Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição

Parte 5

 

Continuaremos apresentando as razões pelas quais você deve ser tão diligente nos assuntos do Cristianismo. Quatro foram apresentadas antes, e vejamos mais algumas das dez que serão citadas.

5. Porque os homens ímpios usam uma grande quantidade de diligência para condenar suas próprias almas, e vocês mesmos o fizeram nos dias de sua não regeneração.

Que esforço um alcoólatra fará, para ficar sentado o dia todo e a noite toda com suas garrafas?

Que esforço fará um ladrão para enfrentar a escuridão da noite, o frio do tempo, e o perigo de ser preso, para arrombar uma casa para obter algum ganho?

Que diligência um adúltero usará para vigiar uma prostituta no crepúsculo, na maré da noite? Por que?

Homens ímpios (na frase de Habacuque ) se cansam de vaidades, cansam-se para condenar suas próprias almas; e não farão nada para salvar tua alma?

Diz-se de homens perversos, , que eles fazem o mal com ambas as mãos avidamente. Um homem pode pecar com uma mão o suficiente para condená-lo; no entanto, eles estavam tão ansiosos que pecariam com ambas.

Devem os homens iníquos estender ambas as mãos para pecar, e tu não porás um dedo para a santidade; mas porás a mão para encobrir os olhos de Deus?

As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama. Miquéias 7: 3
 

Você tem uma frase em, Jer  23: 10.

Porque a terra está cheia de adúlteros e chora por causa da maldição divina; os pastos do deserto se secam; pois a carreira dos adúlteros é má, e a sua força não é reta.
Todo o seu curso é mau, portanto não é certo. Uma expressão estranha! Deus, ali se queixa dos homens, de que eles não eram apenas maus, mas forçosamente maus; eles eram fortes em sua maldade e laboriosos em sua profanação.

Os homens ímpios forçam Deus a condená-los, por assim dizer. Devem os homens ímpios ser violentos no caminho do pecado; e tu não irás com uma só mão, trabalhar para salvar tua alma?

Um velho pai vendo uma jovem passar três horas vendo seu rosto em um espelho, para se enfeitar, quando ela desceu, ele caiu em prantos sendo perguntado; por que ele chorou? Respondeu: porque esta mulher passou mais horas em uma manhã para se condenar, do que sempre passei em deveres religiosos para salvar minha alma.

Ai de mim! Muitos homens são mais diligentes em se condenar, então muitos de nós devemos salvar nossas almas;  devemos nos motivar fortemente a aplicar diligência em todos os assuntos de interesse da alma.

 

6. Porque quanto mais diligente tu és, menos ocupado e operativo, os movimentos do pecado e sugestões de Satanás estarão em seu espírito.

É a fala de Bernard:

Por quanto mais (diz ele), o Diabo encontra um homem bem aplicado, por quanto menos ele poderá prender a tentação sobre ele. Quanto mais diligente e industrioso você for no caminho dos céus, menor será a força que a tentação do diabo terá sobre você.

 

Lembro o discurso do Sr. Greenham: Que quando o Diabo tentou uma pobre alma, ela veio a ele pedindo conselho para resistir à tentação, e ele lhe deu esta resposta:

- Nunca fique ociosa, mas esteja sempre bem aplicada, pois em minha própria experiência descobri o seguinte:

Quando o diabo viesse me tentar, eu diria ao diabo;

- Não tenho tempo para ouvir tuas tentações,, e por esse meio resisti a seus ataques. Amado, diga ao diabo quando ele o tentar, que você não tem tempo para emprestar uma ânsia às suas tentações, e então ele nunca se agarrará a você.

O diabo nunca tira vantagem de nós, senão quando estamos fora do caminho de Deus, ou ociosos, ou temos nossas mãos em alguma atividade pecaminosa, então o diabo passa a ter poder sobre nós.

Se você negligenciar a diligência nesta indústria espiritual, até mesmo você tenta o diabo para tentá-lo; você se expõe a um mundo de pecado e de armadilhas.

Como você sabe que é com água que o riacho continua correndo, ele se mantém limpo; mas deixe-o ficar parado; ele cria sapos e rãs, e todo tipo de imundície.

Então, enquanto você continua, você se mantém afastado; mas negligencie, senão uma vez em sua diligência, e fique parado; e que poça de sujeira e pecado será teu coração!

 

As chaves que você guarda no bolso e usa todos os dias são brilhantes, mas as chaves que raramente são usadas, a própria ferrugem as corrói. Assim é com suas graças; se não usadas ​​com diligência, logo ficarão enferrujadas e decrescerão; quanto menos diligente você for, mais pecará e Satanás se apegará a você.

para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. Hb 6: 12
Desejamos que, diz o Apóstolo, cada um de vós mostre a mesma diligência.

Para quê?

Para que você não seja preguiçoso. Como se ele devesse dizer:

Se você negligenciar a diligência, o pecado da preguiça logo crescerá sobre você; ao passo que agora, quanto mais deligente você for, menos ocupado e operativo serão as sugestões de Satanás, e as operações do pecado em sua alma.

Enquanto os homens dormiam, o inimigo veio e semeou joio.

"mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se". Mt 13: 25 
Como você sabe, é com o corpo  que um homem é dado a viver uma vida sedentária, uma vida de ficar sentado; esses corpos estão mais expostos a enfermidades (portanto, a vida de estudantes é uma vida mais exposta a doenças), porém aqueles cujo sustento são o comércio de artesanato, sempre em movimento e agitação; o movimento expulsa os humores doentios, e eles não podem apoderar-se do corpo.

É assim na alma; quanto menos você agir em questões relacionadas com a alma, mais doenças espirituais crescerão sobre você, ao passo que quanto mais ativo e trabalhador você for, menor será o poder que as enfermidades e os humores terão de se apoderar da alma.

 

7. Porque quanto mais diligente você é nas questões relativas à alma, mais se aproxima da semelhança e conformidade com Jesus Cristo.

Você lê sobre Cristo, que Ele andava sempre fazendo o bem; e, quando seu pai e sua mãe ficaram três dias tristes em procurá-lo e, havendo-o encontrado perguntaram-lhe:

Onde estavas?

Não sabeis, diz Cristo, que eu devo estar sobr o negócio de meu Pai?

Como se ele dissesse: não se trata de qualquer trabalho ruim, mas para glorificar meu Deus, e promover a honra de meu Pai; este foi o meu trabalho.

Em outro lugar Ele nos diz, que era sua comida e bebida fazer a vontade de seu Pai.

Aqui estava uma pessoa diligente, porque quanto mais trabalhador você é, e quanto mais diligente nos assuntos da alma, mais parecido com Jesus Cristo você é.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/01/2023
Alterado em 02/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras