Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

 

 

Por que não Podemos Saldar

nossa Dívida para com Deus?

 

 

 

De nós mesmos jamais poderíamos liquidar a dívida que temos para com Deus, primeiro em razão de nossas transgressões de Sua vontade, por nossos pecados  praticados contra a Sua Lei, e em segundo lugar por não podermos dar a Ele uma santidade e justiça de vida perfeitas, assim como Ele é perfeito, pois  isto lhe é devido por nós, por termos sido criados para sermos à Sua imagem e semelhança.

Daí, Jesus afirmar que devemos ser perfeitos assim como Deus Pai é perfeito.

Ninguém poderá habitar no céu se estiver desprovido da perfeição da santidade e justiça divina.

Por isso, Jesus morreu em nosso lugar como sacrifício expiatório de nosso pecado e culpa, para que pudéssemos ser perdoados e justificados por Deus em relação aos nossos pecados de ação e omissão enquanto neste mundo, e uma vez tendo sido assim justificados por meio da fé em Jesus pudéssemos ser também revestidos de sua própria justiça e vida, sendo implantadas em nós, na prática real de nossas vidas transformadas progressivamente, pelo Espírito Santo, até que cheguemos à estatura de varão perfeito.

 

Toda honra, glória e louvor sejam pois, tributados exclusivamente a Jesus, porque é somente por meio dEle que podemos saldar nossa dívida para com Deus, de nos apresentarmos perante Ele santos, perfeitos e inculpáveis.

É na esperança desta perfeição futura em glória que nos gloriamos em Cristo, pois é por tal esperança que somos salvos, para sermos perfeitos assim como Ele é perfeito.

Este trabalho já é iniciado aqui embaixo, neste mundo, quando nos convertemos ao Senhor, e será concluído quando chegarmos ao céu.

 

Importa pois, andarmos no Espírito, vivendo em novidade de vida, mortificando os feitos do corpo, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus, certos de que Aquele que começou esta boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo, uma vez que importa sermos apresentados perante Ele, santos, inculpáveis, e sem qualquer mancha, ruga ou defeito, pois fomos chamados para sermos santos, assim como Ele é Santo, sendo esta a condição em que deve ser achado todo aquele que foi chamado a ser um cidadão do céu.

 

Aqueles que rejeitam a graça do evangelho, pela qual somos salvos e aperfeiçoados são condenados ao sofrimento eterno, e jamais liquidarão a dívida deles para com Deus, porque tanto aqui neste mundo, quanto no vindouro, não lhes interessa serem santos e justos, assim como Deus é Santo e justo - e muito menos, dependerem somente e exclusivamente do perdão, e da vida de um outro; a saber, de nosso Senhor Jesus Cristo, pois somente Ele se tornou da parte de Deus para nós, a nossa Justiça, Sabedoria, Redenção e Santificação, de modo que podemos achar tais bênçãos somente Nele, e em mais nada e ninguém.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 03/12/2023
Alterado em 04/12/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras