Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 9

 

Terceiro: A totalidade da armadura do santo pode ser levada, não apenas para todas as partes e peças do santo mobiliário, senão pela integridade e perfeição de cada peça.

Como o cristão deve se esforçar por cada graça (fé, virtude, conhecimento, paciência, domínio próprio, amor, etc.), ele deve perseguir o avanço e aumento de toda graça, até a própria perfeição.

Como ele deve adicionar a virtude à sua fé, então ele deve adicionar fé à fé - ele deve estar sempre completando sua graça da fé. É isso que é frequentemente pressionado sobre os crentes. 

"Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste". [Mt 5: 48]

'E purifique-se, como Deus é puro.'

Assim; 

"sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança".
"Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes". 
[Tg 1: 3 , 4]
 

Tu que fazes uma mudança difícil para carregar um pequeno peso com tua pouca paciência, afundaria em um maior, portanto é necessário que a paciência seja sempre aperfeiçoada, para que no final não encontremos um fardo muito pesado para nossos ombros fracos.

 

Veja alguns motivos, pelos quais o cristão deve estar completando sua graça.
Primeiro: Porque a graça está sujeita a decadências, portanto sempre precisa ser completada. É como em um exército, especialmente um que frequentemente se envolve em batalhas; seus braços estão danificados e quebrados, um homem tem seu capacete amassado, outro, sua espada quebrada, logo novos recrutas são sempre necessários.
Em uma tentação, o cristão tem seu capacete de esperança arrancado de sua cabeça, em outra sua paciência é difícil de conseguir.

O cristão precisa ter uma oficina de armeiro à mão para compensar sua perda, e isso rapidamente, pois Satanás é mais propenso a atacar, quando o cristão está menos preparado para receber a acusação.
'Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar você;' ele sabia que naquele tempo, eles estavam providos fracamente - (Cristo, seu capitão, agora ia ser tirado da cabeça de sua tropa; descontentes entre si, lutando por quem deveria ser o maior; e seus recrutas de graça mais fortes, que o Espírito estava para trazer, ainda não vieram).

Agora Satanás tem um plano para surpreendê-los; portanto Cristo, cuidadosamente para evitá-lo, promete enviar rapidamente o seu Espírito para seu suprimento.

"E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai,a qual, disse ele, de mim ouvistes".  [Atos 1: 4]

E, nesse ínterim os envia a Jerusalém, para ficarem como se estivessem em um corpo em suas súplicas conjuntas sob Sua guarda, enquanto elevassem suas orações em seu alívio; mostrando-nos na fraqueza de nossa graça o que fazer e aonde ir para obter suprimentos.
 

Segundo: Porque Satanás está completando sua habilidade e fúria. Não é à toa que ele é chamado de velha serpente - sutil por natureza, porém mais por experiência, colérico por natureza, a cada dia mais e mais enfurecido; como um touro, quanto mais tempo ele fica com a isca, mais fúria ele mostra - portanto, nós que devemos lutar com ele, agora que seu tempo é tão curto, precisamos vir bem equipados para o campo.
 

Terceiro. É o objetivo de todas as dispensações de Deus, aperfeiçoar seus santos em suas graças e seus confortos. Portanto, Ele poda e poda pelas aflições, mas para purificar, a fim de que deem mais frutos, isto é, mais fartos e mais bonitos.

Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. [Jo 15: 2]
A tribulação produz paciência, ;

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança"; [Rm. 5: 3]
É a designação de Deus para esse fim. Funciona, ou seja, aumenta nos santos. A paciência realmente enfurece os ímpios, mas subjuga os santos.

É seu projeto no Evangelho; ele prega para continuarem seus santos de 'fé em fé', "visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé". [Rm 1:17]
 

E, consequentemente, ele forneceu sua igreja com instrumentos, e aqueles com dons.

"com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo",  [Ef 4: 12]
Precisamos estar revestidos do próprio Jesus, e da força do Seu poder para resisitir pacientemente, e com paz em nossa coração, sobretudo nas horas difíceis das tribulações, das investidas de Satanás, e quando gravemente enfermos, senão do contrário, naufragaremos na fé.

Graças sejam dadas a Deus, por nos ter dado Jesus Cristo para estar em nós, e ao nosso redor para nos guiar, ajudar e salvar.

 

 

 

 

 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/10/2022
Alterado em 23/11/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras