Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Por que é Difícil Entrar no Reino de Deus?

 

Jesus diz que é necessário se esforçar muito para se entrar no Reino de Deus, porque muitos tentarão e não conseguirão.

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mateus 11: 12)

 

E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos"?

"Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”. (Lucas 13; 23,24)

 

Muitas são as razões para que seja difícil entrarmos e permanecermos no reino dos céus, que sendo dos céus, do Terceiro Céu, não é deste mundo; daí decorre que sendo mundanos não podemos ter a experiência de estarmos vivendo neste reino celestial, espiritual e divino, cujas características são marcadas nas Escrituras, destacando-se entre elas o amor, a justiça, a paz, e a verdade que são produzidos pelo Espírito Santo naqueles que buscam em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça.

É impossível ter experiência das coisas relativas a este Reino, quando se vive na carne e não no Espírito Santo; andando no Espírito - de modo que podemos, até mesmo orar e fazer muitas coisas em nome de Deus, e não termos qualquer participação no Reino, posto estas coisas serem feitas na carne, e não no Espírito.

 

Há uma tendência muito grande para sermos enganados, até mesmo por nossas  imaginações vãs, pensando que temos ou somos aquilo que não corresponde à verdade, ou até mesmo à realidade. E, não se pode ter comunhão com Deus, por conseguinte participação em Seu reino quando assim procedemos e somos, pois Ele é a verdade, e somente em verdade e justiça podemos ter comunhão com Ele.

Por isso, Jesus se ofereceu por nós, para ser a nossa Justiça, e nos habilitar a este viver santo em justiça, pelo qual nos é suprida abundantemente a entrada no reino de Deus.

"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum".
"Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". 
(2 Pedro 1: 10,11)

 

Só para ilustrar este ponto da dificuldade a que nos referimos, consideremos a questão da força que necessitamos ter, para realizar nossos deveres para com Deus.

Quantas vezes estamos conscientes de que aquilo que Deus exige como dever de nossa parte, é Ele mesmo que deve suprir a força através da graça que opera pela fé, para que possamos ser de fato, fortificados e aprovados por Ele?

Se não for assim, não haverá aceitação nem de nossas obras, quanto de nossas próprias pessoas. Então, por mais que sejamos diligentes na obra de Deus, isto ainda é pouco, porque se exige um coração puro, uma boa consciência e  uma fé não fingida, para que possamos agir conforme o amor de Deus derramado pelo Espírito Santo em nosso coração.

 

Somos naturalmente dados a ter uma cosmovisão formada de nossa própria imaginação, e não segundo a realidade e a verdade das coisas como elas são de fato; por isso, a adoração exigida por Deus é que seja em Espírito e em verdade, pois Ele é Espírito e a Verdade.

 

O que é justo, bom, verdadeiro?

Somente em Jesus podemos achar a resposta. É no crescimento na graça e no conhecimento do Seu caráter divino que podemos responder ao propósito de sermos à Sua imagem e semelhança; do contrário viveremos em ilusões, fantasias e imaginações, pensando ser bom o que é ruim, e justo o que é injusto; ou o contrário, pois nos falta o verdadeiro conhecimento do que é realmente justo e bom - isto explica em parte, a necessidade de atendermos à ordenança apostólica de acrescentarmos graça sobre graça:

“5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;

6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;

7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pe 1: 5-7)

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 07/01/2023
Alterado em 23/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras