Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Uma Oração de Charles Simeon

 

 

Ó Buscador de todos os corações, que neste instante observa o estado de cada alma aqui.

Diante de Ti, não nos aproximaríamos com nenhuma vanglória farisaica fingindo dar-Lhe glória, enquanto na verdade a estamos tomando para nós mesmos. Não, Senhor, que isso esteja longe de nós; sabemos que se tivéssemos feito tudo o que nos foi ordenado, seríamos apenas servos inúteis, mas em vez de sermos meramente inúteis, sentimos que somos vis e miseráveis pecadores.

No entanto confiamos que somos monumentos de Sua graça, e desejamos agora nos unir em humildes adorações e ações de graças, pelo que Tu fizeste por nossas almas.

 

Por Sua graça e misericórdia desfrutamos de uma consciência livre de ofensas para com o Senhor, e para com o homem.

Sentimos neste momento que, apesar de todas as nossas deficiências e defeitos, temos um desejo sincero e uniforme de agradá-Lo.

Nossas consciências testificam, que não há nenhuma instância em que conscientemente fazemos aos outros o que não achamos certo, e que eles em uma mudança de circunstâncias façam a nós.

Tampouco nos contentamos em fazer aos homens o que gostaríamos de fazer; não Senhor, Tu que vês em secreto sabes que anseios temos por Ti.

 

Tu nos vês diariamente nos aproximando do escabelo de seus pés, com a mais profunda humilhação e contrição; e a cada hora, por assim dizer, lavando-se na fonte do sangue de Cristo, que por si só pode "purificar nossas consciências de obras mortas".

Nem nossa esperança de perdão nos encoraja a pecar, mas ao contrário, você sabe que nos anima à obediência.

Quanto ao pecado podemos apelar para o Senhor; nós o odiamos e o abominamos.

Se a qualquer momento o cometermos, mesmo em pensamento, o Senhor sabe o quanto nossas almas sofrem, e como renovamos nossos pedidos por perdão e força.

 

Dizemos a verdade em Cristo, e não mentimos, dando-nos também testemunho de nossas consciências no Espírito Santo, que temos grande peso e contínua tristeza em nossos corações pelas corrupções que ainda permanecem dentro de nós; e essas, se pudéssemos ter o desejo de nossos corações daríamos um adeus eterno ao pecado, e seríamos "santos como Tu és santo, e perfeitos como Tu és perfeito".

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 18/06/2023
Alterado em 18/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras