E agora, para uma terceira cura para remover os impedimentos para virmos a Cristo.
Vamos ser maravilhosamente cautelosos e vigilantes, para que não entremos na briga e disputemos com Satanás, sobre pontos que estão além do alcance do homem, como dizer:
Eu não fui eleito, portanto Deus não olhará para mim, para me fazer bem”. Ou,
"É uma coisa inútil para mim usar os meios de misericórdia, meu tempo de misericórdia se esgotou”.
“Oh, os dias de graça que eu vi, quando o Senhor bateu docemente em meu coração e ficou feliz em revelar meus pecados”!
“Mas então, desgraçado, de coração duro que era, fechei a porta no rosto dEle, e agora Ele se foi, agora não há esperança para a visita da graça, ou que Cristo volte para me mostrar qualquer misericórdia.”
Se o diabo pode ter você aqui, todo o seu conforto se foi, pois neste terreno um homem nunca receberá descanso para sua alma, venha os dias que vierem.
E como ele pode? Pois se não pode julgar ou conhecer conforto; então como eu, como pastor, serei capaz de dá-lo, ou ele, como ouvinte, seria capaz de recebê-lo?
Aqui, veja o que acontece com um pobre viajante, que cai nas mãos de ladrões, que vêm e prometem levá-lo por um caminho mais próximo, porém o levam para uma floresta onde nenhum transeunte vem, e lá fazem o que querem com ele.
Assim é com uma pobre alma, quando o diabo a coloca nessas disputas injustificadas, por assim dizer, grandes desolações do conselho eterno de Deus onde não há transeuntes, portanto ele não pode deixar de ser destituído de socorros, de modo que Satanás pode agora exercer todo o seu prazer e toda a malícia, aterrorizando sua pobre alma desolada.
Para evitar tais estreitos observe estas três regras:
. Em primeiro lugar deixe a alma, neste caso, apoiar o Onipotente Deus, que disse a Abraão:
“... Eu sou Deus Todo-Poderoso..." [Gn 17:1]
Se você está persuadido da suficiência total de Deus, essa certeza não pode ajudar, senão impedi-lo de cair. E aqui, lembre-se de que Deus pode fazer mais do que você pode pensar. Ele é capaz e lhe faz bem, mesmo que você não saiba.
Além disso, considere que a alma não pode duvidar da vontade de Deus, sem dúvida questionando Seu poder - essa é a primeira regra.
. Em segundo lugar, peço que você verifique seu próprio coração, para ver se está intrometido nos segredos de Deus e se intromete em Seu armário de conselhos ocultos, porque nenhum homem deve ir além de seus limites; e não cabe a você examinar esta arca de assuntos que estão selados.
“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. [Dt 29: 29]
Paulo pergunta:
Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. [1 Co 2: 16]
Observe; você estaria subindo a escada da predestinação eterna de Deus e aos céus, para saber qual é a mente secreta de Deus.
Viva segundo as épocas determinadas, que são reveladas por Deus a você, pois nem o diabo, nem todos os demônios do inferno, jamais conheceram a mente do Senhor.
Quando Jonas clamou contra Nínive dizendo;
"dentro de quarenta dias todos vocês, isto é; bêbados, adúlteros, assassinos, e outros, serão destruídos".
Marque aqui, como o rei resolve:
“E fez-se proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do rei e seus grandes, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pasto, nem bebam água”;
“mas sejam cobertos de pano de saco, tanto os homens como os animais, e clamarão fortemente a Deus; e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos”. [Jonas 3: 7,8]
Quem pode dizer, se o Senhor se arrependerá e deterá sua ira feroz para que não morramos?
Portanto, o diabo lhe diz:
“Deus indicou um caminho para a salvação, você teve os meios, e não lucrou com eles, portanto Deus nunca terá misericórdia de você, nem lhe dará graça.”
Assim diz o diabo; mas como ele pode saber isso?
Certamente todos os demônios no inferno não podem dizê-lo.
Diga a si mesmo:
“Deixe-me seguir o curso que Deus designou e ordenou, e fazer o que devo, então posso dizê-lo com conforto; quem sabe, senão que Deus pode quebrar o coração de um pecador orgulhoso, rebelde, contrário, como o meu é, e como eu sou”?
Na verdade, ninguém, além de Deus sabe.
. Em terceiro lugar, não meça as riquezas do amor de Deus e a doçura de Sua graça salvadora, de acordo com seus próprios conceitos, nem pense que, porque você não pode concebê-lo, Deus não o fará.
O profeta Isaías diz:
“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor”,
“porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. [Is 55: 7-9]
Que o ímpio abandone o seu caminho e o perverso os seus pensamentos, isto é, todos vocês, os iníquos, e aqueles que viveram obscuramente retornem de seus caminhos iníquos e pensamentos vãos, e Ele mostrará misericórdia abundantemente.
“Mas o Senhor perdoará todos os meus pecados?” pergunta a pobre alma que duvida.
"Eu não posso pensar assim. Se eu fosse Deus, nunca deixaria passar as coisas intoleráveis que foram feitas por mim."
Porque você não pode; então acha que Deus não pode, ou não vai.
Sim, diz o Senhor, posso perdoar abundantemente;
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos são os vossos caminhos.” [Is 55: 8]
Uma pobre criatura pensa que seus pecados são imperdoáveis, e que ela nunca terá certeza do favor de Deus, ou esperança de Seu amor.
“Mas vocês são homens”, diz o Senhor, “e têm pensamentos finitos, mas eu sou Deus, e infinito em misericórdia, quando você pensa que Eu não terei misericórdia.”
"Mas, alguém como eu seria recebido com misericórdia?" Pergunta a alma abatida.
"E, por que eu deveria ser o único?"
Digo; quando Cristo operou muitos milagres estranhos, o povo disse que nunca houve tais coisas em Israel, portanto não há dúvida de que Deus pode fazer coisas que nunca foram feitas:
“quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar”. [Jó 9: 10]
Logo, não julgue o poder de Deus ou Seu amor, por sua compreensão escassa.