Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Perseverança e Salvação

 

 

Se a salvação da alma consistisse, apenas em um dia de nossas vidas dizermos que cremos que Cristo é o Senhor e Salvador, e que daí por diante continuássemos nos mesmos costumes que sempre tivéramos antes, a salvação seria algo fácil e sendo obtida pela grande maioria da humanidade, contra a afirmação de Jesus de que são poucos, comparativamente, os que são salvos, e que muitos se esforçariam para entrar no reino de Deus e não conseguiriam.

E qual o motivo disso, senão o de que o salvo é eleito para a santificação do Espírito Santo, a qual demanda perseverança até o fim, para a plena certeza da salvação e confirmação da eleição.

Esta é a razão de serem muitas as exortações bíblicas no sentido de que sejamos perseverantes na santificação até o fim, crescendo em graça e no conhecimento pessoal de Jesus, em comunhão em espírito com Ele, permanecendo na Videira Verdadeira, para que no tempo próprio possamos dar os frutos de justiça esperados por Deus.

De tal forma a pregação e ensino do evangelho foram desfigurados em nossos dias, que um ponto tão importante a ser destacado, como o da importância da perseverança até o fim para a salvação tem sido negligenciado, de modo a colocar em risco a necessidade da busca da obtenção da certeza, de termos sido de fato, salvos por um viver perseverante na fé e na prática das boas obras, pela evidência da ação do Espírito Santo em nossas vidas.

 

A mulher de Ló olhou para trás e se arruinou, e somos alertados pelo Senhor Jesus, que aquele que lança mão do arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus.

Que alerta é este, senão o da necessidade que temos de perseverar em um viver piedoso real, e não apenas aparente e formal, por um constante viver e andar no Espírito Santo, de modo a não negligenciarmos jamais a necessidade de lutarmos contra o pecado, despojando-nos do velho homem, e revestindo-nos da nova criatura, isto se de fato fomos regenerados pela graça mediante a fé em Jesus.

Se fomos a inclinação para o Espírito, a rejeição e luta da inclinação para a carne passará a ser uma constante em nossa experiência de vida, através do processo da santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Não é verdadeira a afirmação de que temos certeza da nossa salvação, quando não vivemos em conformidade com a santidade de Deus, antes conforme este mundo, amando o mundo, e vivendo de modo mundano e carnal.

 

Os alertas que temos em toda a Palavra de Deus, para perseverarmos em um viver santo para a certeza da salvação são muitos, e deveríamos estar muito interessados no bem-estar eterno de nossa alma, vigiando e orando em todo o tempo para não cairmos.

“12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.

13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24: 12,13)

 

“35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” (Hebreus 10: 35, 36)

 

Romanos 2:

“1 Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.

2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.

3 Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?

4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?

5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,

6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:

7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;

8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.

9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;

10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.

11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.

12 Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.

13 Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

14 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.

15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,

16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.

17 Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;

18 que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;

19 que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas,

20 instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade;

21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?

22 Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos?

23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?

24 Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.

25 Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão.

26 Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão?

27 E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.

28 Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.

29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.”

 

Há uma carreira proposta para ser vencida pelo crente. Vigilância e oração constantes para permanecer em santificação em amor são ingredientes essenciais entre outros, como por exemplo a meditação e prática da Palavra de Deus, para que possamos perseverar na fé em Jesus, vencendo todas as tribulações e fascínios que o mundo tente exercer sobre nós.

Jesus e os apóstolos deixaram revelado para nós, de modo muito claro e direto, a necessidade de perseverar até o fim para a salvação da alma, pois sem isto, não podemos ter a certeza de que entramos de fato no reino de Deus e nos tornamos seus filhos amados.

 

Veja:

12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.

13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.  (Mateus 24: 12, 13)

 

"Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo".   (Marcos 13: 13)

"A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança". (Lucas 8: 15)

"É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.  (Lucas 21: 19)

"Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus".(Atos 13: 43)

 

"9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,  (Colossenses 1: 9-11)

 

11 Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;

12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;  (2 Timóteo 2: 11,12)

 

"Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança",   (2 Timóteo 3: 10)

 

"Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança".  (Hebreus 3: 6)

 

 "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão".

"Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa".  (Hebreus 10: 35, 36)

 

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta",  (Hebreus 12: 1)

 

"É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?  (Hebreus 12: 7)

"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor",(Hebreus 12: 14)

 

"sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança".

"Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.  (Tiago 1: 3, 4)

"Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam".  (Tiago 1: 12)

"Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo. (Tiago 5: 11)

 

"com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade";   (II Pedro 1: 6)

 

"Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus".  (Apocalipse 1: 9)

"Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus".  (Apocalipse 2: 2)

"Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra".   (Apocalipse 3: 10)

"Se alguém leva para cativeiro, para cativeiro vai. Se alguém matar à espada, necessário é que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos". 

(Apocalipse 13: 10)

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus".   (Apocalipse 14: 12)

 

Os crentes que negligenciaram a necessidade de perseverar devem se arrepender, para que sejam vencedores e herdeiros das promessas de entrarem no descanso de Deus, conforme podemos ver em várias passagens bíblicas, especialmente nas exortações de Jesus às igrejas no livro de Apocalipse, para que se arrependessem de não estarem perseverando, e com isto colocando em grande risco a segurança eterna de suas almas.

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 29/05/2023
Alterado em 19/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras