Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição

Parte 8

Estamos abrindo este parêntesis nas citações de Christopher Love, para apresentarmos esta nossa breve reflexão sobre a importância de refinar e aumentar a fé, sobretudo nestes últimos dias de grande incredulidade e apostasia no mundo inteiro.

Um fator muito importante que não pode ser portanto, desconsiderado pelo crente em sua caminhada verdadeiramente cristã, é o de que ele será colocado à prova por Deus em diversas situações aflitivas, para que não somente se arrependa continuamente, como também recorra ao Senhor para receber auxílio e estar em comunhão com Ele, alegre e grato em seu coração, no Espírito, sabendo que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus e, que estamos sujeitos enquanto neste mundo a gemer com o restante da criação, aguardando a redenção do nosso corpo, e a manifestação da glória a ser revelada na liberdade dos filhos de Deus, de todas as tribulações, aflições e ataques da carne, do diabo e do mundo, por ocasião da volta de nosso Senhor Jesus Cristo.

E, o que dará ao crente esta condição de se encontrar firmado na graça, com plena confiança no Senhor, nos maiores e mais sombrios vales, que seja chamado por Ele a atravessar, senão a fé?

Portanto, é preciso refinar e aumentar cada vez mais a fé, para que possamos suportar e ser achados firmes em toda e qualquer provação.

 

Assim, este combate da fé no qual o crente é chamado a se envolver, é antes de tudo um combate consigo mesmo, ao resistir à carne e aos poderes das trevas, nas muitas tentações a que está submetido deste outro lado do céu. Uma luta para receber graça junto ao trono da graça, em Jesus Cristo, para continuar confiando nEle, mantendo uma conduta e conversação santa por toda a sua vida; e para isto, confessando seus pecados, se arrependendo e se convertendo a Deus continuamente, para ser sempre achado caminhando na luz, e não nas trevas.

A fé aqui referida é a verdadeira, que é um dom recebido de Deus. Não se trata de confissão positiva, de afirmação de confiança meramente intelectual, etc. Mas, de uma viva posição na santidade de vida alcançada, sem recuar para um viver carnal, ou consentimento em um acordo mundano com a mente carnal, que busca os próprios interesses, e não exclusivamente a glória de Deus.

É um posicionamento determinado em guardar mediante a graça recebida e renovada diariamente pela negação do ego e do carregar da cruz, seguindo a Jesus, a preciosa comunhão espiritual que se tem experimentado com Ele, recebendo um coração puro, um espírito humilde, uma boa consciência e uma disposição em suportar toda e qualquer tribulação ou aflição, continuando na prática do bem e da execução dos deveres e meios de graça, como os da oração, meditação da Palavra, comunhão dos santos, etc.)

 

6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.

7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.

8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.

10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

12 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas." (I Timóteo 6: 6-12)

 

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/01/2023
Alterado em 14/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras