Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Ajuda para Vir a Cristo
 

Venho agora às curas para todos esses impedimentos, onde se tivéssemos a sabedoria e o cuidado que deveríamos ter, poderíamos romper todos eles por meio de Cristo. 
Os meios são especialmente quatro, pelos quais podemos ser interiormente fortalecidos contra todos eles e, finalmente, sermos capazes de superá-los e frustrá-los para sempre.
A primeira cura e ajuda é esta; não devemos olhar por muito tempo, ou injustificadamente sobre nossas próprias corrupções internas, a ponto de sermos desencorajados por elas de chegar às riquezas da graça de Deus. 
Esta é uma verdade certa e eterna, que qualquer visão do pecado pode fazer alguém se sentir incapacitado, para receber a misericórdia de Deus quando lhe é oferecida e poder aceitá-la - essa visão do pecado é sempre pecaminosa, mesmo que nunca tenha um exterior tão belo de tristeza e profunda humilhação, isto é, quando pensamos e dizemos (como costumamos fazer) “se eu tivesse uma alma tão completamente humilhada, machucada, amolecida, e assim por diante, eu poderia me sair bem”.      

 

E assim, o diabo nos mantém no pecado por  dedicarmos muito tempo à visão do pecado; pensando que assim é possível fugir deles, mas tal proceder é pecaminoso.    
Não me fales da tristeza, arrependimento e humilhação - toda essa tristeza, humilhação e arrependimento são em vão, se impedem um homem de receber misericórdia quando há necessidade, e ela é oferecida.        
Veja isso em Abraão. Ele tinha a promessa de que teria um filho na velhice.     
E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara”,
“não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus”,                 
“estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera
”. 
[Rm 4: 19-21]      

Não sendo fraco na fé, ele não se importou com sua velhice ou morte, nem com a esterilidade do ventre de Sara, mas creu nAquele que o havia prometido. 
Lá, ele descansa, e lá fica; ele viu que seu corpo estava morto, mas havia uma promessa viva; e se o ventre de Sara fosse estéril, ainda assim a promessa foi frutífera.                  
Ele conhecia sua própria morte e a esterilidade dela, mas não permaceu muito tempo naquele pensamento.
Assim como Abraão viu seu corpo, podemos ver nossos pecados e considerar nossas muitas fraquezas, mas não se deve estabelecer sobre elas, ou considerá-las de forma a ser impedido por elas de vir a Deus para receber misericórdia, que Ele nos oferece gratuitamente, e da qual necessitamos. 

 

Enquanto a alma de um homem se concentra diariamente em sua própria miséria e vida deteriorada, estas duas coisas se seguem:
1. Paramos o fluxo da promessa de Deus e baixamos a comporta contra ela, de modo que a promessa não pode entrar em nós.
2. Abrimos o riacho e a comporta da corrupção, e a fazemos correr violentamente para baixo, inundar sobre nós, e no final nos oprimir.
Agora, a inconveniência que disso surge é suficiente para esfolar o melhor cristão do mundo; pois o que pode um homem tirar de sua corrupção? 
Ele não pode obter mais dela do que, aquilo que pode ser obtido; e é em vão procurar conforto onde não há.                            
Tudo isso, e o menos importante de tudo pode nos desanimar, mas não nos encorajará, nem nos inspirará.                  
Veja a humildade e sabedoria da mulher de Canaã.
E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada”.   
“Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós”.
“Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
“Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me”!
“Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.             [Mt 15: .22-27]      

Ela segue a Cristo, mas Ele não a escuta; Ele a chama de cachorro; e diz: “vocês, gentios, são cães; e o evangelho da graça e da salvação é o pão dos filhos”.                 
Agora, se ela tivesse apenas considerado as palavras de Cristo, e apenas olhado para si mesma e sua própria baixeza, então nunca teria recebido misericórdia ou conforto dEle.  
Mas ela diz:                      
“Na verdade, Senhor, eu sou um cachorro; no entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa do dono.“    
Esta foi sua resolução. Há duas coisas nisso, que expressam e estabelecem a estrutura de um coração gracioso - um coração que é verdadeiramente sábio para cuidar de sua própria baixeza, com fé - e essa é sua humildade e sabedoria.                  
É como se ela dissesse:             
“Você diz que sou gentia e uma cadela; eu confesso que sou” - aí está sua humildade.
 “Ainda assim, embora eu seja um cachorro, não irei sair, mas deito debaixo da mesa por misericórdia;” 

Aí está sua sabedoria. Assim ela fez, e nós também devemos.               
Quando nossas corrupções, como eu disse, nos inundam, e nos vemos completamente perdidos e condenados em nossos pecados, devemos então dizer:        
Na verdade Senhor, sou tão mau quanto a Tua Palavra pode me considerar, mas ainda não me deixe fugir da misericórdia, mas deitar aos pés da misericórdia do meu Salvador, até que Ele me olhe como fez uma vez com Pedro. 
Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo”. [Lc 22: 61]  É apropriado, e devemos ver os nossos pecados, mas não devemos ficar lá muito tempo. Devemos vê-los, mas não nos apegar a eles, de modo a nos impedir de vir a Cristo. 
Eu já disse, e direi, que a visão do pecado que não leva um homem a Cristo por misericórdia é sempre pecaminosa. Trabalhe, portanto para ver seus pecados, e desta forma;

Primeiro, veja seus pecados na Lei Real
Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem”;  (Tg 2.8) - como no espelho correto; um espelho que os apresentará como são, e não desvie o olhar até que os veja assim.
. Em segundo lugar, veja-os por um olhar tão santo para eles, que você possa ver a insuficiência absoluta em você mesmo para satisfazê-los (expiar por eles).              
. Em terceiro lugar, e assim vê-los, para que por essa visão, você possa ver uma necessidade absoluta de Cristo para socorrê-lo; então vá rapidamente para Aquele que é o único que pode ajudá-lo, e não demore mais em seus pecados, mas vá para o trono da graça, onde há abundante redenção, de onde provém perdões em abundância para remover aquela culpa que o pecado trouxe sobre sua alma; e onde houver poder suficiente para permitir que você seja mais do que um conquistador sobre sua corrupção.

 


 

Ajuda para Vir a Cristo

(parte B)

Primeira cura: resumidamente, cada alma deve dizer: 
“É verdade, Senhor, meus pecados são muitos e grandes, pois me afastei de Ti, a fonte da bem-aventurança; mas devo continuar, me afastando de Ti e persistir no mal”?

Deus me livre!
Enquanto isso, falo com cristãos de coração partido. Vocês outros, os profanos, já têm sua parte e terão mais no inferno, no futuro, portanto fique um pouco parado e deixe os filhos comerem o pão.               

“Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra. [Is 66: 2]                  
O Senhor olha para aquele que tem um coração humilde e contrito, e que treme da Sua Palavra. Uma pobre criatura não pode deixar de observar cada palavra de Deus, e tremer de cada verdade. Sua meditação é assim:                
“Aqui está a salvação, de fato, mas não é minha; aqui está a misericórdia, mas eu não tenho parte em tão grande misericórdia.”           
E assim ele estremece a cada apreensão, de cada palavra de Deus, concluindo que certamente nunca desfrutará de qualquer parte dela, mas observe o que o texto diz:  O Senhor olha para tal alma trêmula, isto é, Ele lança doces sugestões de Sua bondade e amor nela, e diz:                   
"Pobre pecador trêmulo, diga-se de passagem, estou de olho em você no Senhor Jesus Cristo." 
Portanto, ele ainda diz;       

“Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.[Is 40: 1]                       
 

2. “Consolai, sim consolai o meu povo",

"Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia,  que a  sua iniquidade está perdoada; e que já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados".  [Is 40: 1, 2]
Diga a Jerusalém que ela é aceita, diga a ela o que eu penso.                    

E aqui vai, e diz ao seu pastor: “fala ao coração de um penitente tão humilde, e diga-lhe de mim, não; lhe fale do céu, do Senhor Jesus Cristo, e que debaixo da mão do Espírito, sua pessoa é aceita, todos os seus pecados são eliminados, e ele mesmo é iluminado em grande misericórdia.”                   
Aqui, Efraim é a imagem de uma alma verdadeiramente humilhada, em cujo comportamento podemos ver o de um verdadeiro penitente para com Deus, que está tratando com ele.                  
O texto diz:                    
“Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; converte-me, e serei convertido, porque tu és o Senhor, meu Deus”.
“Na verdade, depois que me converti, arrependi-me; depois que fui instruído, bati no peito; fiquei envergonhado, confuso, porque levei o opróbrio da minha mocidade”.
“Não é Efraim meu precioso filho, filho das minhas delícias? Pois tantas vezes quantas falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele; comove-se por ele o meu coração, deveras me compadecerei dele, diz o Senhor”.  
[Jr 31: 18-20]
 

Certamente já ouvi Efraim se lamentando (ali está o coração partido e com sede). 
Tu me castigaste e fui castigado; converta-me, e eu serei convertido; Tu és o Senhor meu Deus. Certamente, depois que fui convertido me arrependi e, depois que fui instruído, bati na coxa; fiquei envergonhado, sim, até mesmo confuso (humilhado), porque suportei o opróbrio da minha juventude.
Assim é o pecador, como se tivesse dito:
“Eu sou o miserável que viu todos os meios da graça em abundância, e ainda assim nunca lucrado sob a mão de ninguém. O Senhor me corrigiu, mas eu não queria ser domado; Ele me instruiu, mas eu não quis aprender.

Senhor me transforma, tu és meu Deus; não tenho nada em mim; não, de fato. Agora vejo os males que nunca havia percebido antes, e observo a baixeza de minha conduta, que não havia considerado antes”.                   
“Agora estou envergonhado do meu abuso da graça tão claramente revelado; agora mesmo estou confuso com o sentido daquelas abominações que minha alma antes, sentia prazer.”

Isso pode ser concebido, como o luto de um pecador pobre, e muito quebrantado.

 

Agora, marque a resposta de Deus:

“Efraim é meu Filho; ele é um filho amado, pois desde que falei contra ele, me lembro dele sinceramente, portanto meu coração treme por ele; certamente terei misericórdia dele”. 
Isso é como dizer:                           
“Observei todos aqueles suspiros secretos, considerei todas aquelas lágrimas, ouvi todas aquelas orações e tomei conhecimento de todas as reclamações; e meu coração até anseia por este pobre pecador abatido, uma alma humilde que me busca por misericórdia.

A verdade é que o abraçarei com minha bondade.”   
Não é Efraim meu precioso filho, filho das minhas delícias? Pois tantas vezes quantas falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele; comove-se por ele o meu coração, deveras me compadecerei dele, diz o Senhor .  [Jr 31: 20]

 

Isso para a primeira ajuda.
                      

Thomas Hooker
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/12/2022
Alterado em 05/01/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras