Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição – Parte 17

 

E agora amados, tendo falado dessas coisas, como muitos na Congregação têm ficado para trás, com quem por acaso o Senhor não usou  nenhum desses métodos com as suas almas?

Ó senhor, não sou capaz de dizer-lhe sua miséria, mas peço-lhe que preste atenção e não fuja em sua alma na presunção e nas persuasões infundadas; para acreditar, estes são métodos que Deus comumente usa com a maioria das almas para trazê-los para a Glória.

 

Terminada a primeira parte da descoberta, em relação ao método que Deus leva com aqueles a quem ele efetivamente chama. Passo agora para a segunda forma de descoberta, ou seja, por aqueles concomitantes salvadores, que fazem e acompanharão uma alma que é efetivamente chamada: e esses efeitos salvadores, eu devo reduzir para menos de oito cabeças.

 

Primeiro, um homem eficazmente chamado por Cristo, ele ama sem dúvida a Palavra de Deus e o Ministro que pregou aquela Palavra que Deus usou como instrumento de sua chamada. Primeiro, eu digo, ele vai adorar a palavra, João 8.47. Aquele que é de Deus (isto é, aquele que é chamado por Deus) ouve a Palavra de Deus, portanto você não é de Deus, porque não ouve a sua Palavra. Aí a Escritura nos diz que aqueles que são de Deus, efetivamente chamados por ele, ouvem sua Palavra com abundância de deleite e abundância de alegria e amor. Portanto, 1 João 4. 5, 6. Quem é de Deus nos ouve, quem não é de Deus não nos ouve. E, portanto , David,quando ele iria evidenciar uma obra de Deus em seu coração, Salmos 119.14. Tua palavra, diz ele, é uma grande riqueza para mim. E como se ele não valorizasse riquezas comparavelmente ​​à Palavra, verso 72. Amo a tua palavra mais do que milhares de ouro e prata.

Amado, se você é convertido e chamado por Jesus Cristo, você amará a Palavra de Deus, que foi um instrumento do seu Chamado. Portanto todos vocês que rejeitam o Evangelho, que não suportam que a Palavra venha com poder sobre suas consciências; todos vocês que estão cansados ​​das ordenanças e não encontram mais sabor em uma ordenança de Deus, então (como disse Jó) não há gosto na clara de um ovo; este é um argumento que você ainda não foi chamado.

Qual é a razão de um homem acordar cedo, ir longe, se esforçar e muitas vezes para atender a seus próprios negócios legais, e tudo para desfrutar a Palavra: quando outro homem passa pela porta da igreja, e por acaso for a uma taverna, e não irá para ouvir a Palavra de forma alguma? Qual é o motivo? Um é chamado pela Palavra e o outro não; um é chamado pela Palavra e, por isso, a ama, outro não é chamado, e isso o faz negligenciá-la.

 

2. Ele não ama apenas a Palavra, mas também o ministro que, pregando a Palavra, foi instrumento de sua conversão. E, portanto, é observável, o que alguns teólogos observam, que de todos os homens sobre os quais lemos nas Escrituras, nenhum homem amou tanto a Paulo quanto Timóteo. Pois não tenho homem com a mesma opinião, diz Paulo, Fp 2.22. Nenhum homem que se importou tão naturalmente com ele, e com a Igreja de Deus, como ele; pois como um filho a seu pai me serviu. E qual é o motivo? Por que Paulo foi o instrumento da conversão de Timóteo, e Timóteo sendo um Minister, e chegando a um grande momento na graça, ele pensava que de todos os argumentos no mundo, isso deveria induzi-lo a amar Paulo, porque Paulo foi o Ministro que o converteu: por isso ele o chama (1 Tim 1.2) seu amado filho na fé. E, portanto, quando o apóstolo atrairia o amor dos coríntios para si mesmo, e os ministros de Cristo que eram o meio de sua vocação, ele insistia neste fundamento, que eles foram os meios que os geraram a Cristo Jesus, 1 Cor 4.1 em comparação com verso 15, 16. Que os homens nos considerem, como ministros de Cristo, e como mordomos dos mistérios de Deus. Por que os homens deveriam considerá-los tanto? Pois (verso 15), embora você tenha dez mil instrutores, ainda não tem muitos pais; pois em Cristo Jesus eu gerei você por meio do Evangelho. Nisto ele tiraria seu amor por ele, porque ele foi o primeiro instrumento que os converteu.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/02/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras