Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição – Parte 13

 

Em terceiro lugar, os cristãos devem trabalhar para garantir isso, porque quanto mais seguro você estiver de seu chamado eficaz, mais ele aumentará sua paz interior e conforto, 1 Pedro 1.8. No qual, crendo, vocês se regozijam com alegria indizível e cheia de glória. É muito observável que em todas as epístolas do novo Testamento, onde o apóstolo fala de sua vocação eficaz para serem santos, no versículo seguinte ele os saúda com estas palavras: Graça e paz sejam convosco, 1 Coríntios 1.2. Vocês são chamados para serem santos; Graça e paz estejam com você. Rom 1.6, 7. Chamado a ser Santo, graça e paz sejam multiplicadas para você; e assim em cada epístola além disso; a nota que quando um homem é eficazmente chamado, mais garantia ele tem da sua vocação, mais paz que ele tem em sua própria consciência.

 

Em terceiro lugar, quais são os caracteres ou descobertas, em que minha alma pode ter certeza que eu fui eficazmente chamado por Jesus Cristo?

 

Se o Senhor operou em você os efeitos salvadores ou concomitantes, que normalmente acompanham aqueles que são assim efetivamente chamados; você pode ter um selo e uma garantia em seu próprio coração de que você também é efetivamente chamado. Amado, não cabe aos Ministros lisonjear você: há muitos no mundo, mas poucos são chamados; há muitos que são chamados, mas poucos são eleitos; e, portanto, não se lisonjeie. Se, ao tentar, você descobrir que não está no número dos chamados de Deus, vá para casa e chore sua propriedade não regenerada e não convertida. Mas antes de poder falar sobre esse método, devo primeiro estabelecer alguns erros que são mantidos por mentes errôneas sobre o método que Deus usa para chamar um pecador para seu lar.

 

O primeiro erro é dos pelagianos, que afirmam que um homem é capaz de chamar e converter-se. Agora, esta opinião exclui e justifica a Deus de ter qualquer mão nisso; eles dizem que um cristão é capaz de chamar e converter-se, tendo apenas a concordância geral e assistência de Deus.

 

2. Dos arminianos, e eles sustentam isso: Que a chamada eficaz consiste apenas em persuasões morais, e pode ser resistida pela pessoa que é assim chamada; e que um homem sendo chamado em um estado de graça, pode cair de sua vocação e cair de sua graça, e assim não ter nenhum lucro com sua vocação; o que é uma opinião muito incômoda: e certamente Deus nunca tomaria este método ao chamar Seu povo.

 

3. A dos papistas; e eles dizem que Deus chama e ordena um pecador para a glória, mas isso depende da previsão de suas boas obras. Deus previu quão bom e santo o homem seria e, portanto, Deus escolheria e o chamaria para a glória: Mas isso não tem fundamento nas Escrituras.

 

4. O dos familistas; e eles afirmam que o método de Deus em chamar um pecador não é pelo ministério externo da Palavra, senão por Arrebatamentos e Revelações, e por inspirações divinas e maneiras extraordinárias de trabalhar. Mas este não é o método usual de Deus, embora Deus às vezes tome esse caminho, como fez com Paulo, que foi chamado assim de uma maneira extraordinária: No entanto, esta não é a regra comum de Deus.

 

5. Há outro erro, e é aquele daqueles que impõem a necessidade de tais medidas de horror e terror legal sobre as consciências dos homens, do contrário eles nunca poderão ser salvos. Às vezes, os ministros têm sido tão duros de vez em quando (embora não tenham nenhum motivo para culpá-los como se pretende), mas às vezes surgem chicotadas, que os homens devem ser tão humilhados, em tal medida, e tão longamente para a duração. Agora, este não é o método de Deus para exigir medidas, mas um grande erro sobre a maneira de Deus chamar um pecador; embora eu deva confessar, este é o mais próximo de todos os cinco, daquela regra que Deus toma ao chamar um pecador à glória. Tendo assim estabelecido os erros, é mais fácil agora descobrir a verdade.

 

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras