Citações de Thomas Hooker
Parte 1
Impedimentos das Almas de Virem a Cristo
Observe: Por quem Cristo veio ao mundo, e por quem Ele morreu quando veio?
Foi para os justos?
Eles não precisavam dEle; era para o pobre pecador que se julga, se condena, e descobre que não pode salvar a si mesmo.
“Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”.
“Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”. [Mt 5: 31-32]
Paulo diz, em 1 Tm 1: 15;
“... que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.
E o profeta Zacarias, 13: 1;
“Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza”.
Há uma fonte aberta para remover o pecado e a impureza, isto é, para todos os tipos de pecados e todos os tipos de pecadores; sejam suas iniquidades cada vez maiores e vis, uma fonte aberta para eles..., venha quem quiser.
Nunca houve ninguém salvo, que não fosse primeiro um rebelde; nem qualquer que fosse recebido com misericórdia, que não se opôs primeiro às misericórdias de Deus e à sua graça em Cristo.
As serpentes ardentes picaram as pessoas no deserto; primeiro foram picadas, e então sendo picadas, havia uma serpente de bronze para curá-las, mas;
2. Observe a loucura desta súplica: qual Escritura já disse, que a grandeza do pecado do homem poderia impedir a grandeza da misericórdia de Deus?
- nenhuma Escritura diz isso. Vemos que Davi ora ao contrário.
“Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, que é grande”.
“Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito”. [Sl 25: 11, 16]
Tem misericórdia de mim, Senhor, e perdoa meus pecados, pois eles são grandes.
Não, o próprio Deus faz bem o contrário;
“...mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas iniquidades”.
“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”. [Is 43: 24-25]
Você me serviu com seus pecados e me fatigou com suas iniquidades; no entanto, Eu sou o que apago as tuas transgressões por amor do meu nome.
Quando os judeus cansaram a Deus com suas maneiras distorcidas, e O oprimiram com seus atos pecaminosos, então o Senhor, por amor do Seu próprio nome, nem mesmo se lembraria de suas iniquidades, contra eles.
“Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões”. [Sl 103: 12]
3. Ainda, observe que os pecados, embora sejam sempre tão hediondos de si mesmos, mas se a alma pode vê-los e o coração estar sobrecarregado com eles, então estão longe de impedir a obra da fé e torná-la incapaz de misericórdia, que antes lhe habilitam a ir a Cristo.
A verdade é (peço que você observe), não é propriamente nossa indignidade, mas nosso orgulho e arrogância que nos impedem de vir a Cristo, pois teríamos algo de nós mesmos, e não tudo dEle.
Mas, eu digo à alma angustiada que vê a vileza de seus pecados; suponha que seus pecados fossem menores - mesmo assim, com base em tal suposição, você não iria a Cristo, como se estivesse persuadido da franqueza de sua graça.
Em vez disso, porque seus pecados não são muitos, sob o conceito de que você tem algum valor em si mesmo, que traria algo a Cristo, e não receberia tudo dEle - então você recua.
Não é claro, então, que é seu orgulho e presunção que o atrapalham?
Você acha, que primeiro deve ter muita graça e santidade, e que Cristo não deve justificar o ímpio, senão apenas o homem piedoso, mas eu digo a você que em tais termos, Ele nunca irá justificar você, nem qualquer homem enquanto o mundo existir.
Mas, a alma responde novamente:
Meus pecados são piores do que isso, não só porque são muitos, mas por causa da misericórdia e da salvação que eu rejeitei, e isso tem sido oferecido a mim dia a dia.
Mas, eu respondo:
Isso não pode impedir você, desde que possa ver esses seus males, pois então, embora tenha rejeitado a bondade do Senhor, Ele não irá rejeitá-lo, se você vier e buscá-Lo fervorosamente, novamente e novamente.
“Por causa da indignidade da sua cobiça eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha”.
"Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dele choram". [Is 57: 17,18]
Fiquei irado (diz Deus) e bati nele; Eu me escondi, e ele foi obstinado no caminho de seu próprio coração.
Se isso pudesse atrapalhar Judá, ele nunca teria recebido misericórdia, mas o texto diz:
“... Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o Senhor”. [Jr 3: 1]
Eu vi seus caminhos e vou curá-lo.
Então, não é tarde demais, se um homem tem apenas um coração para voltar. Não há limitação das riquezas da graça gratuita de Deus, exceto o pecado contra o Espírito Santo, portanto Cristo diz;
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. [Ap 3: 20]
Embora Ele clame até ficar rouco, e fique de pé até que esteja cansado, ainda assim Ele não se retira.
Se algum desgraçado adúltero ou enganador abrir a boca, o Senhor entrará e lhe trará uma reserva de conforto e jantará com ele.
Mas, alguém objetará. “Oh, tudo isso é verdade (diz a pobre alma), se eu tivesse apenas um coração para lamentar minha baixeza. Eu vejo meus pecados, mas esta é minha miséria. Eu não me sinto sobrecarregado por eles - eu tenho um coração que não pode se quebrantar e chorar por desonrar a Deus, e ofendê-Lo de tantas maneiras.”
Eu respondo:
Isso também não impede, desde que seu coração esteja cansado de si mesmo, porque não pode se cansar do pecado.
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”. [Mq 7: 18]
O Senhor mostra misericórdia, porque Ele vai mostrar misericórdia; não é porque você pode agradá-Lo, mas porque a misericórdia lhe agrada.
Quando o Senhor mostrou misericórdia a Paulo?
Eu digo; mesmo quando Paulo expressou a maior malícia contra Ele.
“... Saulo, Saulo, por que me persegues”? [At 9: 4]
Paulo persegue Cristo, mas Cristo se compadece dele e lhe mostra misericórdia.
E assim, o carcereiro ranzinza, quando era o mais oposto aos meios da graça, o Senhor mesmo mostrou a maior compaixão por ele.
Aquele que antes resistia aos meios da graça, agora foi levado para casa, pelos mesmos meios a que resistiu.