Josué 12
1 São estes os reis da terra, aos quais os filhos de Israel feriram, de cujas terras se apossaram dalém do Jordão para o nascente, desde o ribeiro de Arnom até ao monte Hermom e toda a planície do oriente:
2 Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom e dominava desde Aroer, que está à beira do vale de Arnom, e desde o meio do vale e a metade de Gileade até ao ribeiro de Jaboque, limite dos filhos de Amom;
3 desde a campina até ao mar de Quinerete, para o oriente, e até ao mar da Campina, o mar Salgado, para o oriente, pelo caminho de Bete-Jesimote; e desde o sul abaixo de Asdote-Pisga.
4 Como também o limite de Ogue, rei de Basã, que havia ficado dos refains e que habitava em Astarote e em Edrei;
5 e dominava no monte Hermom, e em Salca, e em toda a Basã, até ao limite dos gesuritas e dos maacatitas, e metade de Gileade, limite de Seom, rei de Hesbom.
6 Moisés, servo do SENHOR, e os filhos de Israel feriram a estes; e Moisés, servo do SENHOR, deu esta terra em possessão aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés.
7 São estes os reis da terra aos quais Josué e os filhos de Israel feriram daquém do Jordão, para o ocidente, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até ao monte Halaque, que sobe a Seir, e cuja terra Josué deu em possessão às tribos de Israel, segundo as suas divisões,
8 a saber, o que havia na região montanhosa, nas planícies, na Arabá, nas descidas das águas, no deserto e no Neguebe, onde estava o heteu, o amorreu, o cananeu, o ferezeu, o heveu e o jebuseu:
9 o rei de Jericó, um; o de Ai, que está ao lado de Betel, outro;
10 o rei de Jerusalém, outro; o rei de Hebrom, outro;
11 o rei de Jarmute, outro; o de Laquis, outro;
12 o rei de Eglom, outro; o de Gezer, outro;
13 o rei de Debir, outro; o de Geder, outro;
14 o rei de Horma, outro; o de Arade, outro;
15 o rei de Libna, outro; o de Adulão, outro;
16 o rei de Maquedá, outro; o de Betel, outro;
17 o rei de Tapua, outro; o de Héfer, outro;
18 o rei de Afeca, outro; o de Lasarom, outro;
19 o rei de Madom, outro; o de Hazor, outro;
20 o rei de Sinrom-Merom, outro; o de Acsafe, outro;
21 o rei de Taanaque, outro; o de Megido, outro;
22 o rei de Quedes, outro; o de Jocneão do Carmelo, outro;
23 o rei de Dor, em Nafate-Dor, outro; o de Goim, em Gilgal, outro;
24 o rei de Tirza, outro; ao todo, trinta e um reis.
Neste capítulo é apresentado um resumo das conquistas de Israel na Transjordânia e em Canaã.
A inclusão da conquista dos reinos de Ogue e Seom, respectivamente, reis de Basã e Hesbom, territórios que foram tomados destes dois reis, na Transjordânia, enquanto ainda vivia Moisés revela de modo muito claro, que o propósito da narrativa não é o de exaltar os feitos militares de Josué, mas como já afirmamos antes, revelar a fidelidade de Deus em cumprir a promessa de dar à descendência de Abraão, a terra de Canaã.
São relacionados trinta e um reis, que foram subjugados pela espada de Israel; e a lista começa com os reis de Jericó e Ai.
Estes territórios do outro lado do Jordão deveriam ser divididos entre as nove tribos e meia. Destes, cairia no lote de Judá os reinos de Hebrom, Jarmute, Laquis, Eglon, Debir, Arade, Libna e Adulão; oito ao todo, além de parte do reino de Jerusalém e de Geder.
O lote de Simeão foi designado dentro do lote de Judá, que era demasiadamente grande, cabendo-lhes as seguintes cidades: Berseba, Seba, Molada, Hazar-Sual, Balá, Ezem, Eltolade, Betul, Hormã, Ziclague, Bete-Marcabote, HazarSusa, Bete-Lebaote e Saruém; treze cidades e as suas aldeias.
Aim, Rimom, Eter e Asã; quatro cidades e suas aldeias; e todas as aldeias que havia em redor dessas cidades, até Baalate-Ber, que é Ramá do sul. Essa é a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias.
Vemos assim, que não estão relacionadas neste capítulo todas as cidades que foram distribuídas às tribos, mas estamos fazendo referência apenas às que são aqui citadas.
Ao lote de Benjamin seriam incorporados os reinos de Jericó: Ai, Jerusalém, Maqueda, Betel e as nações de Gilgal - seis ao todo.
A Efraim caberiam os reinos de Gezer e Tirza.
À meia tribo de Manassés os reinos de Tapua, Hefer, Taanaque e Megido.
A Aser, os reinos de Afeque e Acsafe.
A Zebulom os reinos de Lassarom, Sinrom-Merom e Jocneão.
A Naftali os reino de Madom, Hazor e Quedes.
A Issacar o reino de Dor.
Deus fez com que Israel entrasse na posse da herança prometida, e de igual modo fará com que todos os verdadeiros crentes, que compõem o Israel de Deus entrem também na posse da sua herança eterna, da qual são co-herdeiros juntamente com Cristo, e por causa de Cristo.
Depois de terem sido vencidos todos os inimigos de Deus, isto ocorrerá sem falta, porque fiel é O que prometeu.