Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

É um dos maiores pecados que você comete, dizer que seus pecados não podem ser perdoados

 

2. Como esse pecado é prejudicial a Deus, é perigoso para sua própria alma. 
É aquilo que toma a ponte e corta todas as passagens, para que nenhum conforto espiritual ou consolo possa entrar na alma de um pobre pecador. 

“Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados”;

e toda carne verá a salvação de Deus”. [Lucas 3: 5-6]

Todo vale (ou fosso) será preenchido, e então toda carne verá a salvação do Senhor. 
 

O que são esses vales? 

Nada mais, senão aqueles profundos abismos e fossos de desespero - e a menos que sejam preenchidos, nenhum homem pode ver o Senhor Jesus Cristo.

A verdade é que esse desespero da alma é o que corta os tendões do conforto do homem, enfraquece o poder e o limite de todos os meios da graça, e intimida todos os esforços de um homem; na verdade, ele arranca esforços pela própria raiz - por aquilo de que um homem se desespera, ele nunca trabalhará depois. 
É aqui, como é com um homem nas dores da morte; para tal homem, todas as coisas estão indisponíveis para o seu bem - sua cama não o acalma, a comida não o refrigera, a irritação não o reaviva; até que finalmente digamos que ele se foi, ele é um homem morto. 

Os amigos e os médicos o deixam; eles podem ir, orar, e chorar por ele, mas não podem recuperá-lo, portanto esse desespero da alma faz com que o homem abandone toda esperança e se deite em uma condição desamparada, esperando que nada de bom aconteça.

"Ai de mim!" diz a pobre alma: Que diferença há para um homem orar? 
Que lucro para um homem ler a Bíblia?

Qual é o benefício em todos os meios da graça? 

“A verdade é que a pedra foi rolada sobre mim e minha condenação foi selada para sempre, portanto não vou mais me ocupar com Cristo, graça e salvação”.

 

Que venha ouvir a palavra, e observe como apresenta seu benefício. Foi maravilhoso, oportuno e lucrativo; foi a boa Palavra de Deus, para aqueles que dela participam. 
Por que então, você não pode esperar nenhum benefício disso?

“Não”, diz esta alma, “para mim o tempo da graça já passou, o dia já passou”. 
Se os ministros desejam orar por ele, e boas pessoas oram também, ele os convida a poupar seu trabalho, pois o inferno é a sua porção e sua condenação está selada no céu. 

Veja agora, e considere o perigo desesperado que a falta de esperança traz a um coração pobre, e o leva além do alcance da misericórdia.

Essa é uma doce passagem de Davi. 

“Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício?"  [Salmo 77: 7]
Eu disse, esta é a minha enfermidade. A palavra no original é; “esta é a minha doença”, como se dissesse: 

“Esta será a minha morte. O quê? A misericórdia acabou para sempre? 
Então minha vida se foi, todo o meu conforto se foi, minha esperança se foi.” 
Logo, preste atenção a isso, que entorpece o limite de todos os nossos esforços e as ordenanças de Deus que podem nos fazer bem.

 

3. Isso condena maravilhosamente aquele grande pecado da presunção; um pecado mais frequente e, se possível, mais perigoso - a presunção de hipócritas carnais, que se amparam com admirável ousadia em sua conduta. 
É tão verdadeiro aqui, que eu imploro que você observe como eles disseram;

“...
Saul matou os seus milhares, porém Davi, os  seus dez milhares”, [1 Sm 18: 7]

Então, o desespero matou seus milhares, mas a presunção seus dez milhares.           
Os homens podem jurar, mentir, trapacear, quebrar todos os comandos e, ainda assim, esperar ser salvos. Eles esperam que a graça os salve, mas ainda assim resistem a ela.

Eles esperam que Jesus Cristo os salve, mas ainda se opõem a Cristo - isso é o que matou muitos milhares entre nós; e há poucos que não se quebraram sobre esta Rocha.

Eu digo que isso serve para reprovar a vileza daqueles hipócritas, que se gabam de si mesmos, e comparam suas esperanças com as dos santos.                         
“É verdade”, dizem eles, “não posso andar tão livremente; não posso repetir um sermão, eu não tenho os dons que eles têm, e ainda espero ser salvo assim como eles”.            
Isso é o que matou tantos milhares de almas que agora rugem no inferno; eles podem agradecer à presunção por isso.

Agora, esta esperança não é a esperança dos santos. A esperança dos santos é uma esperança fundamentada, porém essas esperanças dependem de alguns apelos vãos, pretensões tolas, e alguns motivos carnais, porém eu digo a você, que eles vão falhar e afundar no abismo sem fundo, antes de perceberem.          
É a ordem e o conselho de Pedro;

que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus”.  (1 Pe 1: 21)   

Que todo homem esteja pronto para prestar contas de sua fé e esperança que está nele. Procure as razões que o sustentam e os argumentos que o persuadem; veja que não são esperanças infundadas e tolas.

Você espera ser salvo, ir para o céu, e ver a face de Deus com conforto - olhe em volta, eu digo; a boa esperança tem uma boa razão, a esperança fundamentada tem uma razão fundamentada.

 

4. Os santos de Deus, muitas vezes são privados de conforto, não porque Deus o retenha, mas porque eles o afastam de si mesmos e não o querem, embora Ele o tenha oferecido como Davi diz:

No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se”. [Salmo 77: 2]               

Minha alma recusou conforto, como uma criança entristecida que não bebe seu leite, porque não pode colocá-lo no prato de ouro, portanto, às vezes não teremos absolutamente nada, porque Deus não faz por nós o que desejamos.

Esses são os principais entraves para alguém vir a Cristo, e devo acrescentar muitos outros, pois a razão carnal é muito fecunda para engendrar tais entraves dessa maneira; e por meio de nossa própria tolice e astúcia do diabo podemos abusar das coisas, e torná-las um obstáculo em nosso caminho para a felicidade eterna.

Tenhamos uma fé firme e confiança inabalável nAquele que não pode falhar, e é completamente fiel: Nosso Senhor Jesus Cristo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Thomas Hooker
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/12/2022
Alterado em 03/01/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras