Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 18

 

Terceiro Particular. Satanás, ao tentar o santo a pecar, trabalha para criar uma brecha entre Deus e a alma. Ele odeia ambos e, portanto, trabalha para dividir esses queridos amigos.

Se eu puder, ele pensa, levar tal pessoa a pecar, Deus irá ficar zangado e, quando zangado, ele açoitará seu filho com força; isso vai ser algum esporte; e quando Deus está corrigindo o santo, ele estará questionando o amor de Deus por ele, e será lento em seu amor a Deus. Então, embora eu não deva mantê-lo finalmente afastado do céu, mas terá pouca alegria no caminho para lá. Neste caso, Deus e a alma serão como marido e mulher que se separaram, e nenhum dos dois se olha com benevolência.

Agora veja como Deus engana Satanás em ambos.
1. Deus usa as tentações de seus santos, como seu método pelo qual ele avança as comunicações de seu amor para eles. O diabo pensou que havia alcançado o objetivo quando fez Adão comer o fruto proibido; ele pensou agora que tinha o homem na mesma situação que ele mesmo, como é improvável que ele jamais veja a face de Deus, como aqueles espíritos apóstatas. Mas, infelizmente! Isto foi criado por Deus para inaugurar aquela grande trama do evangelho de salvar o homem por Cristo, que (assim que este prólogo da queda do homem está feito) é trazido ao palco naquela grande promessa do evangelho feita para Adão, e, por ordem de Deus, assume a responsabilidade de resgatar o homem perdido das garras de Satanás, e reintegrando-o em sua glória primitiva, com um acesso mais do que nunca que o homem teve no início, de modo que o mais mesquinho lírio no campo de Cristo excede Adão em toda a sua realeza nativa.

E, tendo Deus encerrado toda a humanidade no pecado original de Adão, Ele poderia continuar sendo justo e justificador de todo aquele que está sendo encerrado em Jesus pela fé, pois trocou o primeiro Adão, pelo último, que é Cristo. E assim pode salvar a quem quiser, independentemente do estado de perfeição em que o salvo se encontre, pois salva somente por graça e mediante a fé.

Quando Davi foi levado à tentação primeiro, ele deve estar vestido com pano de saco e luto, e então Deus o tira e veste as vestes de alegria e louvor, I Crôn. 21:10, 15.
Jó, embora expressasse tanta coragem e paciência, ainda assim, denunciando algumas fraquezas depois de ser fisgado por tantos cães, homens e demônios, ele deve clamar eu pequei, e abominar-se no pó e nas cinzas, antes que Deus o tome em seus braços, Jó 42: 6. E da mesma forma Deus faz com todos os seus filhos.


2. O objetivo de Satanás é enfraquecer a fé do santo em Deus e esfriar seu amor a Deus, mas ele é enganado em ambos.
(1.) Deus transforma suas tentações, sim, suas quedas para o estabelecimento de sua fé, que, como a árvore, fica mais forte por seu abalo. Na verdade, a falsa fé, uma vez frustrada, raramente reaparece; mas a verdadeira fé sobe e luta com mais bravura, como vemos em Pedro e outros exemplos das Escrituras. Tentação de fé, é como fogo para ouro, I Ped. 1: 7. O fogo não apenas descobre o que é ouro verdadeiro, mas torna o ouro verdadeiro mais puro; isto sai, pode ser, menos em volume e peso, porque separado da escória que o envolvia, mas mais em valor.

A Fé diante da tentação tem muito material heterogêneo que se apega a ela e atrapalha a fé; mas quando vem a tentação estes são descobertos. Agora o cristão sente agitação e a corrupção, que antes estava morta; agora vem uma nuvem entre a alma e a doce face de Deus - o sentido do último, e o pouco sentido do outro que sustentou sua fé antes - mas essas bexigas sendo picadas, ele agora vem para aprender o verdadeiro golpe nesta arte celestial de nadar na promessa, não tendo nada mais para sustentá-lo a não ser isso. E um pouco disso carrega mais da preciosa natureza da fé nele, do que em todos os outros; sim, é, como o punhado de homens de Gideão, mais forte quando todos aqueles acessórios para a fé são mandados embora, do que quando eles estavam presentes. E aqui está tudo o que o
diabo consegue; ao invés de destruir a fé que almeja, ele é a ocasião para refiná-la e, assim, aumentar sua força.


 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 27/10/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras