Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Por que Há Necessidade de se Aumentar a Fé

 

 

“1 Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!

2 Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.

3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.

4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: 

 - Estou arrependido, perdoa-lhe.

5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.”(Lucas 17: 1-5)

 

O pedido para o aumento da fé pelos discípulos nesta passagem foi proferido no contexto, do perigo apontado por Jesus para todo aquele pelo qual um dos seus  pequeninos fosse escandalizado podendo; por conseguinte, ser impedido de vir a Ele e estar em comunhão com Ele, pelo mau exemplo de um cristão, sobretudo nesta questão do modo de se exercer a disciplina na Igreja, na qual jamais deveria faltar um espírito de perdão, de misericórdia, de longanimidade, de amor, sobretudo tendo-se em vista a não se agir como uma pedra de tropeço para o interesse do reino do Messias prometido, que veio a este mundo para redimir e reunir todo o seu rebanho, e não para ofender, escandalizar, espalhar e rejeitar a qualquer uma das suas ovelhas.

Por que a fé deve ser aumentada para tal propósito?

Porque é somente por uma real comunhão com o Senhor, que é promovida por uma fé viva nEle, e na verdade de que sem Ele nada podemos fazer, principalmente em relação aos deveres espirituais que nos são ordenados por Deus, que podemos exercer o perdão setenta vezes sete, e tudo o mais que demande uma negação do nosso ego, uma renúncia total a nós mesmos, para que não vivamos mais nós, mas Cristo em nós.

 

É pelo aumento da fé, que podemos crescer na graça e no conhecimento de Jesus e da Sua palavra.

As coisas mais difíceis da vida cristã só podem ser praticadas por aqueles que são confirmados na fé, e em toda boa palavra.

Estas coisas foram reconhecidas e sentidas pelos apóstolos, quando pediram que Jesus lhes aumentasse a fé.

Afinal, desde que o primeiro homem pecou, o Messias que esmagaria a cabeça da serpente foi prometido por Deus.

A promessa foi confirmada a Abraão, Isaque e Jacó, e depois deles a Moisés, Davi e aos profetas; até que Jesus veio, morreu, ressuscitou, e subiu ao terceiro céu, de onde aguardamos por Sua segunda vinda.

 

Se esta verdade foi revelada através dos séculos, desde o princípio, seria inútil indagar sobre qual seria a importância, de ser apenas Jesus em nós, a esperança da glória.

Esta glorificação futura e vida eterna não podem ser obtidas por nós, em nenhum outro, então devemos ter muito cuidado no modo como andamos, sendo cooperadores e não pedras de tropeço do reino dos Céus, que está sendo conduzido e formado por meio da fé em Jesus.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/06/2023
Alterado em 18/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras