arco, membros do corpo. Negligencie um dever, e nenhum outro nos fará bem.

 

O apóstolo Pedro, em sua segunda epístola, cap. 1: 5-7, pressiona os cristãos a um esforço conjunto para aumentar todo o corpo de graças; na verdade, isso é saúde quando todo o corpo se desenvolve.

'Acrescente', disse ele, 'virtude à sua fé'. A fé é a graça que lidera o arquivo. Bem, tens fé, adicione virtude. A verdadeira fé é de uma natureza ativa e operante, sem boas obras está morta ou morrendo.

Assim, boas obras e as ações graciosas têm sua vida pela fé, e ainda assim são ajudas necessárias para preservar a vida de fé. Os elos que compõem a corrente da graça devem estar unidos e fechados mutuamente, porque a falta de um deles significará o rompimento da corrente; por conseguinte do vigor de nossa vida espiritual - por isso muita diligência, vigilância e oração constantes são exigidos do crente, para que possa permanecer inabalável na presença de Deus, vencendo todas as tentações e ataques do maligno.

Você é frutífero em boas obras, mas não está fora do tiro do diabo, a menos que acrescente à sua virtude, conhecimento. Esta é a vela sem a qual a fé não pode ver, para fazer sua obra.

Você está se humilhando por seu pecado?

Por falta de conhecimento no teor do evangelho, Satanás pode jogar com sua ignorância, e lhe persuadir de que não está humilhado o suficiente, quando Deus sabe que você está. A dúvida não pode coexistir com a fé, e sem fé é impossível agradar a Deus.

Você sempre saberá reconhecer se está na fé ou não, pela presença ou ausência da paz de Cristo no coração, porque esta paz e gozo espiritual é o juiz que indica que estamos vivendo a vida cristã do modo correto. Outro indicativo disso é o prazer que teremos nos deveres e meios espirituais (oração, meditação diária da Palavra, etc.), e na verdade já nem poderemos viver contentes sem isto.
 

Mas, nem apenas o conhecimento de Deus e da Palavra é suficiente, a menos que estejas armado com temperança (domínio próprio), que aqui, eu concebo, é aquela graça pela qual o cristão, como senhor de sua própria casa ordena seus afetos, como servos à razão e à fé, para que eles não se movam irregularmente, ou desordenadamente e se precipite em desejos, cuidados ou alegria nos confortos da criatura desta vida. Sem domínio próprio, Satanás será muito difícil para você.

Bem, você tem paciência?

- uma graça excelente, de fato, mas não é o suficiente. Você deve ser um homem piedoso, bem como paciente, portanto diz o apóstolo, 'acrescente piedade à paciência'.

Existe uma paciência ateísta, sem Deus, e existe uma paciência cristã piedosa, que é à qual Pedro se refere.

Agora, a piedade compreende toda a adoração a Deus, interna e externamente.

Se tu adoras a Deus, e devotamente, mas não pelas regras das Escrituras, tu és apenas um idólatra.

Se adoras de acordo com a regra, mas não em espírito e em verdade, então você é um hipócrita, portanto cai na boca do diabo.

Ou, se você der a Deus uma parte de sua adoração e negar outra, ainda assim Satanás obterá vantagem.

'Aquele que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até mesmo sua oração será abominação'. Pv  28:9

Tu deves adicionar à bondade fraternal, 'amor'; pelo qual você estará disposto a fazer o bem, até ao pior dos homens.

Quando eles te amaldiçoarem, você deve orar por eles.


 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/10/2022
Alterado em 16/11/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras