Citações de William Gurnall 10
Alguns não trabalham para alcançar a graça perfeita, porque têm a presunção de que já são perfeitos, e com base nisso pensam em jogar fora a oração, a audição da Palavra e todas as outras ordenanças. Oh, que tolo orgulho domina os homens!
A maneira pela qual Deus cura esse frenesi de orgulho, temos visto nestes dias ser algo como a de Nabucodonosor: dar-lhe o coração de uma besta, quero dizer, por um tempo, para deixá-los cair em práticas bestiais, pelas quais ele mostra o quão longe eles estão daquela perfeição com que tanto sonharam em vão.
("Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder e sinais, prodígios da mentira",
"e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos".
"É por este motivo, pois que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira",
"a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça”. (II Ts 2: 9-12)
Veja que é apontada a causa de Deus lhes enviar a operação do erro: para provar seus corações que amam a mentira, não acolhendo a verdade divina; e também é apresentado o propósito de Deus com isto: para que sejam julgados por terem se deleitado com a injustiça.
Assim, Deus permite que nos últimos dias, os enganos satânicos se multipliquem, por estar sendo retirada gradativamente as restrições que eram realizadas pelo Espírito Santo ao avanço do mal. Já que a humanidade, ao se multiplicar escolhe mais e mais a iniquidade, então é deixada por Deus a si mesma, de modo a se comprovar que a inclinação do homem é continuamente má. Todavia, esta multiplicação da iniquidade, e o surgimento de maus governantes, permitidos por Deus tem em vista despertar do sono em que se encontrarem os verdeiros crentes em tais períodos de juízos divinos.)
3. Outros que têm a verdadeira graça e desejam o avanço dela, mas estão desanimados em seus esforços por mais, têm um senso muito profundo de sua penúria atual. Ofereça algum tipo de trabalho para obter mais poder sobre a corrupção do pecado, mais fé e amor a Deus, para que possa fazer a vontade de Deus com alegria e sofrê-la nas maiores aflições, pacientemente.
Você não vê um pequeno grão de semente de mostarda que se tornou uma árvore, e uma graça fraca em comparação a ela, por seu crescimento finalmente, apesar de sua pequenez no início?
Você ousa dizer que não tem graça alguma?
Se tu tens apenas alguma, embora o mínimo que alguma vez teve seu começo, ouso dizer-te, que ela fez mais por ti nisso do que deveria ao fazer aquilo em que agora está tão fraco, tão perfeita quanto a graça do santo que está agora no céu. Por isso, não prevalecem diante do Senhor os argumentos de que como crentes estamos cansados de esperar por Jesus e Ele não vem, como tinha prometido, e o mal parecer avançar e vencer em toda a Terra, pois há em Deus, na Sua graça, poder suficiente para nos renovar e dar descanso.
(1.) A graça fez mais, considerando isso como um ato de poder. Há um abismo maior entre nenhuma graça e graça, do que entre graça fraca e forte, entre um caos e nada, do que entre um caos e esta bela moldura de céu e terra.
(2.) Considere isso como um ato de graça. É maior misericórdia dar a primeira graça da conversão, do que coroá-la com glória. Deus poderia ter escolhido se Ele teria te dado graça ou não, mas tendo feito isso, tua relação com Ele, e sua aliança também, obriga-o a adicionar mais e mais, até que Ele tenha te equipado como noiva para Si na glória.
O poder de Deus está mais e mais se aperfeiçoando em nossa fraqueza, de modo que toda a glória seja dada a Jesus e à Sua obra em nosso favor.