Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Atraídos pelo Amor e para o Amor

 

Raramente se encontra quem pese devidamente, algo da profundidade da importância do conhecimento experimental de nosso Senhor Jesus Cristo, por parte daqueles que são salvos por Ele.

A razão disso está em nossa própria condição finita, que consequentemente nos leva a ter uma compreensão em parte de todas as coisas, sobretudo daquelas que são espirituais e eternas, conforme se encontram na Pessoa daquele que somos chamados a nos conformar à Sua exata imagem e semelhança, tanto no que respeita ao seu caráter santo quanto às suas virtudes.

E, como no dizer do apóstolo, quem é suficiente para isto?

Mas, pelas Escrituras podemos rastrear pelo menos um pouco desta realidade sobrenatural e transcendente, uma vez que nos foram reveladas pelo Espírito Santo, e pelo mesmo Espírito podem ser por nós discernidas naquilo que nos é dado e permitido compreender.

 

Uma das realidades é a de que todo aquele que é atraído a Cristo, pelo Pai, para que seja convertido a Ele, tal atração é feita pelo amor e para o amor ágape divino, que liga o crente a Jesus, de modo a ficar cada vez mais apaixonado pela beleza da Sua santidade, e cativado por Ele a prosseguir neste caminhar para o Alto, em busca de maiores graus de santificação, pelos quais é capacitado a ter um amor ainda maior pelo Senhor, que o leva a renunciar a tudo quanto seja e tem, para conquistá-lo plenamente.

E neste crescimento em amor, o crente vai sendo transformado à imagem de Jesus, de forma que se estabelece uma união de tal forma a Ele, que até mesmo estará desprendido da própria vida física para poder ser inteiramente absorvido pelo Amado - isto explica a necessidade de o crente crescer na graça e no conhecimento de Jesus, para que o propósito eterno de Deus se cumpra em sua vida.

“7 E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

8 Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.

9 Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?

10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.

11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,

12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4: 7-16)

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/03/2023
Alterado em 20/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras