Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Citações de Thomas Hooker - Parte 4

 

Outro impedimento para vir a Cristo é a falta de bom senso e sentimento, como um cristão deve ter e não encontra. 
A alma angustiada diz:

“Ai! Nunca soube o que era ter a certeza do amor de Deus; nunca recebi nenhuma evidência do favor de Deus; posso então, pensar que tenho fé? 
Aqueles que creem têm seus corações cheios de alegria indescritível e gloriosa; a palavra diz isso, mas eu sou um estranho para esta alegria; como então posso pensar que tenho alguma obra de fé sendo operada em mim? ”
Eu respondo:
Isso não significa que você não tem fé, ou que não pode vir a Deus, em Cristo, crendo. Lembre-se apenas destes detalhes:
Primeiro; você não deve pensar em ter essa alegria e refrigério antes de se cumprir a promessa. Você deve procurá-la, quando tiver mastigado e se alimentado com ela. 
Ou, você gostaria que o Senhor lhe desse todo o acordo de uma vez, antes que o casamento seja fechado? 
Essa alegria é um fruto que procede da fé, depois de muita luta; atualmente não flui da fé – não é assim que um cristão começa a crer, mas depois de um tempo, e então o coração fica alegre, porém nunca se enche de alegria antes de crer. 
Depois, e quando um homem tiver o doce orvalho das promessas caindo sobre ele, apenas muitos dias depois, deixe-o buscar essa alegria.

 

Em segundo lugar, saiba que essa alegria e esse sentimento podem existir ausentes da fé, pois um homem pode ter boa fé, mas carecer do sabor e doçura que tanto deseja. 
Pode faltar a alguém o que deseja e, ainda assim, também não ter vida nem calor. Uma árvore pode necessitar de folhas e frutos, no entanto, não de ter seiva nem umidade. 
Assim, a fé de um homem pode ser muito forte, quando seu sentimento não é nada. 
Davi foi justificado e santificado, mas carecia dessa alegria.

Jó confiou em Deus, quando tinha poucos sentimentos, como quando ele diz: 
Eis que me matará, já não tenho esperança; contudo, defenderei o meu procedimento”.   [Jó 13: 15] 
Portanto, não construa seu conforto sobre os sentidos e os sentimentos, que são construir sobre a areia, mas vá para a promessa, como para a Rocha.

 

Pergunta: Mas de onde vem esse desejo por Cristo?
Eu respondo: não há mais do que duas afeições na alma pelo bem, (Deus infinitamente sábio tendo assim enquadrado) - e estas duas são esperança e desejo. 
O entendimento diz que tal coisa é lucrativa e confortável, se eu a tivesse; então a esperança é enviada para esperar por essa bondade. E se não vier, o desejo é enviado para encontrar essa bondade. 
A esperança permanece e espera por ela, mas o desejo vagueia de cima a baixo, buscando e indagando pelo Senhor Jesus, e vai de costa a costa, de leste a oeste; 
“Oh, se eu pudesse, se eu pudesse; e quando devo receber? 
E, como posso chegar ao encontro do Senhor Jesus Cristo?” 

 

Como aconteceu com a esposa em Cantares; quando seu Amado se foi, ela vagou para cima e para baixo procurando por ele, e perguntando aos vigias se não viram aquele a quem sua alma amava. Então, ela vagueia de uma coisa para outra, deste lugar para aquele lugar, e nunca deixa de buscar e ver se ela pode obter conhecimento de Cristo.
Vai em oração, para ver se encontra Cristo. 
Vai até a Palavra, para ver se revelará Cristo. 
Vai à conferência, para ver se pode ouvir de Cristo ali; em seguida, vem à congregação e ao sacramento da Ceia, para ver se pode ouvir alguma notícia de Jesus Cristo e de misericórdia - portanto a alma continua vagando e buscando, até que finalmente, o Senhor Jesus Cristo entra na alma, quando ela tem fome e ansiava por Ele; por fim, o Senhor tem  prazer em manifestar-se: 
Eis! O rei vem; assim a alma diz. Eis o Cordeiro de Deus, que tira seus pecados. 
Ó você, pobre pecador de coração partido, aqui está o seu Salvador; Ele desceu do céu para falar de paz à sua alma e do perdão de seus pecados. 
Você que tem fome de Cristo - aqui está Ele para satisfazê-lo. 
Você que tem sede de Cristo - aqui está Ele para refrescá-lo.

Você que há muito O buscava, Ele diz: “Aqui estou, e todos os Meus méritos são seus”.
 

Agora, quando o Senhor Jesus tem o prazer de se apresentar à alma, o desejo se encontra com o Senhor.
É com um pecador, como é com um traidor que é perseguido, que toma uma fortaleza e é sitiado ali; e agora ele não vê esperança de favor, nem de fuga, portanto se contenta em se submeter e colocar sua cabeça no tronco, para que possa receber a punição por sua ofensa. 
Agora, indo para a execução, ele ouve um indício do mensageiro, de que ainda há esperança de que ele seja perdoado. Com isso, o pobre traidor ganha esperança. 
Na verdade, ele ouve por outro mensageiro do próprio rei, que se ele vier à corte, buscar Sua majestade, e importunar Sua graça por misericórdia e favor, é provável que seja perdoado. 
Então, ele se apressa, e o desejo o leva ao tribunal para pedir o favor do rei, para que agora ouça e pergunte a todos ali: 
“Vocês não ouviram o rei falar nada de mim? 
Como a mente do rei está em relação a mim?” 
Então, alguns lhe dizem:

"a verdade é que o rei ouviu que você está humilhado e lamenta o que fez". 
Por fim, o rei olha pela janela, vê o malfeitor e diz:

"É este o traidor?" 
Alguém diz: “Sim, se for do agrado de Vossa Alteza, este é o homem que se humilha, implora por misericórdia, e não deseja nada mais do que favor”. 
Nisso, o rei sendo cheio de misericórdia, diz a ele: 
"A verdade é que seu perdão está atraindo e vindo em sua direção." 
Com isso, seu coração salta nas entranhas e se dilata em direção à sua majestade; e diz:
“Deus abençoe Sua majestade; nunca houve um príncipe tão favorável a um traidor tão miserável”. 
Seu coração salta de alegria, porque seu perdão está chegando; talvez ainda não esteja selado. Agora, quando está selado e tudo pronto, o rei o chama e o livra.

 

Assim é com um pobre pecador; ele é o malfeitor. Você que cometeu alta traição, não pense nisso, mas preste atenção -  Deus irá persegui-lo um dia. 
Talvez, Deus o deixe em paz por enquanto, mas Ele o surpreenderá de repente; a consciência o agarrará pela garganta, e o levará para o inferno. 
Agora, o Senhor o persegue com forte golpe e indignação,  esconde dele o Seu rosto, e põe a consciência em ação como um perseguidor, e diz:
“Esses são os seus pecados e você deve ir para o inferno; Deus me enviou para executar sua alma.” 
Agora, a pobre alma não vê maneira de escapar do Senhor, e adquirir qualquer favor; ele vê que é impossível, portanto está decidido a se deitar aos pés de Deus e esperar.
Agora, a esperança é uma faculdade da alma para buscar misericórdia. Como um homem que espera a vinda de seu amigo, sobe ao topo de uma colina, olha em volta para ver se consegue ver algo de seu amigo, assim a alma espera e espera, e se estende por misericórdia. 
“Quando será, Senhor? Quando esse perdão chegará? " 
A alma se levanta e fica na ponta dos pés, por assim dizer:

"Ó, quando virá, Senhor?"
Como Deus desperta o coração para a esperança?

 

Vale a pena considerar como isso é feito.
1. O Senhor docemente pega o coração, e o convence de que seus pecados são perdoáveis, e que o bem que ele deseja pode ser fornecido; este é um grande suporte para a alma. 
A esperança é sempre a expectativa de um bem por vir. 

Thomas Hooker
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/12/2022
Alterado em 27/12/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras