Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 16


SEGUNDA PARTE. A certeza de resistir a todos os ardis do diabo se estivermos assim armados. Segue-se o segundo ramo do argumento do apóstolo, para excitá-los ainda mais vigorosamente para seus braços; e esse é da possibilidade, sim, da certeza de se levantar contra este inimigo sutil, se assim armado, 'Para que seja capaz de resistir às astutas ciladas do diabo.' De modo que isso dá ao argumento do apóstolo seu temperamento devido; porque ele não pretendia assustá-los e levá-los a
uma fuga covarde, ou ao desespero taciturno da vitória, quando lhes diz que seu inimigo é tão sutil e político, mas para excitá-los a uma resistência vigorosa, da esperança garantida de força para resistir na batalha, e vitoriosamente depois dela; os quais dois eu percebo que estão compreendidos nessa frase, se posicionando contra os ardis de Satanás.

Às vezes, ficar de pé implica uma postura de luta, verso 14; e às vezes uma postura conquistadora: 'Eu sei que meu Redentor vive e que estará no último dia sobre a terra', Jó 19:25. Aquela terra que foi o campo onde todas as batalhas sangrentas foram travadas entre ele e Satanás, nela ele estará, quando nenhum inimigo se atreverá a mostrar sua cabeça. Assim, tomando ambos, a observação é: Satanás nunca vencerá uma alma armada com a verdadeira graça.
Aquele que tem esta armadura de Deus o vencerá.

Olhe para a Palavra; você não deve encontrar um santo, que esteja na lista com ele, peneirado mais ou menos por este inimigo, mas finalmente encontramos todos saindo com uma vitória honrosa: como Davi, Jó, Pedro, Paulo, que foram os mais difíceis de todos os registrados; e para que alguns devem atribuir sua vitória à força de sua graça inerente acima de outros de seus irmãos mais fracos, você tem a glória de suas vitórias atribuídas a Deus, em quem os fracos são tão fortes quanto os mais fortes. Nós daremos uma dupla razão para esta verdade, por que o cristão que parece ser tão superado, ainda é tão invencível, II Cor. 12:9; Tiago 5:11.
Primeira razão: A maldição que recai sobre Satanás e sua causa. A maldição de Deus explode onde quer que venha. Os cananeus com as nações vizinhas eram pão para Israel, embora fossem pessoas famosas pela guerra; e por que? Elas eram nações amaldiçoadas. Os egípcios eram um povo político; vamos lidar com sabedoria, dizem eles; ainda sendo amaldiçoado de Deus, isso era como um espinho em seus corações e, por fim, foi sua ruína.
Sim, que os próprios israelitas, que carregam os emblema da aliança de Deus em sua carne, pelos seus pecados, uma vez que se tornaram o povo da maldição de Deus, e eles são pisoteados como terra sob os pés do assírio. Isso fez Balaque implorar muito por uma maldição sobre Israel.

Agora existe uma maldição irrevogável se apega a Satanás, a de Gênesis 3:14 , 15 , 'E o Senhor Deus disse à serpente: Porque tu fizeste isso, tu estás amaldiçoado,' etc., lugar esse, embora em parte significasse a serpente literal, mas principalmente o diabo e os ímpios - sua ninhada serpentina espiritual - como aparece pela inimizade pronunciada contra a semente da serpente e da mulher, Gênesis 3:15, 17, que claramente apresenta a contenda entre Cristo e sua semente, contra o diabo e a sua. Agora, há duas coisas nessa maldição que podem confortar os santos.
1. A maldição de Satanás prostrado sob seus pés:
Sobre o teu ventre tu irás; que não é mais do que o prometido em outro lugar, que Deus subjugará Satanás sob nossos pés. Agora, esta condição prostrada de Satanás assegura aos crentes que o diabo nunca deve levantar sua cabeça, isto é, sua política astuta, mais alto do que o calcanhar do santo.

Ele pode te deixar manco, mas não pode privar-te de tua vida; e este hematoma que ele te deu será recompensado com a quebra de sua própria cabeça, isto é, a ruína total dele e de sua causa.
2. Sua comida aqui é limitada e indicada. Satanás não vai devorar quem ele quiser. O pó é seu alimento; que parece restringir seu poder aos ímpios, que são da terra, mero pó; mas para aqueles que são de origem celestial, suas graças estão reservadas para o alimento de Cristo, Cant. 7:13, e suas almas certamente não são um bocado para o dente do diabo.
Segunda razão. A segunda razão é tirada da sabedoria de Deus, que ao se comprometer a ordenar o caminho do cristão para o céu, Salmos 37:24, especialmente neste negócio das tentações de Satanás. Descobrimos que Cristo não foi conduzido pelo espírito maligno ao deserto para ser tentado, mas pelo Espírito Santo, Mat. 4: 1. Satanás não tenta quando ele pretender, mas quando Deus quiser, e o mesmo Espírito Santo que guiou Cristo ao campo, o guiou com a vitória. E, portanto, o encontramos marchando no poder de seu Espírito para a Galileia, após ter repelido Satanás,, Lucas 4:14.
Quando Satanás tenta um santo, ele é apenas um mensageiro de Deus, II Cor. 12: 7. 'Foi-me dado um espinho na carne, o mensageiro de Satanás para me esbofetear.'

 

 

 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 27/10/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras