Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Videira

 

A videira é a árvore frutífera, à qual José é comparado.

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro”.  Gn 49: 22

Como então, "o poço" representa o Espírito Santo com suas influências secretas e operações divinas sobre a alma, então a "PAREDE" representa o Senhor Jesus Cristo.

Mas, talvez você me pergunte; por quê?

Você não vê que este muro é necessário para sustentar a videira, para levantá-la do chão?

Pois, Jesus é o único apoio da alma crente!

 

A videira é naturalmente uma planta que rasteja; não possui um tronco autossustentador que como o carvalho, ou o cedro possa subir de si mesmo para o ar, mas precisa de apoio contínuo, desde o início de seu crescimento.

Assim é com a alma recém-nascida - ela precisa de apoio desde seu nascimento, ou de outra forma se arrasta no pó, onde pode ser pisada, machucada, esmagada, e sua própria vida destruída pelas bestas selvagens, porém há uma parede construída de propósito, contra a qual o tenro broto pode ser apoiado.

Agora, no momento em que ela começa a crescer, descobre que há uma parede, um suporte sobre o qual ela pode se inclinar, e a essa parede ela se agarra instintivamente com todo o ardor e tenacidade de sua vida jovem, mas vigorosa.

Se você assistir ao ramo que assim cresce, verá anexado a ele o que são chamados de ganchos. Eles se estendem aqui e ali, como se estivessem procurando algum apoio sobre o qual se fixarem,e no momento em que encontram, se agarram a ele.

Assim é com um filho de Deus; ele está em si mesmo tão fraco, como o broto tenro; sua tendência é ficar no pó, não porque ame o chão, mas porque ama a parede - ele não pode mais ajudar a si mesmo, nem se levantar, como a mulher possessa de um espírito de enfermidade por dezoito anos.

“E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se”. (Lucas 13: 11)

 

Assim que ele encontra algum apoio, por qualquer descoberta ou manifestação de Cristo à sua alma, como filho de Deus, então a esse apoio ele se aferra com toda a tenacidade com que um homem afogado se agarra ao ramo de uma árvore que paira sobre o rio.

Quão adequada é a “PAREDE” para levantá-lo, evitando que rasteje no chão, ou seja pisado na lama pelo pecado e Satanás!

 

 

J.C.Philpot
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/05/2023
Alterado em 20/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras