Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

As Promessas para a Santificação Total

 

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundície, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus." [2 Coríntios 7:1]

 

O Cristianismo se visto corretamente, é um remédio adequado às necessidades do homem caído. O homem perdeu tanto o favor quanto a imagem de Deus - e o Evangelho o restaura a ambos; primeiro a seu favor, e depois à sua imagem.

A promessa feita a Adão no Paraíso, de que "a Semente da mulher feriria a cabeça da serpente", foi dada sem qualquer preparação de coração, da parte de Adão; sim, totalmente sem ser solicitada.

De fato, não foi dado pessoalmente a Adão, mas fazia parte do julgamento denunciado contra a serpente que o havia enganado.

14”Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selvagens; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida”.

15”Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.  [Gênesis 3: 14,15]

Assim, na passagem diante de nós, as promessas no final do capítulo anterior são dadas livremente aos filhos dos homens, e a santificação que se segue deve ser o fruto e o efeito das promessas apreendidas por eles, e aplicadas às suas almas.

Para colocar este assunto em uma luz clara, vamos mostrar,

I. A natureza e extensão da santificação exigida de nós.

A santificação não é uma mera remoção do mal da alma, mas uma renovação positiva de todo o homem. É estabelecida em nosso texto como:

1. A mortificação de todo pecado

Como o homem consiste em duas partes, carne e espírito, o pecado reside em ambos e os contamina, portanto é distinguido em imundície carnal e espiritual; o primeiro assemelhando-nos às bestas, e o segundo ao grande inimigo de Deus e do homem, o diabo, como nosso Senhor disse:

"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos." [João 8: 44]

 

Por "a imundície da carne", entendemos todos os pecados que surgem e são praticados pelo corpo; como luxúria, intemperança, preguiça.

Por "a imundície do espírito", entendemos aqueles pecados que são mais independentes do corpo e têm sua residência adequada na mente; como orgulho, inveja, malícia, raiva, vingança, descontentamento, cobiça, engano, impenitência, incredulidade, e inúmeros outros males.

Mas, de tudo isso devemos ser purificados. Se alguém for retido voluntariamente, deliberadamente, habitualmente, isso contaminará e destruirá completamente a alma, como Deus disse:

"Se alguém contaminar o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado". [1 Coríntios 3: 17]

 

É inútil alegar que Deus lhes deu paixões, e que eles não são capazes de contê-las, pois Deus nos permitirá contê-las, se clamarmos a Ele por ajuda!

Ele declarou que "Sua graça nos bastará".

Tampouco, por outro lado, alguém deve pensar bem de si mesmo, meramente porque não se entrega a nenhuma luxúria corporal grosseira, pois ele pode estar "satisfazendo os desejos da mente em grande extensão", mesmo enquanto restringe "os da carne.

“entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”.  [Efésios 2: 3]

 

A indulgência das concupiscências espirituais não é menos odiosa aos olhos de Deus, do que as gratificações que são mais vergonhosas aos nossos olhos.

Um cristão orgulhoso, um cristão apaixonado, um cristão descontente ou um cristão incrédulo é uma contradição tão palpável quanto um cristão bêbado ou lascivo.

Maus temperamentos e disposições de qualquer tipo devem ser subjugados e mortificados; se apenas um reina na alma, somos cristãos apenas de nome, e não de fato e de verdade:

“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”.  [Gálatas 5: 24]

 

Quisera Deus que os cristãos professos considerassem isso mais atentamente! É um erro grave imaginar que quaisquer noções por mais bíblicas que sejam, ou quaisquer virtudes, por mais especiosas que sejam, serão de alguma utilidade desde que, se o temperamento maligno permanece em nós, não mortificado e não subjugado.

"Se considerarmos a iniqüidade em nossos corações (seja qual for), o Senhor não nos ouvirá."

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 22/02/2023
Alterado em 21/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras