Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Citações de Thomas Hooker - Parte 3

 

Muitos pensam ter autoridade soberana sobre Cristo, quando cumprem seus deveres para que o homem não faça uso dos meios para ser conduzido a Cristo, mas assumir seus deveres de ser comandante de Cristo, a fim de que possa dispor de Cristo por sua própria vontade - para que faça de Cristo um cúmplice de sua própria maldade, e não um subjugador de suas corrupções. 
Este é um engano maravilhoso, quando os homens descansam em suas próprias habilidades, e assim abusam de Cristo; isso aparecerá nos seguintes detalhes:
Primeiro. Observe como está seu coração no cumprimento do dever: sua oração, audição da Palavra e prestação de serviços o tornam ousado e insensato, para se intrometer em corrupções?
Então, é certo que você coloca confiança carnal em suas próprias atuações como, por exemplo,  se um professante disser: e se eu pecar de vez em quando? 
E se eu roubar de vez em quando, e usar pesos e medidas falsas? 
Vou orar muito mais e jejuar com muito mais frequência.

Minha consciência não ficará satisfeita?

Ela deve ser satisfeita; eu darei ordem, pagarei fiança pelo meu pecado e orarei contra isso.
Agora, eu imploro que você observe; esta oração e cumprimento de deveres é meramente ordenar a um Salvador, que permita o pecado, para que você possa cometê-lo livremente, como se dissesse; eu tenho autoridade sobre meu Salvador, Ele perdoará meu pecado e me permitirá cometer o pecado.    
Ó desgraçada vilania que está no coração deste homem!

Terrível é o seu patrimônio, quem quer que você seja, que faz do seu desempenho um cúmplice de suas enfermidades, para que cumpra seus deveres; não para transmitir Cristo para que o ajude a prevenir o pecado, mas apenas para que Ele remova o veneno e a indignação, para que você possa cometer maldade sem receio, ou distração adicional.

Muitos homens fazem de seus serviços, seus salvadores, pois os torna o fundamento para sustentar sua consciência. A base disso é esta: talvez ele descubra e sinta por experiência lamentável quais são os frutos do pecado; ele vê o veneno de suas corrupções e os efeitos lamentáveis de todas as suas práticas pecaminosas. 
 

Antes, ele pensava que era uma coisa boa xingar, mentir, beber e seguir pessoas mesquinhas, mas agora são cascalho para seu coração e fel para sua alma. 
Sua consciência voa em seu rosto, e ele está pronto para afundar no inferno, sob o peso de sua vida desordenada. A consciência diz: 
"estes são os seus pecados, e estes serão a sua condenação: eles têm sido o seu deleite, mas irão provar ser a sua vergonha e confusão no final; e em breve você encontrará seus praticantes indo para o inferno, portanto faça as malas e vá embora.”
Agora, em tal caso, este homem não tem outra cura para sua consciência, senão esta: ele implora que ela silencie. Ele confessa que viveu em cursos vis, e sua condição é muito miserável, mas agora ele vai reformar tudo. 
Ele havia negligenciado a oração anteriormente, mas agora orará. Ele odiou os servos de Deus, mas agora os amará. Seus caminhos têm sido extremamente maus, mas agora ele os reformará e mudará para uma nova página - isso, ele diz e pensa que servirá ao seu caso. 
E assim, muitas pobres almas usam os meios como mediadores, por isso carecem de Cristo. Mas, um coração misericordioso, não apenas ora, ouve, recebe e usa todos os meios possíveis para obter a Cristo, mas fica inquieto e insatisfeito até que desfrute e possua Cristo nos meios. 
Ele não descansa no mero cumprimento de qualquer dever, mas não pensa nem entra nas virtudes de Cristo, em qualquer um de seus esforços.

 

Vou expressar este particular mais completamente desta maneira; diga a um rico avarento, que está doente de alguma doença, que somente tal médico pode curá-lo, mas o médico permanece em pé de igualdade, e não virá sem grandes despesas. 
'Despesa', diz o avarento, 'eu não me apoio nisso; tenho dinheiro suficiente comigo para buscar o médico aqui".

Esse homem, agora deposita toda a sua confiança em seu dinheiro - da mesma forma, quando a alma vê que a culpa do pecado não foi removida, que sua consciência ainda está rosnando, e a lei a condena.

Cristo é o único Salvador,  e só Ele pode satisfazer e curar tudo. 
Mas agora; como Cristo será obtido?
Ora, sua oração, jejum e apresentações podem comandar tudo - isso é pelo poder e mérito do trabalho realizado. 
Esta é a voz de um fariseu e a linguagem adequada de um escriba; mas que promessa existe para isso? 
Dentro da Bíblia, não há nenhuma, mas assim os tolos descansam em suas próprias atuações e ficam aquém de Cristo e da salvação.

 

Objeção: Mas, diz um pobre pecador; eu ficaria feliz em negar meu ego. Vejo muito bem agora, que descansei e descanso nos deveres cumpridos, mas não posso negar a mim mesmo como faria.
Eu respondo: 

É sutileza de Satanás nos levar a confiar em nós mesmos, esforçando-se assim, para nos induzir a confiar em nós mesmos para nos autonegarmos, pois ele deseja que o façamos por nossa própria força; e nos convence de que podemos, mas esta é uma profundidade maravilhosa dele, em que mostra malícia e astúcia no superlativo. 
Pois aqui, ele nos faz acreditar (e por ignorância, estamos convencidos de que ele nos quer), que temos o cajado em nossas próprias mãos, ou seja, o poder de sair de nossa condição miserável por nós mesmos; de renunciar ao nosso ego carnal, para ir a Cristo por nós mesmos. 
É assim? Ah não! É um trabalho sobrenatural que se exige para estarmos completamente fora de nós mesmos, renunciando a tudo o que somos e temos, e até à nossa própria vida. 

A mesma mão que nos converteu deve nos levar a ir a Cristo, e segui-Lo - essa mão é a abnegação.
 

Abnegação é quando a alma sabe que não tem nada e, é tão dominada pela poderosa mão de Deus e pela obra de seu Espírito, que nem mesmo espera qualquer poder ou habilidade de si mesma, nem da criatura na prática de qualquer bem. 
Ela sabe que está morta, e não pode evitar; muito menos a criatura pode fazer algum bem, portanto ele olha para o céu e busca toda a suficiência somente de Deus. 

Para observar, enquanto penso que tenho a capacidade de sair de mim mesmo; não digo então: tenho um princípio dentro de mim para negar a mim mesmo? 
Mas, não é assim; é totalmente o contrário.
Negar-se é saber, que não tem poder em si mesmo para cumprir qualquer dever espiritual, portanto devemos olhar apenas para a voz que nos chama; a voz de Cristo, e saber que Aquele que nos chama dos caminhos das trevas e de nós mesmos deve e nos fará sair livres; logo, espere apenas o poder de Cristo para tirá-lo de si mesmo e torná-lo um crente, pois a mesma mão deve fazer as duas coisas, ou nunca o fará.
Eu não gostaria que uma pobre criatura pensasse assim consigo mesma: 
“Se essas ordenanças não me fizerem bem, nem trabalharem em meu coração, eu nunca terei conforto”.

 

Mas, fale assim com Deus, e diga: 
“Na verdade, Senhor, não espero poder de mim mesmo, nem dos meios, mas minha resolução é olhar para cima, para Aquele que ainda escondeu Seu rosto de seu pobre servo.

Não vou olhar para baixo, como aqui dentro de mim, por qualquer poder; não Senhor, mas para o mais alto em poder e dons. Nem vou olhar para o ministro, ou para os meios, mas vou esperar em Ti, ó Senhor, e olhar para cima, para o Seu poder, para trabalhar por Seus próprios meios. ” 
Lembre-se do que diz o profeta Isaías.
Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus”. [Is 50: 10]

Então, quando todas as outras coisas no mundo falharem, deixe a alma olhar para o Senhor e se afastar de si mesma,  pois então, é o momento mais adequado de todos para se encontrar com Deus. 
Gostaria que um cristão escolhesse este tempo, acima de todos os tempos; o mais adequado para encontrar seu Salvador e desapontar Satanás, porque  como eu disse, é o último refúgio que o diabo tem; e se ele perder isso, sua força irá embora para sempre - caso contrário, o pecador, em parte vendo a beleza da graça, e em parte vendo a baixeza de seu próprio coração, não ousará vir a Cristo.

Thomas Hooker
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/12/2022
Alterado em 11/09/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras