Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

Quem é de Deus Guarda os Seus Mandamentos

 

Deuteronômio 10

12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,

13 para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

14 Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que nela há.

15 Tão-somente o SENHOR se afeiçoou a teus pais para os amar; a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê.

16 Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz.

17 Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos Senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;

18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes.

19 Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.

20 Ao SENHOR, teu Deus, temerás; a ele servirás, a ele te chegarás e, pelo seu nome, jurarás.

21 Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto.

22 Com setenta almas, teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão.

 

Comentário

Uma vez que as nações ímpias de Canaã deveriam ser exterminadas pelo mandado de Deus, os israelitas deveriam ter sempre presente diante deles, a necessidade de viverem de modo piedoso e santificado diante do Senhor, não imitando as obras de iniquidade pelas quais aquelas nações estavam sendo exterminadas, para exemplo do que sucederá a todos aqueles que viveram impiedosamente, por ocasião da segunda vinda de Cristo, para julgar todas as nações.

Por não terem se santificado, os próprios israelitas também viriam a ser expulsos de sua própria terra, e submetidos a juízos da parte do Senhor para servir de exemplo, que o verdadeiro Israel de Deus que habitará com Ele para sempre é formado somente por aqueles que o têm e amam, com um coração que foi purificado pela graça divina por meio da fé em Jesus, e que testificam da genuinidade da fé deles por perseverarem até o fim em seguir a Cristo, guardando os Seus mandamentos.

 

Deuteronômio 11

1 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos.

 

Comentário

Deus formou Israel para revelar-se através deles, a todo o mundo,  especialmente para que trouxesse o Messias para efetuar a redenção daqueles que nEle creem.

A forma como Deus lidaria com Israel, desde a sua formação até o tempo do fim serviria para revelar, que não há outra forma de se temer e amar ao Senhor, senão por se guardar todos os dias os Seus preceitos, Seus estatutos, Seus juízos, e Seus mandamentos, pois Israel prosperava com as bênçãos de Deus quando os guardava, e era submetido a juízos e maldições quando os desobedecia.

Isto serve de um sinal para as pessoas de todas as nações, para lhes servir de exemplo quanto à necessidade que têm de se arrependerem, crerem em Cristo, e viverem em santidade de vida guardando os mandamentos de Deus, pois a humanidade foi criada para ser à imagem e semelhança com Ele, especialmente em santidade, sendo santa assim como Ele é santo.

Esta é a exigência do atributo da justiça divina - e todo aquele que não buscar ser semelhante ao Senhor deve ser afastado dEle, para sempre, em um estado de perdição eterna.

Daí as palavras de Cristo:

“Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3: 18)

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/08/2023
Alterado em 20/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras