Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Nossa Real Condição

 

 

A ideia atual da religião é "que somos criaturas imperfeitas, precisando de alguma correção ainda, desde que não sejamos grosseiramente imorais, não temos nada a temer - se formos sóbrios e honestos, justos e caridosos, e nos aprovarmos como bons membros da sociedade, então Deus prontamente perdoará nossas pequenas imperfeições, e o que faltar para nos recomendar a seu favor, Jesus Cristo suprirá.”

 

Esses são os pontos de vista quase universalmente adotados e os sentimentos que são mantidos, onde quer que a religião seja o assunto da conversa.

Agora, quando as pessoas possuídas por essas ideias ouvem que somos totalmente corruptos e abomináveis, e justamente expostos à maldição e ira de Deus por nossas inúmeras violações de sua lei, elas não podem dizer o que queremos dizer; parecemos a eles que estamos deturpando e caluniando a natureza humana.

Quando ouvem que devemos ser criados de novo em Cristo Jesus e "ser renovados no espírito de nossas mentes", que "as coisas velhas devem passar e todas as coisas devem se tornar novas", e que "se não nascermos de novo, não podemos entrar no reino dos céus", eles não têm ideia do que queremos dizer; e assumem que essas são algumas noções sombrias ou extravagantes de entusiastas selvagens.

Quando eles ouvem que devemos "fugir para Cristo em busca de refúgio", assim como o homem que acidentalmente matou uma pessoa, fugiu para a cidade de refúgio do perseguidor de sangue, e que, se realmente não lavarmos nossas almas em seu sangue devemos perecer eternamente; parecemos a eles estar alarmando os homens sem necessidade, e desencorajando a prática de boas obras.

 

Assim também, quando ouvem que devemos nos dedicar totalmente a Deus, "vivendo não para nós mesmos, mas para Ele" e "andando em todas as coisas como Cristo andou", parecemos que exigimos um grau de santidade que não deve ser alcançado, e isso é incompatível com os ofícios comuns da vida.

Suas próprias noções estão tão profundamente enraizadas em suas mentes, e prestam tão pouca atenção a qualquer coisa falada nas Escrituras, que não podem conceber como sentimentos tão diferentes daqueles que absorveram podem ser verdadeiros.

 

Para neutralizar esse mal fatal, eu sinceramente pediria a todos que deixassem de lado suas noções pré-concebidas e chegassem ao volume sagrado, não como críticos para julgar Deus, mas como criancinhas para serem instruídas por Ele.

Ao abrir esse livro abençoado, devemos elevar nossos corações a Deus e orar com Davi:

"Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei!"  Sl 119: 18

Charles Simeon

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/08/2023
Alterado em 25/09/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras