Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição – Parte 11

 

2. Diligência é exigida não apenas para obter graça, mas para mantê-la; e não é menos habilidade manter a graça, então, para obtê-la, existem tantas tentações em seu caminho. E então,

3. Para vigiar o coração, que conspira contra a sua graça e contra a sua alma: Prov. 4.23. Guarda teu coração com toda diligência, pois dele procedem as saídas da vida.

4. Ao examinar o coração: Salmo 64.6. O coração é profundo; e Salmo 77.6. Considerando tudo isso, você tem motivos para se esforçar em todos os assuntos da alma.

 

Tendo terminado assim esta Doutrina; Passo agora às Particularidades, às quais se aplica esta diligência. Seja diligente: Por que? Para ter certeza de seu Chamado e Eleição. De onde, a segunda observação que devo tirar, é esta:

 

Que os cristãos que professam o Evangelho devem empenhar-se em grande diligência para assegurar que suas almas sejam efetivamente chamadas e eleitas para a eternidade. Esforce-se para garantir a sua Chamada e Eleição.

 

Agora, eu não posso lidar com esta Doutrina em sua maior parte, mas devo necessariamente dividi-la em partes, e lidar com ela pedaço por pedaço, para que eu possa dar a vocês a força de toda a Observação na Aplicação dela. E vendo que o Chamado está na frente, vou tratar disso em alguns sermões. E o Ponto a partir daí, será este:

Que os cristãos devem empenhar-se muito para ter certeza disso para suas almas, de que são efetivamente chamados.

 

Amado, este é um ponto muito material sobre o qual estou agora, especialmente nesta era enganosa, em que os homens se lançam no vale da presunção, em que muitas vezes os homens têm fé na confiança, e Cristo na confiança. É conveniente que você que vive sob o Evangelho, experimente a sua vocação pelo Evangelho, seja ela verdadeira ou não; pode haver um Chamado externo, quando não há nenhum chamado interno pela operação do Espírito em seu coração.

 

Na gestão deste Ponto, devo mostrar-lhe essas três coisas.

 

Primeiro, o que é um chamado eficaz.

 

Em segundo lugar, porque é necessário que vocês empreguem muita diligência para tornar o seu chamado seguro para as suas almas.

 

Em terceiro lugar, por quais características ou descobertas você pode ter a certeza em seu próprio coração de que é efetivamente chamado.

 

Primeiro, o que é chamada eficaz ou efetivo. Você diz que devemos ter certeza, portanto, qual é a natureza disso? Como resposta, você pode pegar esta descrição dele.

 

O Chamado Eficaz é o fruto da Eleição de Deus, por meio da qual Deus, por sua livre graça, opera uma mudança maravilhosa no coração de uma pessoa Eleita, pela operação interior do Espírito acompanhando o Ministério externo da Palavra; em virtude disso, a alma é trazida do domínio do pecado e de Satanás a um estado de graça, e assim feita adequada para o desfrute de Deus na glória.

Somente nesta descrição há quatro diferenças estabelecidas para distinguir o Chamado eficaz daquele Chamado comum ou externo que os homens ímpios têm pelo Ministério da Palavra.

 

1. Chamado eficaz na descrição, é dito ser um fruto da Eleição de Deus; mas o Chamado externo ou geral é fruto apenas da providência comum. Deus, por meio de uma provisão que governa sobremaneira, envia o Evangelho entre um povo, e assim os chama a uma submissão e conformidade exteriores; mas o Chamado eficaz é um fruto da Eleição de Deus.

 

2. É dito na descrição, que a Chamada Eficaz muda o coração, por meio da qual Deus opera uma mudança maravilhosa no coração; mas uma Chamada externa de maneira alguma atinge o coração, somente opera algum tipo de alteração civil ou comum na vida .

 

3. Diz-se: Chamada Eficaz é aquela forjada pela operação interior do Espírito que acompanha o exterior ministério da Palavra; ao passo que um Chamado Externo é somente pela Palavra, mas não há obra salvadora interior do Espírito em absoluto.

 

4. A Chamada Eficaz é aquela que vence o pecado; mas as chamadas externas são apenas externas para os atos de pecado. Na verdade por um link externo a chamada pela palavra pode ter esse poder sobre um homem, como para conter atos visíveis e externos do pecado, mas de maneira nenhuma funciona sobre a inclinação para tirar o afeto pelo pecado; enquanto o Chamado eficaz atua sobre o coração e atua para subjugar e destruir o poder do pecado, bem como suas ações.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras