Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de William Gurnall 21

Caráter dos Assaltantes ou Inimigos com quem o cristão deve lutar: 'Não contra carne e sangue, mas contra principados, contra potestades, contra os governantes das trevas deste mundo, contra a maldade espiritual nos lugares altos,' Ef. 6:12.
Os agressores que aparecem em armas contra o cristão, ou os inimigos com quem ele deve lutar, são descritos, primeiro, negativamente, 'não contra carne e sangue', ou melhor, comparativamente, não principalmente contra carne e sangue. Em segundo lugar, positivamente, 'mas contra principados e potestades', etc.
Primeira divisão. Os assaltantes descritos negativamente. 'Não contra carne e sangue.' Não devemos tomar a parte negativa da descrição como uma negação pura, como se não tivéssemos conflito com a carne e sangue, mas total e exclusivamente para se engajar contra Satanás; mas a título de comparação, não apenas com a carne e sangue e, em certo sentido, não principalmente. É comum nas Escrituras tal tipo de frase: Não chame seus amigos para jantar, mas os pobres, Lucas 14:12; isto é, não só aqueles, de modo a negligenciar os pobres.

Agora, o que se entende aqui por carne e sangue?

Há uma dupla interpretação das palavras. 
Primeiro. Por carne e sangue pode ser entendido nossas próprias corrupções; aquele pecado que está em nossa natureza corrupta, então frequentemente chamado de carne nas Escrituras - 'a carne lutaa contra o Espírito'; e às vezes carne e sangue, 'Carne e o sangue não te revelaram isso'; Mat. 16:17, isto é, esta confissão que fizeste vem do alto; tua carne corrupta nunca poderia ter descoberto esta verdade sobrenatural, tua vontade pecaminosa nunca poderia tê-la abraçado. 'Carne e sangue não podem herdar o reino de Deus', I Cor. 15:50; isto é, carne mortal pecaminosa; como é exposto nas palavras a seguir. Não consultei carne e sangue, Gal. 1: 16; isto é, razão carnal.

Agora este inimigo pode ser  chamado de carne, primeiro: em parte por sua derivação e em segundo lugar: em parte devido ao seu funcionamento.

Primeiro. Em parte por sua derivação, porque é derivado e propagado para nós por geração natural. Assim a Adão é dito que geraria um filho à sua própria semelhança,
pecador como ele era, bem como mortal e miserável; sim, o santo mais sagrado na terra tendo carne nele, deriva esta natureza corrupta e pecaminosa para seu filho, como o judeu circuncidado gerou uma criança incircuncisa; e o trigo purificado e ventilado, sendo semeado, cresce com uma casca. 'Aquilo que é nascido da carne é carne,' João 3: 6.
Segundo. É chamado de carne, em parte devido às operações desta natureza corrupta, que são naturais e carnais. Os raciocínios da mente corrupta são carnais; portanto, é chamada de mente carnal, realmente incapaz de coisas de Deus, que ele nem faz nem pode perceber.

O cristão não luta com suas corrupções nuas, mas com Satanás nelas. Se não houvesse demônio, ainda assim teríamos nossas mãos ocupadas, em resistir às corrupções de nossos próprios corações; mas o acesso desse inimigo torna a batalha mais terrível.

Apegue-se, portanto, ao seu Deus para obter força; pegue-o contigo, e então, embora um verme, tu serás capaz de lidar com esta serpente.


 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 27/10/2022
Alterado em 28/10/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras