Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

Como Agir na Aflição

 

 

A aflição tem por fim, fazer com que o pecador se endureça na tristeza. Assim, traduzimos essa expressão de Jó, capítulo 6:10:

"Eu me endureceria na tristeza;"

Mas, não é o sentido daquele lugar. A aflição teve esse efeito ruim no bom Jacó, Gênesis 37: 35, pois quando todos os seus filhos e todas as suas filhas se levantaram para confortá-lo a respeito da perda de seu filho José;

"recusou-se a ser consolado; e disse: Porque eu descerei à sepultura para meu filho, chorando".

 

Também teve esse efeito ruim em Asafe; 

"No dia da minha angústia, busquei o Senhor", diz ele; "minha ferida correu durante a noite e não cessou; minha alma se recusou a ser consolada."Salmo 77: 2

Sob aflição o coração tende a afundar e o caso, às vezes parece tão sem esperança, que o aflito não procura conforto, mas o evita quando oferecido.

Eles se despedem solenemente da alegria e do conforto, e fecham as cortinas negras da tristeza sobre si mesmos: não têm perspectivas confortáveis, não procuram por nenhuma e decidem permanecer lá. Isso é perigoso. Lute contra isso com fé.

 

1º, acreditando longamente na promessa de uma saída confortável, com aplicação ao seu próprio caso. Esse endurecimento de si mesmo na tristeza, quaisquer que sejam as probabilidades em que se baseie é o fruto adequado da incredulidade e lança descrédito nas promessas de Deus.

"Ele nem sempre repreenderá; nem guardará sua ira para todo sempre." Salmo 103: 9

"Mas, embora cause pesar, ainda assim terá compaixão de acordo com a multidão de suas misericórdias."  Lamentações 3: 32

É obra da fé acreditar na realização delas, embora não se possa ver como.

 

Em segundo lugar, acreditando na promessa de uma mistura confortável na aflição enquanto ela dura. Deus fez uma promessa de moderar as provações dos crentes:

"Ainda que caia, não ficará prostrado; porque o Senhor o sustém com a sua mão."  Salmo 37: 24

"Na medida em que brota, você debaterá com ele; ele detém seu vento forte no dia do vento leste."   Isaías 37: 8

 

Eles tiveram experiência do resultado disso:

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados (diz o apóstolo); estamos perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos”. 2 Coríntios 4: 8, 9

 

Deus deu uma promessa de fortalecer os crentes para suportar suas provações.

"O Deus eterno é o seu refúgio, e por baixo estão os braços eternos". Deuteronômio 33

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento".

'Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor".

'Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem'',

'mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40: 28-31

O salmista experimentou o cumprimento desta promessa;

"No dia em que chorei, você me respondeu (diz ele): e me fortaleceu com força em minha alma." Salmo 138: 3

Deus deu uma promessa de consolos de vez em quando para apoiá-los, doces piscadelas de vez em quando para refrigerá-los:

"Portanto, eis que a atrairei e a levarei ao deserto, e falarei confortavelmente com ela'' . Oséias 2: 14

"Não te alegres contra mim, ó meu inimigo: quando eu cair, me levantarei, quando me sentar nas trevas, o Senhor será uma luz para mim."

Miquéias 7:8

 

Em terceiro lugar, acreditando que seu paciente sofrimento de aflição é tão aceitável a Deus por meio de Cristo, quanto o que você faz por Deus:

"Fiel é a palavra: Se sofrermos, também reinaremos com ele".

2 Timóteo 2: 12

 

Deus tem várias obras que coloca nas mãos de seu povo; alguns ele chama para fazer grandes coisas, outros para sofrer grandes coisas, Hebreus 11.

Seja o que for que o Senhor esculpir para você, dobre isso; é o que Deus aceitará de suas mãos por meio do Mediador.

O sofrimento é realmente um serviço a Deus, assim como o fazer.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Thomas Boston
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/01/2024
Alterado em 31/01/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras