Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição

Parte 7

 

Agora, embora Deus exija uma grande dose de diligência de suas mãos nos assuntos de sua alma, no entanto, de jeito nenhum é pressuposto, como se você pudesse ter essa diligência pelo seu próprio poder nativo, mas pelo Deus que comanda sua força, e deve lhe dar força para fazer o que Ele manda.

"Reúne, ó Deus, a tua força, força divina que usaste a nosso favor".  Salmo 68: 28
Teu Deus ordenou tua força. O que então?

Pode um homem aplicar sua própria força?

Não, mas a oração segue; Fortalece, ó Deus, aquilo que tu nos ordenas.

Implicando que, embora Deus ordenasse sua força, eles não poderiam colocá-la em ação por seu próprio poder, mas fariam uma oração para apoiar o comando:

Senhor, tu ordenas que sejamos fortes, Senhor, confirma o que tu comandas.

De forma que, embora Deus clame por sua diligência e por sua força; no entanto você não pode aplicar qualquer força por seu próprio poder.

 

Sobre esta consideração, Agostinho tem esta passagem;

"quando tenho vontade, diz ele, de fazer o bem, não tenho poder; e quando tenho poder, não tenho vontade; e aqui eu vejo minha própria fraqueza, e que devo estar olhando para Cristo para obter força".

Você pode muito bem continuar o trabalho da Criação, como o trabalho de Conversão por sua própria força.

Você pode tanto conquistar um mundo de homens armados, sozinho, quanto vencer uma sugestão do diabo por seu próprio poder. Embora Deus exija sua obediência e aplique sua diligência, isso não supõe como se você pudesse fazer isso por sua própria força - mas, aquele Deus que ordena sua diligência, esse Deus deve incitá-la em você.

 

2. Quando Deus pede sua diligência em questões de preocupação com a alma, tome este cuidado; que você não cumpra seu dever de expressar muito zelo e diligência nos assuntos de sua alma, a menos que o faça de maneira correta e com o objetivo correto.

As pessoas pensam, que se puderem ser diligentes em ouvir, em ler, em orar e receber os sacramentos; que então cumpram seu dever e atendam ao comando de meu texto para serem diligentes.

Não, amado, você não cumpre seu dever para com Deus ao expressar diligência naquilo que é materialmente bom, a menos que o faça de maneira correta e com o objetivo correto.

 

Você tem um exemplo em Jeú em 2 Reis 10.

Ele era um homem trabalhador maravilhoso em muitos bons assuntos relativos à adoração de Deus; uma vez ele matou os adoradores de Baal, outra vez derrubou as casas onde eles adoravam e quebrou as imagens gravadas em pedaços.

Em outra hora ele chama Jeonadabe, para ver seu zelo pelo Senhor dos Exércitos. Diligente maravilhoso!

E, no entanto, tudo isso não foi feito de uma boa maneira, nem para o fim certo, porque foi feito pela metade, não completamente, pois, embora ele tivesse destruído as imagens de Baal,porém ele adorou os ídolos em Betel.

Então, não para o fim certo, porque ele não demonstrou seu zelo e indústria por qualquer referência à glória de Deus, mas apenas por um fim político; para se estabelecer em seu reino.

Mas Jeú não teve cuidado de andar de todo o seu coração na lei do Senhor , Deus de Israel, nem se apartou dos pecados que Jeroboão fez pecar a Israel. 2 Reis 10: 31
Para que você possa exercer tal diligência na leitura e audição e no recebimento do sacramento e assim por diante; no entanto, se não for feito de maneira correta e para um fim correto, você não cumpre o dever de meu Texto.

Para tomar isso como uma regra na divindade, que quando Deus ordena um dever, todas as circunstâncias incluídas no dever devem ser observadas, ou esse dever não é feito corretamente.

Como quando você ora, não deve deixar de fora uma circunstância ou qualidade exigida em uma oração; se for assim, Deus não aceitará sua oração, portanto aqui, Deus comanda sua divergência - se você não for diligente da maneira correta e para o fim certo, sua diligência não será correta.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/01/2023
Alterado em 08/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras