Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Uma Caminhada Consistente com

a Vocação e Chamada

 

"1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.”  Efésios 4:1-3

 

Nota do Tradutor:

Para um andar digno do Senhor é necessário antes, que andemos constantemente buscando ao Senhor e na Sua presença, porque é dele e pela Sua graça somente que não viveremos pecando.

Lutar contra pecados sem esta disposição de coração de servir ao Senhor de modo santo e verdadeiro, não terá qualquer eficácia, porque é somente por uma união espiritual real com ele em Espírito que o pecado pode ser vencido.

É o próprio Deus que derrama amor em nosso coração por Ele, quando nos dedicamos a uma sincera e constante meditação e prática da Sua Palavra, orando e vigiando em todo o tempo nossa conduta para que possamos examinar nosso coração quanto às coisas que são aprovadas ou reprovadas por Ele.

Assim é que Jesus permanece em nós, quando permanecemos nEle e O amamos quando guardamos seus mandamentos, e por guardarmos somos por Ele amados e capacitados a fazer a vontade de Deus, tendo vitórias sucessivas sobre o pecado. E, se porventura caímos, logo somos erguidos pela graça para estarmos na Sua presença, pois o seu sangue nos perdoa os pecados, e nos purifica de toda injustiça.

 

O fim de toda verdadeira religião é a prática; e a perfeição da prática é um hábito mental adequado às relações que mantemos com Deus e com o homem, com as circunstâncias em que de tempos em tempos somos colocados.

Não é apenas por atos externos que devemos servir a Deus; as virtudes passivas da mansidão, paciência, longanimidade e tolerância são tão agradáveis ​​aos seus olhos quanto as virtudes mais ativas nas quais podemos nos envolver, portanto Paulo, ao entrar na parte prática desta epístola pede aos convertidos de Éfeso, que prestem atenção especial a essas graças e as considerem como as evidências mais claras de sua sinceridade e os ornamentos mais brilhantes de sua profissão.

 

Nessa época ele era um prisioneiro em Roma, mas nenhuma consideração pessoal ocupava sua mente. Ele não tinha nenhum pedido a fazer para si mesmo; nenhum desejo de qualquer esforço da parte deles para libertá-lo de seu confinamento; ele estava disposto a sofrer pelo amor de seu Senhor, e procurou apenas fazer de seus sofrimentos um apelo para impor com mais força em suas mentes o grande assunto que ele tinha em mente, seu avanço progressivo na piedade genuína.

 

Com uma visão semelhante, gostaríamos agora de chamar sua atenção para,

I. Sua exortação geral.

Primeiro, vamos ter uma ideia distinta do que é o "chamado" do cristão.

É um chamado:

. da morte para a vida,

. do pecado para a santidade,

. do inferno para o céu.

Todo cristão já esteve morto em delitos e pecados [Ef 2: 1; Tito 3: 3]; mas ele ouviu a voz do Filho de Deus falando com ele no Evangelho [João 5: 24,25; 1 Tessalonicenses 1: 5]; e, pela influência vivificante do Espírito Santo, ele "passou da morte para a vida [1 João 3: 14]" - de modo que, embora uma vez estivesse morto, ele agora está vivo novamente; e embora uma vez perdido, ele é encontrado. [Lucas 15: 24]

A partir do momento em que é assim vivificado, ele se eleva para uma novidade de vida. [Romanos 6: 4,5]

 

Assim como seu Senhor e Salvador "morreu uma vez para o pecado, mas vivendo, vive para Deus", assim o cristão é conformado a Cristo a esse respeito, "considerando-se morto para o pecado, mas vivo para Deus por meio de Jesus Cristo. [Romanos 6: 9-11]

"Por seu próprio chamado, ele é "transportado das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus" [ Atos 26: 18], e se compromete a ser "santo, assim como o próprio Deus é santo.  [1 Pedro 1: 15,16]

Uma vez que o crente era um "filho da ira, assim como os outros" [Efésios 2: 2]; e, se ele tivesse morrido em seu estado não convertido, deveria ter perecido para sempre, mas pelo sangue de Jesus, ele é liberto da culpa de todos os seus pecados e obtém o direito à herança celestial. Por isso, diz-se que ele foi "chamado para o reino e a glória de seu Deus", e "para a obtenção da glória de nosso Senhor Jesus Cristo".

[1 Ts 2:12 e 2 Ts 2:13,14]

 

Assim é o "alto chamado do cristão",  "um chamado santo" e "um chamado celestial".

Tal, crente, sendo o seu chamado, você pode ver facilmente que tipo de caminhada é adequada a ele.

Você professa ter experimentado tal chamado?

Ande dignamente da profissão que você faz, das expectativas que você formou e das obrigações que lhe são impostas.

Não é uma medida comum de santidade, que convém a uma pessoa que professa coisas como essas.

Quão inadequado seria para alguém que finge ter "nascido de cima", colocar suas afeições em qualquer coisa aqui embaixo; ou para alguém que é "participante da natureza divina", "andar de qualquer outra maneira que não seja como o próprio Cristo andou!"

E, vendo que você "procura por um país melhor, isto é, celestial"; você não aspiraria a ele e prosseguiria em direção a ele, esquecendo todo o terreno pelo qual passou lembrando-se apenas do caminho que está diante de você?

Não deveria "sua conduta estar no céu", onde seu tesouro está agora, e onde você espera estar em pouco tempo, na presença imediata de seu Deus?

Se você realmente foi tão distinto,  "não viveria mais para si mesmo, mas totalmente para aquele que morreu por você e ressuscitou?"

Qualquer coisa menos que a perfeição absoluta o satisfaria?

Você não trabalharia;

"... para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. [Colossenses 4: 12]

Isso, então, é o que eu sinceramente imploro a todos vocês; que busquem mesmo, que andem dignamente de seu alto chamado, ou melhor, "dignos do próprio Senhor", que "os chamou das trevas para sua maravilhosa luz!"

Mas, para que possamos chegar mais perto do ponto, vamos chamar sua atenção para:

 

II. Os deveres particulares que ele inculca.

Para adornar nossa profissão cristã, devemos ter especialmente em vista:

1. O cultivo de virtudes sagradas em nós mesmos. Sem isso, nada pode prosperar em nossa alma. "A humildade e a mansidão" são virtudes sem ostentação, mas elas são de valor preeminente aos olhos de Deus.

"seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus".  [1 Pedro 3: 4]

Elas constituem o ornamento mais brilhante do "homem oculto do coração", que por si só envolve os olhares do Deus que perscruta o coração.

Em primeiro lugar, portanto deixe sua alma profundamente impressionada com o senso de sua própria indignidade e sua total destituição de sabedoria, ou retidão, ou força, ou qualquer coisa que seja boa.

Nenhum homem é tão verdadeiramente rico quanto aquele que é "pobre de espírito". Nenhum homem é tão estimável aos olhos de Deus, como aquele que é mais rebaixado aos seus próprios.

Com a humildade deve estar associada a mansidão.

Essas duas qualidades caracterizaram particularmente nosso abençoado Senhor [2 Coríntios 10: 1], de quem somos encorajados a aprender [Mateus 11: 29], e a quem, nesses aspectos devemos imitar, "tendo a mesma mente que nele havia". [Fp 2: 5]

 

Que essas disposições sejam cultivadas com cuidado peculiar, de acordo com o que Tiago nos exortou:

"Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras". [Tg 3: 13]

 

E, enquanto mantemos em exercício essas graças, sejamos também longânimos, suportando-nos uns aos outros com amor. Por mais mansos e humildes que sejamos em nós mesmos, não pode falhar, que devemos ocasionalmente encontrar coisas dolorosas dos outros.

As próprias graças que manifestamos, muitas vezes provocam a inimizade dos outros, e fazem com que atuem de forma prejudicial em relação a nós, mas se for esse o caso, devemos ser longânimos para com eles, não retaliando a injúria, nem guardando ressentimento em nossos corações, mas nos submetendo pacientemente, como uma dispensa ordenada pela Sabedoria Infinita para o nosso bem.

Mas, onde não for esse o caso, ainda haverá ocasiões de irritação decorrentes da conduta daqueles que nos rodeiam; a ignorância de alguns, os equívocos e erros de outros, a perversidade de outros, a falta de julgamento em outros, às vezes também puro acidente  nos colocará em circunstâncias de dificuldade e embaraço.

Mas, seja qual for a causa dessas provações devemos mostrar tolerância para com o ofensor, por um princípio de amor; não ficar ofendido com ele, não imputar má intenção a ele, não permitir que nosso respeito por ele seja diminuído, mas suportando suas fraquezas como desejamos que Deus suporte as nossas.

Agora, é preservando tal estado de espírito em nós mesmos e manifestando-o para os outros, que devemos adornar particularmente o Evangelho de Cristo, portanto em nossos esforços para andar dignamente de nosso alto chamado, devemos estar particularmente em guarda, para que nenhum temperamento contrário a esse irrompa em atos ou seja abrigado na mente.

 

2. A promoção da paz e unidade ao nosso redor.

Como pertencentes à Igreja de Cristo temos deveres para com todos os membros de seu corpo místico.

Deve haver união perfeita entre todos eles; e se possível, ser "todos unidos na mesma mente e no mesmo julgamento."

"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer".

[1 Coríntios 1: 10]

Mas, constituídos como são os homens, dificilmente é de se esperar que todos os que creem em Cristo tenham precisamente as mesmas opiniões de todas as doutrinas, ou mesmo de todos os deveres.

Mas, sejam quais forem os pontos de diferença que possam existir entre eles, deve haver uma perfeita unidade de espírito, e preservá-la deve ser o esforço constante de todos eles.

Todos se consideram membros de uma família, vivendo sob o mesmo teto; se a casa estiver pegando fogo todos se esforçam em conjunto  uns aos outros, para extinguir as chamas. Eles sentem um interesse comum no bem-estar do todo, e alegremente se unem para promovê-lo.

Assim deve ser na Igreja de Cristo. Tudo o que tende à desunião deve ser evitado por todos, ou se os laços da paz forem afrouxados em algum grau, todo esforço possível será feito para neutralizar o mal, e restabelecer a harmonia que foi interrompida.

Uma prontidão constante para este bom ofício é uma grande conquista e, quando unida às graças antes mencionadas constitui uma parte muito útil e ornamental do caráter cristão.

Atenda então a isso, com muito cuidado. Mostre que você "não se preocupa apenas com suas próprias coisas, mas também, se não principalmente com as coisas dos outros".

Mostre que o bem-estar da Igreja e a honra de seu Senhor estão perto de seu coração, e não deixe nenhum esforço faltar de sua parte para promover um objetivo tão glorioso.

Esteja disposto a sacrificar qualquer interesse ou desejo próprio para alcançá-lo; assim como Paulo "tornou-se tudo para todos os homens" e "não buscava o seu próprio lucro, mas o de muitos, para que fossem salvos".

Agora, deixe-me, como o apóstolo, fazer disso o assunto de minha mais sincera e afetuosa súplica.

Considere: "Eu te imploro",

1. Seu aspecto em sua própria felicidade.

Somente o cristão consistente pode ser feliz. Se houver orgulho, raiva ou qualquer paixão odiosa, "comerá como um cancro" e destruirá todo o conforto da alma; fará com que Deus esconda seu rosto de nós, e enfraqueça as evidências de nossa aceitação por ele.

Se, então, você não consultar nada além de sua própria felicidade, eu diria a você:

"Ande dignamente na vocação com a qual você foi chamado; especialmente no exercício constante da humildade e do amor".

 

2. Seu aspecto na Igreja da qual você é membro.

É impossível beneficiar a Igreja, se essas graças não forem cultivadas com o maior cuidado. Em toda Igreja haverá alguns, que, por temperamento insubmisso, noções errôneas ou espírito partidário, introduzirão divisões e perturbarão a harmonia que deveria prevalecer.

Contra todas essas pessoas, o humilde cristão estaria em guarda e se oporia a uma barreira. É difícil imaginar quanto bem pode fazer uma pessoa de espírito humilde e amoroso.

Se "um pecador destrói muito", um cristão verdadeiramente ativo e piedoso faz muito bem.

Que cada um de vocês considere o bem do todo: considerem-se como soldados lutando sob uma só Cabeça.

Seu traje regimental pode ser diferente do de outras pessoas, mas o fim, o objetivo e o trabalho de todos devem ser os mesmos, e todos devem ter apenas um objetivo - a glória de seu Senhor comum.

 

3. Seu aspecto no mundo ao seu redor.

O que o mundo dirá, se virem cristãos desonrando sua profissão de fé por temperamentos profanos e animosidades mútuas?

Que opinião eles terão de princípios que não produzem em seus devotos, melhores efeitos?

Eles não vão endurecer a si mesmos e uns aos outros em seus pecados, e justificar-se em sua rejeição do Evangelho, que suas inconsistências os ensinaram a blasfemar?

Mas, se o seu comportamento é tal que eles não podem encontrar nada de mal para dizer de você, eles serão constrangidos a reconhecer que Deus está com você de verdade, e a glorificá-Lo em seu nome. Especialmente, se eles virem que você é um com o outro, como Deus e Cristo são um, eles saberão que seus princípios são justos e desejarão ter sua parte com você no mundo eterno. [João 17: 21-23]

 

4. Seu aspecto em seu bem-estar eterno.

Em todas as coisas mais essenciais, todos os membros do corpo místico de Cristo estão necessariamente unidos. Há:

"um corpo", do qual vocês são membros;

"um Espírito", pelo qual você é animado;

"uma só esperança da vossa vocação", que é a glória celestial;

"um só Senhor", Jesus Cristo, que morreu por você;

"uma fé", que todos vocês receberam;

"um batismo", em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, do qual todos vocês participaram;

Um só Deus e Pai de todos, que é:

"acima de tudo", por sua majestade essencial;

"através de todos", por sua providência universal;

"e em todos vocês" por seu Espírito que em vocês habita, versículos 4-6.

 

E vocês que são um, em tantas coisas; devem ser separados um do outro para não serem um no amor cristão?

Não pode ser!

Seu amor um pelo outro é a evidência mais indispensável de sua união com ele; e, se você não estiver unido nos laços de amor, na Igreja aqui embaixo, você nunca poderá estar unido em glória, na Igreja acima.

Se alguma vez você quiser se juntar a esse coro de santos e anjos, que estão ao redor do trono de Deus, seja consistente, seja uniforme, seja humilde; e deixe o amor ter um domínio completo e indiscutível sobre seu coração e vida!

 

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/07/2023
Alterado em 18/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras