![]()
Um Encorajamento ao Arrependimento
Uma pessoa sob convicção de pecado tende a temer que Deus não a receba com misericórdia. Isso também não é sem razão, quando consideramos o quão terrivelmente nos afastamos de nosso Deus. Embora "nele vivamos, nos movamos e existamos" e estejamos obrigados por todos os laços possíveis a obedecê-Lo e honrá-Lo - muitos meros professantes "o desprezaram, não reconheceram sua autoridade, e viveram sem Ele no mundo. "Por que razão despreza o ímpio a Deus, dizendo no seu íntimo que Deus não se importa"? Salmo 10:13 "naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo". Efésios 2:12 E disseram a Ele em seus corações: "Afasta-te de mim; porque não desejo o conhecimento dos teus caminhos", Jó 21: 14 Eles o "esqueceram completamente", e desejaram que "não houvesse Deus"; ou, pelo menos que, quanto às suas reivindicações sobre nós, Ele pudesse "desaparecer diante de nós”. "Acaso, se esquece a virgem dos seus adornos ou a noiva do seu cinto? Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta". Jeremias 2: 32 Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; Isso é merecido por todos, portanto poderia muito bem ser apreendido por todos, se Deus, por sua misericórdia ilimitada não tivesse nos garantido sua disposição de receber penitentes que retornassem a Ele. Mas, Deus declarou que, se nos aproximarmos dEle, Ele se aproximará de nós. "Ele não desprezará a oração do pobre desamparado, Salmo 102: 17," ou "expulsará qualquer que vier a Ele" em nome de seu Filho." João 6: 37 Por maiores ou prolongados que tenham sido seus pecados, Ele não retirará deles sua misericórdia. Atenta do céu e olha da tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias se detêm para comigo! Is 63:15 Sim, "Ele rasgará os céus e descerá!", Isaías 64:1 E, “ao seu clamor ele responderá: Aqui estou"! Isaías 58: 9 Mesmo antes que a súplica seja pronunciada, Ele responderá. "E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei". Isaías 65: 24 Charles Simeon Nota do Tradutor Este texto se baseia em Tiago 4: 4-10: "4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? 6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará."
A triste condição pecaminosa em que muitos se encontravam na Igreja nos dias de Tiago, entristecia o coração do apóstolo e muito mais o de Deus, pois aqui se tratava de um Pai em relação a seus filhos, e no de Tiago, o sofrimento de um irmão. Um Pai amoroso, santo e fiel como o nosso Deus, nos chama constantemente ao arrependimento para que possamos retornar à comunhão com Ele, e assim encher o Seu coração de alegria, em vez de tristeza pelos nossos pecados. Ele é cheio de terna misericórdia e com Ele está o perdão, com que nos restaura constante e abundantemente, para que O temamos como convém, dando-lhe a honra merecida de Pai perfeito que é, e que por isso sempre procuraremos nos desviar dos maus caminhos, e confessar a Ele, com choro e lamento, os nossos pecados, mais para alegrar o nosso Pai, do que para acharmos alívio e livramento do castigo merecido. "Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo." (Tiago 5: 11) "Se observares, SENHOR, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? "Contigo, porém, está o perdão, para que te temam." (Salmo 130: 3, 4)
Deus é abundante em perdão em relação a Seus filhos, porque em vez de esmagá-los com Sua autoridade e poder com vistas ao pecado, e O temerem, Ele os chama ao arrependimento e os perdoa, para que não somente O temam, mas também O amem, pois que alegria pode haver para nós e para o Senhor, quando falta uma sincera comunhão amorosa e santa da nossa parte em relação a Ele, por causa dos nossos pecados não confessados e deixados?
Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 29/04/2023
Alterado em 20/10/2023 Comentários
|