Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição – Parte 15

 

Há um discurso, em Jó 36.9, 10. Ele primeiro mostra aos homens suas obras e suas transgressões que eles excederam; e então ele abre seus ouvidos para disciplinar e ordena que eles recuem do mal. Observe, então o Senhor o faz, quando os faz ver suas transgressões, que eles excederam. Agora, você viu que você se excedeu em suas paixões e em seu orgulho? Você viu o pecado ser excessivamente pecaminoso? Esta é a primeira obra de Deus; e felizes são vocês que são trazidos para a Escola de Cristo, que Cristo leva este Método com ele.

 

Depois que Deus colocou uma luz na alma, para fazer você ver a pecaminosidade do pecado; então Deus fixa esses pensamentos na alma, para torná-lo consciente da grande miséria a que seus pecados o trouxeram; para clamar com Paulo, Rom 7.24. Desventurado homem que sou, quem me livrará deste corpo de morte? Lá Paulo clama em sua miséria, por causa daquele corpo de morte, a pecaminosidade de sua natureza, que ele confessa o incomodou tanto como se um cadáver devesse ser amarrado ao seu corpo vivo;  aludindo à custódia dos romanos, ao punir malfeitores notórios, o que ele considera uma punição das mais dolorosas. Por que amado, você já viu isso? Você já viu aquela miséria que o pecado tem trazido sobre você? Que o pecado o destruiu da justiça, roubou-lhe o seu Deus, baniu-o da sua presença, intitulou-o para o inferno e tornou-o objeto da Sua ira? Agora você estava ciente dessa miséria? Este é o método de Deus, para fazer você ver sua miséria por causa do pecado.

Deus coloca a alma em uma espécie de espanto espiritual, de que o pobre pecador não sabe para onde ir, que curso tomar, que caminho tomar, como ele pode obter perdão por seus pecados e recuperação de sua miséria. Isso você acabou de mencionar como o método de Deus, Atos 2.37. sobre 3000 de uma vez, “homens e irmãos, o que devemos fazer para ser salvos?” Ficaram até pasmos com a palavra forjada sobre eles e viram Jesus Cristo crucificado por ser seu pecado; e agora eles clamam com grande espanto, homens e irmãos, o que devemos fazer para ser salvos? Quando Deus chama efetivamente um homem, ele o deixa um pouco por conta própria, para que não saiba para que lado se voltar. Agora, quando falo de espanto espiritual, não me engane; porque primeiro, eu não pressiono tal medida de humilhação, nem tal medida de problema de mente, quão grande deve ser.

Em segundo lugar, não pressiono a duração disso, quanto tempo deve ser; que você deve ser tão longo.

Nem em terceiro lugar, insisto numa necessidade absoluta disso, como se um homem não pudesse ser chamado sem isso. Na verdade, lemos sobre Lídia, que seu coração foi aberto, e ela nunca se preocupou nem se espantou; e Deus às vezes funciona assim de uma maneira extraordinária; mas eu pressiono isto, que normalmente, é o Método de Deus em alguma medida ou outra, em algum momento ou outro, para colocar seu Povo em tal contrição que eles não saibam qual seria a maneira de se transformarem. E assim foram aqueles 3.000, em Atos 2. Eles não podiam dizer o que deveriam fazer para serem salvos.

 

E aqui, além disso, se você me perguntar: Com quem Deus mais do que tudo faz este procedimento, para colocá-los em tal assombro espiritual; para colocá-los em horror e terror sobre sua propriedade eterna?

Eu respondo: primeiro, aqueles que viveram em um curso de profanação antes da conversão; deixe-os cuidar disso: se você tem sido um pecador nodoso e corajoso contra Deus, Deus deve dar-lhe muitos golpes antes que possa lhe martelar à sua própria vontade. Você que tem sido culpado de embriaguez e da culpa do adultério, ou da quebra do sábado de maneira grosseira e licenciosa, que fizeram deste mundo um palco para se praticar a maldade, olhe para isso; não te glories da tua vocação: se Deus não te trouxe desta forma, tens fundamento para suspeitar que ainda não foste chamado.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras