Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

PARTE 1

   Agora, o segundo meio de cura quanto a não vir a Cristo é este:         
 

Preste atenção em julgar sua condição pela razão carnal, sem a regra das Escrituras. Essa é geralmente a falha e o costume dos pobres espíritos angustiados, que proferem uma sentença terrível contra si mesmos com argumentos infundados e dizem: 
"Eu nunca encontrei isso, não sinto tal coisa, e temo que não seja assim, por achar que Cristo não pode perdoar os meus pecados, e esse sentimento, eu penso que não deve ser um grande pecado."           
Mas, nisso ouvimos apenas apelos carnais vindos da parte de Satanás, com sua ajuda, de nós mesmos, pois nos julgamos por eles.   
Mas eu digo; preste atenção a esta astúcia de Satanás, e tome consciência disso, tanto quanto você faria de qualquer outra falta, como de roubo, adultério ou assassinato, pois é tão verdadeiramente pecado quanto aqueles, embora não tão grandes, no entanto é um pecado muito maior do que você imagina.  
Considere isso, seu cristão de coração humilde, pois eu falo com você, portanto quando você conclui com base nesses fundamentos, que seu caso e condição não são nada, veja e considere quantos mandamentos você ofende.

Primeiro, você desonra a Deus e a obra de Sua graça, negando o que Deus fez por você. Além disso, você fala irreverentemente contra Ele, pois você é um assassino, e fere sua própria alma; além disso, você rouba muito conforto, portanto é um ladrão.  Você deu falso testemunho contra si mesmo; na verdade, contra Cristo, o espírito de Cristo, e a obra da graça já operada em você. Você também se une ao diabo contra o Senhor Jesus Cristo. Não são pecados?       
 

Você pode dizer: “Falo como penso” - no entanto, isso não o impede de dar falso testemunho como, por exemplo; se um homem afirma que alguém é um bêbado e não sabe disso, esse homem dá falso testemunho, embora seja de fato um bêbado, porque é mais do que a testemunha sabe.             
Assim, também você ao se autocondenar, condena-se sem a profundidade que sua condição de pecador realmente apresenta, portanto esse testemunho é falso, porque não corresponde à sua real condição.        
Se fosse um testemunho fiel e real, você logo reconheceria a necessidade tremenda de um Salvador, mas ao considerar a coisa de modo superficial, dizendo que não é salvo ou que Cristo não pode perdoar seus pecados, e assim permanece na posição de incredulidade em que se encontra, julgando que é humildade pensar que não é salvo, ou então que não pode ser perdoado, quando na verdade é ambas as coisas.        
Digo isso, por causa da doença pecaminosa que se instala no coração de muitos cristãos de coração partido. E, isso é tal, que pela sua própria vontade neste caminho construído por sua razão carnal e um vil refúgio que tem, pensando que essa é a maneira correta de se agir.
Mas, aqueles que são tais (observe o que eu digo), quando a razão é clara contra eles, e as Escrituras evidenciam o contrário, não prestam muita atenção ao que o pastor diz, mas se levantam e inventam como podem responder ao ministro - e assim eles abandonaram sua própria misericórdia, portanto deixe o temor de Deus cair sobre cada pobre alma que ouve isso. E, deixe-o saber disso, independentemente de como ele tenha tomado para si mesmo posicionando-se contra a verdade; agora deve mudar de curso, afastar-se e lamentar além de seu erro de avaliação. 
Também deve se maravilhar, de que durante todo esse tempo, o Senhor não tenha tirado dele todos os confortos de Sua graça, e todos os movimentos de Seu Espírito.          
O profeta Davi ora ao Senhor, para que desvie seus olhos de contemplar falsidades: 

“Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho”. [Sl 119: 37]

Agora, se Deus deve fazer isso por ele, isto é, desviar seus olhos para que não vejam, então muito mais Deus deve desviar nossos corações, para que não atendam às vaidades mentirosas. 

 

PARTE 2
 

Devemos atender a Deus e à voz de seu Espírito, mas ouvir os apelos carnais (o que não temos garantia de fazer) é pecar profundamente, e ferir nossa própria alma profunda e perigosamente, pois não agimos segundo a verdade, mas segundo o engano do nosso próprio coração. 
Nenhum homem lidaria com um trapaceiro; a razão carnal é uma trapaceira, portanto não devemos dar atenção a isso, a menos que decidamos ser enganados.              
Agora, se o perigo do pecado não pode nos levar a ela, então deixe a tristeza que virá dEle nos constranger.
O profeta diz:                           

“Eia! Todos vós, que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis”. [Is 50: 11] 
    
Agora vou lhe dizer, o que significa faíscas e o que significa fogo.                      
Na Antiga Aliança, a da lei, como alguns de vocês sabem, um fogo celestial era mantido aceso continuamente no altar do santuário, o que significava a vontade e sabedoria de Deus em Sua Palavra; como também havia fogo estranho, que significava as diversas faíscas da imaginação e dos conceitos dos próprios homens.             
Com relação a isso, toda pobre criatura carrega consigo sua caixa de pólvora, e sempre a acende, mas tal fogo provocou grandemente a ira de Deus, uma vez, e ainda o faz; assim diz o texto. 
Nele estão duas coisas:             
. Primeiro, que o coração do homem irá naturalmente inventar razões carnais e apelos contra si mesmo, e é estabelecido sobre eles, como se fosse a escória no fundo de um vaso.
. Em segundo lugar, o resultado que se segue é assustador, pois está dito; isto você terá por minha mão; você se deitará em tristeza.
Agora então, quando as Escrituras são claras, e as razões sobre elas são evidentes, ainda assim você teria seus próprios artifícios e métodos. 
Isto eu devo dizer; que afinal você deve prostrar-se em tristeza, e poder agradecer a si mesmo por isso.                   
Fora então, com suas caixas de fogos; humilhem-se perante o trono da graça e, por fim, sejam “sábios para a salvação” que está tão perto.
Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. - Deus diz através do profeta Isaías, 55: 1.                     

 

Muitos ministros pobres, enquanto pregam a boa Palavra de Deus deixariam de bom grado seu próprio bem atrás deles, enquanto Ele diz: 
“Você deve tê-lo; e você o terá; é a sua porção e pertence a você por direito.”      
 Assim, estamos preparados, até mesmo para forçar o favor de Deus sobre você. Desta forma, nós imploramos que você acredite; e suplicamos por amor do Senhor Jesus, para receber a misericórdia, e humilhar seu coração.
Assim, tratamos você em termos paternais; mas aceitará de nós uma misericórdia tão grande e tão boa? 
Não, amado; muitas promessas doces e muitas coisas admiráveis e preciosas da graça e da salvação são reveladas,  mas os homens são negligentes em tomá-las segundo o seu próprio entendimento carnal enganoso. 
Nesse caso, nossas misericórdias se posicionam sobre nós mesmos; evitamos expor qualquer coisa aqui para nos beneficiar, porque algum apelo carnal ou outro estragaria tudo, o que demonstra claramente, a pequena estimativa que temos de Cristo.    

 

O pobre pecador faminto, que está apreensivo de sua própria fraqueza, anseia que chegue o dia da festa, para que possa participar dessas e iguarias semelhantes.              
Oh! Quão atentamente Ele ouve, e quão diligentemente atende ao que o ministro diz? 
E, se a palavra vier para casa em sua consciência, iluminando seu coração, e reprovando-o por seus caminhos, então ele clama; 
“Oh! Estou com um grande problema; bom Deus me console, estou cheio de dúvidas; bom Deus me resolva, sou ignorante nas coisas espirituais; me ensine, eu tenho um coração orgulhoso, forte e teimoso; Senhor, humilha-me.” 
Ele nunca foi melhor do que agora, portanto tome isso como uma regra geral; que um bom coração nunca está mais à vontade, do que quando a palavra funciona mais e mais dolorosamente. 
Contrariamente, uma pessoa ímpia e sem a graça, nunca é melhor do que quando a palavra menos funciona, ou nunca sobre ela, mas quando ela pensa que o pastor chegará perto de sua ferida e alma, ela não estará em casa naquele dia, mas com certeza estará fora da cidade ou não.                        
Ela sabe que a palavra iria despertá-la e assustá-la, e não pode suportar o golpe, portanto se afasta e evita ouvir a palavra, quando ela pensa que pode operar sua reforma de qualquer maneira.

Thomas Hooker
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/12/2022
Alterado em 09/01/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras