Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

 

O Benefício da Oração Unida

 

Por Charles Simeon

"31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.”  Atos 4:31,32

 

Se, como já foi dito por muitos, o sangue dos mártires foi a semente da Igreja, não nos comprometemos a determinar. Mas, não temos dúvidas de que a perseguição tendeu muito a beneficiar a Igreja em todas as épocas; produziu um maior grau de separação entre a Igreja e o mundo e, assim, contribuiu essencialmente para proteger os santos de muita contaminação, que de uma união mais próxima com o mundo eles necessariamente teriam contraído.

Também os levou à oração e trouxe-lhes ajuda do alto; e além disso, uniu-os mais uns aos outros e os incitou a uma maior medida de zelo, em fortalecer e encorajar uns aos outros para combater o bom combate da fé.

 

A própria irracionalidade dos perseguidores tem, em muitos casos, confirmado os santos em sua determinação de manter firme a profissão de sua fé sem vacilar.  Filipenses 1: 14

Certamente, se alguma vez a perseguição foi irracional, foi assim no caso diante de nós.

Um milagre benevolente foi realizado pelos apóstolos, que aproveitaram a ocasião para proclamar o Senhor Jesus Cristo, em cujo nome o haviam realizado, como o único Salvador do mundo.

Para impedir a extensão de sua influência, os governantes e anciãos lançaram mão deles e os prenderam, e com muitas ameaças ordenaram-lhes que não falassem mais em nome de Jesus.

Mas, eis o efeito que foi produzido, tanto nos apóstolos quanto em toda a Igreja nascente!

Assim que os apóstolos foram libertados, eles "foram para sua própria companhia e relataram tudo o que lhes havia sido dito", e a consequência foi que todos eles se puseram em oração, e obtiveram ajuda de Deus para prosseguir com seu trabalho, com energia aumentada.

 

Os pontos para os quais gostaríamos de chamar sua atenção são:

I. A oração que eles ofereceram.

O ponto de vista particular em que desejo que isso seja notado é, para ilustrar a santa superioridade a todas as considerações pessoais, que os primeiros cristãos manifestaram em meio à suas provações mais profundas; eles desdenharam pensar em sua própria comodidade ou interesses, em comparação com a honra de Deus e o bem-estar da humanidade.

No entanto, eles estavam tão longe da ostentação do que é omitido, e não de qualquer coisa expressa, que coletamos esse sentimento exaltado.

 

Em sua oração:

1. Eles veem a mão do próprio Deus em suas provações.

Eles se dirigem a Jeová como o Criador e, consequentemente, o Governador de todas as coisas, tanto no céu quanto na terra.

Eles trazem à mente uma profecia de Davi, na qual foi predito, que todos os poderes do mundo se uniriam contra o Senhor e seu Cristo. Eles reconhecem que esta previsão foi verificada na oposição que foi feita ao seu Divino Mestre, por todos, sejam judeus ou gentios.

Mas, em tudo isso eles veem e confessam a mão de Deus, ordenando e dirigindo todas as coisas de tal maneira, que seus próprios decretos e propósitos sejam todos cumpridos, versículos 24-28.

 

Agora, à primeira vista, tudo isso pode parecer irrelevante para o caso deles; pois, que referência tinha aos sofrimentos deles?

A conexão entre os dois deve, como eu disse, ser encontrada no que está implícito, e não no que é expresso.

É como se eles tivessem dito:

'Você, Senhor, predisse que sua Igreja e seu povo serão perseguidos; você nos mostrou na pessoa de seu querido Filho, o que devemos esperar das mãos de homens ímpios; senão o que, como no caso dele, assim como no nosso, nada pode ser feito senão o que você mesmo ordenou; nem pode o inimigo mais amargo na terra exceder a comissão que você, para fins sábios e graciosos, deu a ele.

Portanto, não dobramos nossos joelhos para desaprovar quaisquer provações que você considere adequadas enviar, mas apenas para pedir a você uma medida de graça que nos permita sustentá-los e as manifestações de seu poder que levem a convicção para as mentes de nossos inimigos mais obstinados.' Por isso;

2. Eles desejam apenas que Deus seja glorificado neles.

Eles desejam estar à altura da ocasião e ter sua energia aumentada proporcionalmente às dificuldades com as quais têm de lutar.

Suas próprias preocupações são absorvidas, por assim dizer, em honra de seu Deus.

Feliz realização!

Quão certamente devem prosperar aquelas súplicas, que são ditadas por tal princípio e procedem de lábios tão sagrados!

A aceitabilidade de sua oração será melhor vista em,

 

II. A resposta que receberam.

"A casa em que eles estavam reunidos tremeu", em sinal de que Deus os havia ouvido e que Ele era capaz de efetuar o que mais conduzisse ao bem-estar deles.

O Espírito Santo também foi derramado sobre eles em uma medida mais abundante, não em seus poderes milagrosos, mas em suas influências graciosas e santificadoras; de modo que o efeito foi imediatamente visível em todos.

 

Observe o efeito que foi produzido instantaneamente:

1. Sobre os Apóstolos.

Neles vemos um aumento imediato de zelo e constância:

"Eles falaram a palavra de Deus com ousadia; não apenas não intimidados pelas ameaças de seus inimigos, mas grandemente fortalecidos para executar seu ofício com energia e efeito; de modo que "com maior poder do que nunca, eles deram testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. (v. 33)

Suas próprias almas foram vivificadas pela oposição que encontraram; eles foram fortalecidos do alto em resposta às suas orações; cada palavra que proferiram foi acompanhada de unção e poder.

Tendo dentro de si os frutos e evidências do terno cuidado de Cristo, eles não podiam deixar de recomendá-Lo a outros, como um Salvador capaz e todo-suficiente, e exortar todos a buscar as bênçãos que eles próprios desfrutavam tão ricamente.

 

Agora, é assim que os ministros são formados nos dias atuais. Se eles experimentaram poucas provações, eles possuem na maioria das vezes, senão pouca energia.

É somente quando, sob circunstâncias difíceis, "seus olhos viram, seus ouvidos ouviram e suas mãos tocaram a palavra da vida", que eles podem falar de Cristo com um sentimento de sua excelência.

Sem provações, no conhecimento especulativo eles podem ser completos, mas na unção divina eles serão muito defeituosos e suas palavras, por falta dessa unção nunca chegarão ao coração.

Portanto, Deus geralmente permite que seus servos mais fiéis sejam severamente provados, a fim de que por experiência própria possam instruir e confortar as pessoas, que estão sob seu comando.  2 Coríntios 1: 3-6

 

A seguir, veja o efeito produzido,

2. Sobre a Igreja em geral.

Assim como nos mestres houve um aumento imediato do santo zelo, também houve nos ouvintes um aumento visível do amor celestial. Instantaneamente, "toda a multidão de crentes tornou-se um só coração e uma só alma; nenhum deles disse que qualquer coisa que possuía era sua, mas eles tinham todas as coisas em comum".

Todos eles se consideravam como um corpo; e exatamente como os diferentes membros de um corpo, o olho, o ouvido, a mão, o pé, empregam seus respectivos poderes, não com vistas a qualquer interesse próprio separado, mas para o benefício coletivo do todo; assim fizeram esses cristãos, assim que foram "cheios do Espírito Santo"; cada um vendendo suas casas ou terras para formar um estoque comum, para o sustento e conforto do todo.

 

Marque aqui, também o efeito da perseguição; como ela uniu o povo do Senhor em um vínculo comum, e elevou seu amor mútuo a uma altura que, em outras circunstâncias nunca teria alcançado.

Sem dúvida, o ato particular de lançar todas as suas propriedades em um estoque comum deve ser imitado apenas em circunstâncias semelhantes às deles,  mas o Espírito que ditou esse ato abundaria em nós, tanto quanto neles; e abundará em nós na proporção, pois possuímos a graça de Cristo.

As provações dos santos neste dia são leves, eles conhecem pouco da simpatia e fazem poucos sacrifícios pelo bem dos outros, mas se fossem levados mais a Deus pela espada da perseguição, sentiriam maior necessidade de simpatia por si mesmos, e estariam prontos para exercê-la em uma medida muito maior em relação aos outros.

 

De onde podemos aprender,

1. Para onde ir com nossos problemas.

Para onde iríamos senão para aquele Deus que ordenou todos elas e prometeu governá-las para o nosso bem eterno!

Os apóstolos, de fato, foram primeiro "para sua própria companhia e relataram tudo o que lhes foi dito"; mas isso foi com o objetivo de confortá-los e encorajá-los, e não com o objetivo de obter conforto ou encorajamento para eles mesmos; por isso eles se dedicaram à oração, tendo engajado toda a Igreja a se unir a eles em suas súplicas.

O benefício desta medida para todos os que nela se engajaram, você já ouviu; enquanto eles estavam no ato de derramar suas almas diante de Deus, uma resposta foi dada do alto; e cada alma estava cheia de graça e paz.

Diga, irmão, nunca foi assim com você?

Olhe para trás, para os períodos de aflição, quando você não encontrou refúgio senão em Deus; eles não provaram períodos de refrigério peculiar para suas almas?

Você não recebeu "força de acordo com o seu dia", não apenas para suportar suas tribulações, mas para se gloriar nelas?

Tenha em mente, então, a direção que o próprio Deus lhe deu: "Invoque-me na hora da angústia, e eu o ouvirei, e você me glorificará".

Sim;

"Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá."

 

2. Como recomendar nossos princípios.

É para vergonha do cristianismo que haja tantos partidos entre nós, e que haja tão pouco amor exercido por eles uns pelos outros.

Compare a Igreja neste momento com a Igreja de Cristo naquela época; infelizmente!

Em que ponto baixo está a piedade vital entre os professantes dos dias atuais!

Em vez de se unirem contra o inimigo comum, eles pouco fazem além de disputar entre si. Em vez de cada um negar a si mesmo pelo bem do todo, todos estão imersos no egoísmo e visam apenas à sua própria comodidade ou interesse pessoal.

Mas, os santos do passado não o fizeram; eles forçaram seus próprios inimigos a dizer:

"Vejam como esses cristãos se amam!"

 

Oh, que tais épocas possam retornar rapidamente, e que nossos olhos possam testemunhá-las neste lugar!

Mas, é de se temer que nunca aprenderemos esta lição, até que sejamos ensinados na escola da aflição, no entanto quanto melhor seria aprender com o exemplo dos santos primitivos, e especialmente com o exemplo de "o Senhor Jesus Cristo, que embora fosse rico, por nossa causa se tornou pobre, para que através de sua pobreza pudéssemos ser ricos!"

 

Amados irmãos, deem estes exemplos diante de vocês e implorem a graça de Deus, para que possam trilhar esses caminhos abençoados. Então você "silenciará a ignorância dos homens tolos" e obrigará seus próprios inimigos a "reconhecerem que Deus está com você em verdade".

 

 

 

 

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 13/06/2023
Alterado em 13/02/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras