Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição

Parte 3

 

1. É o principal dever de um cristão nesta vida, certificar-se de que ele é efetivamente chamado e eternamente eleito.

2. Da maneira como você deve cumprir este dever; de boa vontade ou diligentemente.

Observe, portanto,

Porque há muitos feridos por não crescerem na graça, isso deve obrigar fortemente os cristãos a serem mais diligentes, em todos os assuntos da religião cristã.

 

De todos os empregos no mundo, você deve antes empenhar a si mesmo com diligência para garantir o céu; para ter certeza de que você é efetivamente chamado e eternamente eleito.

Quando nós formos  exortar os outros ao dever da diligência, para confirmar sua chamada e eleição, devemos trabalhar para expressar a eles abundância de afeto.

Aqui, quando Pedro exortava os judeus a um dever, insinua por uma expressão amorosa, chamando-os de irmãos;

"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum". 2 Pe 1: 10
Primeiro, para a demonstração disso: Parece que em todas as preocupações da alma, você deve aplicar uma grande dose de diligência para aquelas semelhanças com as quais, a obra pertencente à salvação da alma é comparada nas Escrituras, como:

1. Às vezes, a obra do Cristianismo em salvar a alma é comparada a uma corrida.

"olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus"Hb 12: 2
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis".
"Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível".  
1 Co 9: 24, 25

Quando você caminha em seus jardins ou galerias, você não se preocupa, mas quando executa uma corrida, você trabalha, se esforça muito, e aplica todas as suas forças para atingir o alvo.

É comparado à corrida, para mostrar que trabalhos e esforços você deve realizar em todos os empenhos da alma.

 

2. É comparado à luta livre.

"porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes". Ef 6: 12

Nós não lutamos contra carne e sangue, mas contra Principados e Poderes.

Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas. 2 Tm 2: 5
Uma alusão aos jogos Olímpicos e competições públicas, quando os homens lutavam diante da multidão comum, em que colocavam todas as suas forças e habilidades para derrubar uns aos outros.

Note que o cristianismo não é um trabalho pequeno, mas um trabalho árduo, em que uma grande quantidade de diligência e esforço deve ser empregada.

 

3. É expressado nas Escrituras como lutar em uma batalha.

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé".           2 Tm 4: 7
Temos lutado um bom combate. E, como bons soldados, vocês suportaram a rigidez.

Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus2 Tm 2: 3

Agora, quando os homens estão lutando por suas vidas, que cuidado, que trabalho e que diligência eles fazem para se salvar?

A obra do cristianismo nas preocupações da alma é demonstrada por essa semelhança.

 

4. É comparado a alguém que está em agonia;

Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.  Lc 13: 24
A palavra em grego é:

"esforce-se, até que você esteja em agonia, como Cristo estava".

Cristo estava em agonia no jardim, quando suou gotas de sangue; então diz Lucas: Esforce-se, e se esforce até que você esteja em agonia, e  sue sangue repetidamente no trabalho de sua alma.

Agora, coloque tudo isso junto, para que a obra do Cristianismo seja semelhante a uma Corrida, a uma Luta, a estar em Agonia, a uma Luta Livre, em que os homens colocam o máximo de suas forças; a semelhança apresentará isto: que você deve aplicar uma grande dose de diligência em todos os assuntos relacionados com a alma.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/01/2023
Alterado em 25/01/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras