Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição – Parte 16

 

Aqueles que antes da Conversão estavam perdidos em suas vidas, se não encontrarem esse assombro espiritual, é improvável que sejam chamados.

E, portanto, eu realmente suspeito de seu Chamado, que pode saltar de um curso de Profanação para um curso de Profissão; que pode saltar de um curso de Malignidade para o deleite de ouvir Sermões e amar os Pastores. Vocês que foram opositores da divindade, se vocês não mostrarem um trabalho eminente em sua conversão, eu suspeito muito, sejam vocês convertidos ou não: porque é o Método usual de Deus.

 

2. Você que muitas vezes resistiu e ainda resiste ao chamado de Deus; aquele Sermão após Sermão, e convite após convite, não teria sucesso sobre você; você olha sobre você; Deus lhe dará muitos golpes, Deus irá enviar-lhe muitas horas tristes, antes que ele traga para você a Sua paz.

 

3. Aqueles que frequentemente pecaram contra a Consciência, que fazem por assim dizer que a Consciência foi perdida; que são pródigos em pecar, não se importando em pecar contra tanta luz, e tanta convicção. Amado, você não terá uma vinda tão fácil para o céu: Deus primeiro colocará muitos aguilhões sobre você, e arrancará gemidos pesados ​​de você. Davi diz: Por causa dos teus terrores estou com medo, e meus ossos estão secos. Você está sujeito ao maior horror e espanto dos que pecam contra a Consciência. E ainda,

 

4. Quando Deus fez assim, fez você ver a natureza agravada do pecado, mostrou a você sua miséria por causa do pecado, e o trouxe a tal condição que você não pode dizer como ser salvo; então este é o Método de Deus, para tirá-lo de seu próprio fundo, afastá-lo do descanso de deveres, afastá-lo da dependência das graças e afastá-lo de tudo em seu ser. Esta foi a obra de Deus em Paulo, Fp 3.9, 10. Fui, diz Paulo, circuncidado no oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamin, hebreu de hebreus; isto é, meu pai e minha mãe eram hebreus; e então? E eu estava, tocando a Lei, inculpável. Observe, ele estava tão firme sobre as próprias pernas, sobre o próprio fundo; que ele se considerava um homem santo, um homem sem culpa com relação à lei. Mas agora, diz ele, que as coisas que eram para ele ganho, considerava agora perda para ganhar a Cristo; sim, considerava todas as coisas perdidas para ser achado em Cristo, não tendo a sua própria justiça. Aqui, antes da conversão, Paulo dependia de sua vida santa e procedimento honesto; mas agora que havia se convertido, e viu sua loucura; agora deseja ser achado em Cristo, não tendo justiça própria. Veja como Deus desvencilhou Paulo de qualquer bondade em si mesmo, para fazê-lo descansar em Jesus Cristo: e esta é a obra de Deus contigo; ele te libertará de ti mesmo e te fará ver que não podes ser o teu próprio Salvador.

 

5. Depois de te libertar de ti mesmo, ele te coloca em anseios sinceros e interesse por Jesus Cristo. Quando a pobre alma tiver saqueado seus deveres e for a este Ministro, e ao outro Ministro, para ficar satisfeita; e ele vê que os deveres não podem ajudá-lo, e a oração não o ajudará; agora ele pensa, eu não vejo ninguém além de Cristo para reclinar minha cabeça: e eu não vejo ninguém exceto um Cristo ao qual devo recorrer. E agora ele anseia tanto por Cristo, que se todas as pedras nas ruas fossem de ouro, e todas a construção de sua casa era de diamantes, e todas as suas vestes enfeitadas com pérolas; nada disso deve interromper ou impedi-lo de correr atrás de Jesus Cristo; e isso, como eu posso dizer, é a segunda obra de Deus: os três primeiros podem estar em homens ímpios, eles podem ver seu pecado e miséria ali, e estar em um labirinto sem saber que caminho seguir: mas estes dois são uma forma além dos ímpios; eles nunca se desabotoaram, nem jamais tiveram qualquer desejo ou aspiração por Cristo.

 

6. É o método de Deus depois de tudo isso, fazê-los encontrar abundância de contentamento e aquiescência em Jesus Cristo; para que tenham ocasião de dizer: Vejo que coloquei minha ajuda em alguém que é poderoso; eu vejo que eu tenho crido naquele que é capaz e disposto a me fazer o bem. 2 Tes. 2.16. Ele nos deu consolo eterno e boa esperança por meio da graça.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras