Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Outra Objeção feita por alguns para não virem a Cristo: 
“Mas ai de mim, diz a pobre alma; apesar de tudo o que você disse sobre a graça abundante de Jesus, há uma profundidade de baixeza que repousa sobre mim, e todos os meios da graça não podem fazer melhor por mim.

Ora, mesmo que Paulo e o carcereiro fossem ruins o suficiente, e tão ruins como você diz, ainda assim eles foram melhorados pelos meios da graça”.
“Mas esta é minha condição desesperadora, de que os meios da graça não prevaleçam comigo. Oh, existe um coração no inferno como o meu? 
Pois quão ruim deve ser, quando todos os meios do mundo não podem fazer mais o bem! 
E agora, acho que sinto meu coração mais duro e mais inexorável sob todas as ordenanças de Deus, do que quando acreditei no princípio. Minha condição é, portanto, certamente sem esperança, visto que os meios que deveriam me amolecer, apenas me endurecem e me fazem pior. ”


Resposta: Este é o último apelo pelo qual o diabo reprime e possui o coração de um pobre pecador desanimado, mas deixe-me responder e dizer; isso também não prevalece, pois aqui, pelo menos você pode ter esperança de misericórdia! 
 

E aqui, observe três coisas como resposta, e saiba que;
1. A palavra e meios de graça trabalham o bem, se eles o tornam mais sensível em sua dureza e frieza. 
Embora, talvez eles não funcionem tão bem, e da maneira que você deseja, no entanto fazem você ver sua baixeza, sua dureza de coração e embotamento de espírito em relação ao corpo de morte que paira sobre você; então eles e a palavra funcionam da melhor maneira, porque é à maneira de Deus, mesmo que não seja à sua. 
Esse remédio funciona muito bem, deixa uma parte permanecer doente antes de funcionar; assim é com a Palavra. Antes, você tinha um coração orgulhoso, portanto se elevava em suas próprias habilidades e confiava em sua própria força, e ainda; você pensou que seu cuidado e o aprimoramento dos meios fariam maravilhas.
Mas, agora a Palavra funciona docemente, quando faz você compreender que uma alma ferida é o dom de Deus, não o homem, nem os meios do homem funcionam, quando faz com que você olhe para Deus por causa disso, O preze quando você O tem, e espera em Deus com suas orações diárias para continuar assim. 

 

Sentir a morte será vida; e sentir dureza é suavidade. Lembre-se apenas desta advertência, a menos que haja alguma luxúria ou enfermidade que seu coração anseie (pois então, a Palavra irá endurecê-lo, porque você endurece a si mesmo), eu digo, você está no bom caminho.
 

2. Observe, eu imploro; você é a causa pela qual seu coração não se abranda e a Palavra não atua em sua alma. 
A enfermidade de seu próprio coração impede a operação da Palavra, a dispensação da Providência de Deus, e o teor da aliança da graça. 
Você pensa em limitar o santo de Israel, mas não pode, porque  Sua aliança é uma aliança de graça, e o Senhor, que é livre, não ficará curvado sobre o Seu arco, nem lhe dará graça quando você desejar, pois não nos cabe saber os tempos e as estações. 
E, se o Senhor não lhe der graça neste ano, nem no próximo, nem em toda a sua vida? 
Se no último minuto você cair no favor dEle, é mais do que Ele deve a você, portanto ouça hoje, aguarde o amanhã, e continue fazendo isso, porque você não sabe quando Deus abençoará suas próprias ordenanças. 
Não reclame de atrasos, mas espere - porque Deus esperou muito tempo por você, portanto se Ele o faz esperar pela paz de consciência e certeza do seu amor, Ele lida com você, mas de forma justa, como será melhor para você.

Deus dá, quando, e como deseja, portanto espere por isso.
 

3. Saiba e considere que você descansou em seus próprios deveres e esforços, portanto não vai a Deus, que abençoa tanto os meios, como todos os seus esforços desta forma. 
A culpa é sua (eu digo); é sua, porque você descansa em suas próprias performances e no poder dos meios em que você confia, mas não vai a Deus, que teria feito mais do que tudo o que eles podem fazer. 
Se um homem dependesse do poder e misericórdia de Deus em suas ordenanças, sempre encontraria algum auxílio proporcional, tendo sucesso ou não - às vezes Deus dá, às vezes retarda o dar, mas o amor de Deus é tão constante quando Ele não dá, como quando Ele dá.
Assim, trabalhe para abandonar toda confiança carnal nos deveres sagrados. Não descanse em suas próprias atuações, mas olhe além de todos os deveres para Deus, em Cristo, e deseje que Ele lhe dê o sucesso acima deles.

Observe como sua alma se comporta após o cumprimento de um dever; totalmente quieta e calma, embora viva em um curso diário e prática de pecado - de modo que ela ora e mente, jejua e trapaceia, e ainda assim, faz todo serviço que julga estar fazendo para Deus. 
 

Digo-lhe, é um argumento indubitável que a alma colocou uma confiança carnal em suas próprias atuações, e nunca alcançou o Senhor Jesus Cristo no dever. 
Para aquele que busca um Salvador em seus deveres, e não descansa em suas realizações, esse homem traz um Salvador, um Cristo em sua alma.
E, observe o que se segue: 
Cristo traz a virtude perdoadora e purgativa com Ele, e dá a este homem mais poder contra as corrupções e mais cuidado com sua própria alma, do que jamais teve antes; de modo que a alma começa a brigar consigo mesma, deita-se com vergonha e diz: 
O que pensarei da minha oração e audição da Palavra?
Onde está a virtude e o poder disso? 
Cristo alguma vez ouviu minhas orações, ou entrou em minha alma por meio de suas ordenanças? 
Onde está a virtude purificadora então, para me livrar de meus pecados? 
Onde está a virtude purificadora para me limpar de minhas corrupções? 

 

Esta é a base de um coração misericordioso; não depositar confiança nos santos deveres, mas apenas no Senhor Jesus Cristo.   

Não se contentem com isso, mas vejam a necessidade de um Salvador, porque suas mentes estão iluminadas e sua razão é persuadida por isso, entretanto quando vocês colocam uma espécie de confiança no dever cumprido e serviço executado, e assim pensam trazer Cristo à sua disposição - e, enquanto isso vocês fazem o que quiserem. 
Esta é uma astúcia maravilhosa de Satanás. Nisto, eu digo, que um homem pode ver a necessidade de um Salvador, mas não acalma sua alma, porque você sabe que deve ser assim e descobre por experiência, que não pode evitar a si mesmo - a culpa do pecado ainda se apega a você, portanto um Salvador deve ajudá-lo agora. 
Eu digo; não se contente com a mera noção disso dizendo:

- eu vejo que deveria e deve ser assim, em se contentar na execução de serviços, e pensar em trazer um Salvador à sua disposição, para fazer o que quiser por sua alma.           
Este é um desprezo que Satanás atribuiu à sua alma. 

Thomas Hooker
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/12/2022
Alterado em 19/12/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras