Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 17

Os fins propostos por Satanás.
Primeiro Particular. Satanás, com suas tentações, visa contaminar a consciência do cristão e desfigurar aquele belo rosto da imagem de santidade de Deus que está gravada no seio do cristão; o diabo é um espírito impuro, e os teria de modo que pudesse se gloriar em sua vergonha; mas Deus o engana, pois ele transforma ostentações de Satanás para pecar, para purificá-los do pecado; eles são o sabão preto com o qual Deus lava seus santos.
1. Deus usa as tentações de Satanás para um pecado, como prevenção contra outro; então o espinho na carne de Paulo para impedir seu orgulho. Deus envia Satanás para atacar Paulo naquele lado onde ele é forte, para que enquanto isso ele possa fortalecê-lo onde ele é fraco.

Ele permite ao diabo aborrecer o cristão com tentações de blasfêmia, ateísmo, e com isso, junto com os problemas de espírito que elas produzem, a alma é levada ao dever, é humilhada no sentido dessas horríveis aparições em sua imaginação, e protegido da abundância de formalidade e orgulho, que de outra forma Deus viu invadindo-o.

2. Deus expulsa o próprio pecado que Satanás tenta, mesmo por sua tentação. Pedro nunca teve tal conquista sobre sua autoconfiança, nunca um estabelecimento de sua fé como depois de sua queda de alma no salão do sumo sacerdote. Ele que estava tão bem persuadido de si mesmo antes, a ponto de dizer: 'Embora todos se escandalizassem com Cristo, ele não o faria' quão modesto e humilde ele se tornou em poucos dias, quando não ousou dizer que amava a Cristo mais do que seus irmãos, aos quais antes ele preferia a si mesmo! João 21:15. Que confessor destemido de Cristo e seu evangelho ele prova diante de conselhos e governantes, que mesmo agora foram destruídos por uma donzela tola, e tudo isso produto da tentação de Satanás santificada para ele!

 

3. Deus usa essas tentações para o avanço de toda a obra da graça no coração. Um ponto de sujeira ocasiona que a vestimenta inteira sejalavada. Davi vencendo um pecado, renova seu arrependimento por todos, Salmo 51.


Segundo Particular: Satanás, ao tentar um santo, tem um desígnio malicioso contra os outros, seja por encorajar então a pecar pelo exemplo de tal pessoa, ou desencorajá-los em seu caminho santo pelo escândalo que ele tem dado; mas Deus aqui o engana.
1. Ao fazer o aborto espontâneo de tal pessoa, uma advertência oportuna para os outros olharem para a sua posição. Vês um manso Moisés provocado à ira; que vigilância e proteção tens que manter sobre teu coração indisciplinado! Embora altos ventos prejudiquem ao soprar aqui uma telha solta, e ali uma torre, que estava caindo antes, mas o bem comum supera o dano privado de alguns poucos, sendo estes uma vassoura nas mãos de Deus para varrer e limpar o ar. Portanto, embora alguns que são ímpios sejam, pelo justo julgamento de Deus, endurecidos em mais abominações pelas quedas dos santos, mas o bem que as almas sinceras recebem por terem sua formalidade e a segurança em um grau adicional expurgado, compensa abundantemente os outros, que são enviados um pouco mais rápido, para onde eles estavam indo antes.
2. Deus faz das quedas de seus santos um argumento para o conforto das consciências angustiadas. Isso foi e é como uma pena - quando a passagem parece tão interrompida que nenhum conforto pode ser obtido de outra forma - para perder
um pouco de esperança na alma, para guardar a criatura viva de cair em desespero total. Alguns foram revividos com isso, quando ao lado do inferno em seus próprios medos. O pecado de Davi foi grande, mas ele encontrou misericórdia. Pedro caiu terrivelmente, mas está agora no Paraíso. Por que estás sentada aqui, ó minha alma, sob as escotilhas do desespero? Levante-se e invoque o seu Deus por misericórdia, que perdoou o mesmo a outros.
3. Deus tem o desígnio de permitir que Satanás trate alguns de seus santos pela tentação, para treiná-los em uma boa forma para socorrer seus irmãos na mesma condição. Ele os manda aqui para a escola - onde eles estão sob o chicote de Satanás - para que sua mão cruel sobre eles os faça estudar a Palavra e seus próprios corações, porque eles obtêm experiência das políticas de Satanás até que, finalmente, eles se tornam mestres nesta arte de confortar almas tentadas.

 

 

 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 27/10/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras