Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição

Parte 1

 

 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pedro 1: 10)

No verso 9, anterior a este, o apóstolo Pedro fala do inconveniente que resultaria, no caso de negligenciarem este trabalho de serem diligentes, com uma diligência que fosse cada vez maior.

“Aquele que não tem essas coisas é cego e não pode ver ao longe”, isto é, aquele que não tem essas graças aumentando (fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, paciência, amor etc), se não crescer na graça vai ser muito fraco, e assim amortecerá seu conforto, escurecerá suas evidências, e não pode ter certeza de que será salvo.

Então, Pedro vem com uma exortação geral concordando com tudo isso, vê que existe esse bem acrescentando graça à graça, vendo que haverá esse mal se você não fizer; ele traz tudo para casa por uma inferência prática, nas palavras de meu texto:

Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição;  porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum" [2Pe 1: 10]

 “Por isso”, diz o apóstolo no início do verso 10, para que você possa ver a força da conexão, é como se ele dissesse o seguinte:

"Veja que vem tão grande bem por crescer na graça, e  que a sua negligência  dói tanto; não apenas para amortecer seus corações, mas obscurecer seus confortos, de forma que vocês não podem ter nenhuma evidência clara e confortável para o céu;

“Portanto, diligencie para que seu Chamado e Eleição sejam certos.”

“Por isso, irmãos”, isto é, irmãos não na carne, mas na fé em Cristo, envolvendo a mesma fé, mantendo-se na mesma Cabeça; o apóstolo chama-os de irmãos. 

“Portanto, antes irmãos, tenham diligência”:

A palavra em grego é mais enfática, e significa fazer algo suficiente, não de uma forma despreocupada, mas fazer algo com diligência e vigilância; não deve ser uma questão de constrangimento, mas livre e voluntária de diligência.

A diligência que você deve usar é em questões da alma. Seja diligente. Por que?

Para ter certeza de seu Chamado e Eleição. Primeiro, devo mostrar-lhe o que se entende por "Chamado" (vocação); em seguida, por "Eleição"; e, em seguida mostrar-lhe por que o Chamado é definido antes da Eleição, quando na ordem de tempo Eleição é antes da Chamada.

 

1. O que se entende por Chamada, para que você possa entender; você deve saber que existe uma Chamada dupla: uma externa e uma interna.

O Chamado externo é aquele convite geral, que pela pregação do Evangelho é feito aos homens, para convidá-los a entrar em Jesus Cristo; e muitos no mundo são chamados por este chamado, tanto bons quanto maus.

 

2. O Chamado interno, quando o espírito de Deus acompanha a administração externa da Palavra, para chamar o homem da ignorância ao conhecimento, e do estado de natureza ao estado de graça; é isso que significa "Chamar", no meu Texto.

Certifique-se de sua chamada; isto é, você que vive sob a pregação do Evangelho, certifique-se de ter sido chamado de forma eficaz salvadora.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/01/2023
Alterado em 22/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras