Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Eternidade

Apocalipse 22

 

Depois do Grande Julgamento do Trono Branco, somente a Trindade, os anjos eleitos, e os santos resgatados permaneceram no terceiro céu, que é a habitação do Deus Altíssimo. 

O universo designado por céu e a terra que hoje existem foram inteiramente destruídos, e Deus fez um novo céu e uma nova terra. 

Os inimigos de Cristo, tanto anjos quanto homens foram lacrados para sempre no lago de fogo, onde sofrerão agonias e tormentos eternos. 

Jesus trouxe a Nova Jerusalém, desde o terceiro céu até a nova terra criada, onde não existe mais nenhum pecado, como já dissemos.

Então, o próprio Deus desceu à terra, para viver para sempre com o homem resgatado.

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.

“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”.

“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.    [Ap 21: 1-3] 

 

A vida no estado eterno está perfeita; não há mais morte, nem luto, nem choro ou dor.

 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. [Ap 21: 4]  

 

Então, se cumprirá a palavra: 

“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” [Is 65: 17] 

Quando Pedro se refere ao novo céu e à nova terra, a palavra utilizada no grego é kainos, que significa “novo” em qualidade, não “novo” em cronologia, nem tampouco em ordem, mas “novo” em qualidade, diferente, um gosto que nós nunca conhecemos antes.    

Nesta nova terra habita a justiça plena e perfeita, conforme é citado.

 “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”. [II Pe 3: 13] 

 

Uma justiça permanente, inalterável. Este é o mundo que nós esperamos. Este é o mundo que nos foi prometido em Jesus Cristo; e é isso que Deus tem preparado para aqueles que O amam. 

O Senhor mesmo será a luz deste novo mundo, conforme se lê;

“Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória”. [Is 60: 19]

“A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada”. [Ap 21: 23]

“Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”. [Ap 22: 5]

 

Uma luz de glória espiritual e eterna que jamais acaba. 

O sol é um corpo físico natural, que se gasta ao longo do tempo, mas a luz de Deus é eterna.    

Lemos, também: 

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.

“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”.

“Então ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles”. [Ap 21: 1-3]

 

Veja que a habitação de Deus está entre os homens - e pensar que tudo isto começou com uma nova criação espiritual, realizada ao longo dos séculos pela conversão de milhões de pecadores a Cristo. 

A isto se refere Tiago, dizendo que todos os pecadores que estão sendo transformados em santos pelo poder de Jesus são as primícias desta nova criação de Deus, porque o novo céu, a nova terra e tudo o mais que Ele criará virão somente em seguida ao fechamento, ao número dos que devem ser salvos completamente.

 “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas”. [Tg 1: 18]

 

Somente o Senhor é digno de todo o louvor e toda a glória, porque somente Ele, pelo Seu próprio poder pode realizar e trazer à existência todas estas coisas. 

Tudo isto teremos recebido por graça, simplesmente por meio da nossa fé em Cristo. 

Todo o mérito é, portanto do Senhor; por isso devemos adorar o Seu santo nome por toda a eternidade. 

Maranata! Vem, Senhor Jesus!

Pr Silvio Dutra

Este comentário sobre o livro de Apocalipse inclui citações do Pr John Macarthur

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 22/05/2023
Alterado em 19/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras