Porque os Crentes Sofrem Provações
Algumas aflições são como uma chuva de verão, pesada em seu tempo, mas logo passa e torna-se dia claro novamente, mas as mais difíceis são as aflições contínuas, que são como um inverno tempestuoso que sopra forte dia após dia.
Muitas vezes a libertação é procurada, mas não vem.
Quaisquer sinais promissores, que apareçam a qualquer momento são duvidosos: a tempestade é renovada e cresce cada vez mais e sem esperança.
Aqui está um choque dolorido para permanecer, o que requer lutar na fé.
1º. Acreditando que isso faz parte da disciplina da casa de Deus, pela qual Ele exercita seus próprios filhos. Por isso, diz o profeta:
"Assim passou o tempo da colheita, acabou o verão e não estamos salvos". Jeremias 8: 20
Davi reclama, Salmo 69: 3, de estar cansado de seu choro, de sua garganta estar seca; de seus olhos falharem enquanto esperava por seu Deus.
A igreja continuou por tanto tempo em aflição, que ela esqueceu a prosperidade. Lamentações 3: 17
Muitos do povo do Senhor foram mantidos por tanto tempo sob as escotilhas, que penduraram suas harpas nos salgueiros, para não ter mais uso para elas; e ainda foram livrados.
Em segundo lugar, acreditando que a noite mais longa e negra terá uma manhã; e que, embora a aflição continue por muito tempo, ela não continuará para sempre. Portanto, diz o salmista:
"Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira".
Salmos 103:9
Se a pergunta for: "Vigia, e a noite? Vigilante, e a noite?" Isaías 21: 11;
A resposta é; versículo 12.
"A manhã vem, e também a noite: se queres perguntar, pergunta: volta, vem."
O céu que há muito baixou pode clarear antes da noite; a ferida pode ser considerada incurável, mas ainda assim será bem curada. Jeremias 15: 18, 20.
E, se não for removido a tempo, ainda assim a fé de uma eternidade abençoada pode manter o coração, quando,
"Deus enxugará toda lágrima dos olhos; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem haverá mais dor, porque as primeiras coisas já passaram", Apocalipse 21: 4
Em terceiro lugar, acreditando que Deus conhece a época mais adequada para remover a aflição, e não nós. Portanto, disse nosso Senhor a seus irmãos, em outro caso:
"Ainda não é chegada a minha hora, mas a sua hora está sempre pronta". João 7: 6
Ele mantém os tempos e as estações em suas próprias mãos e, no momento adequado os removerá, Habacuque 2: 3, mas não antes, se for para ser removido com misericórdia.
O coração dos homens deve suportar muito corte, e Deus pode ter muito a ver com uma aflição que não acabe logo.
A aflição acaba muito cedo, que é removida antes que o desígnio seja respondido. Salmos 10: 17
Ninguém culpa o jardineiro por não semear sua semente, antes que o solo esteja apto para recebê-la.
Por último, crendo que quanto mais nos resignamos ao Senhor quanto ao tempo e método de libertação, quanto mais perto estamos dela, mais justos aguardamos por ela. Por isso, diz o salmista no Salmo 10:17: "Tens ouvido, SENHOR, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás."
A extremidade do homem é a oportunidade de Deus.
"Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e se compadecerá dos seus servos, quando vor que o seu poder se foi, e já não há nem escravo nem livre". Dt 32: 36
Testemunhe Abraão no monte, os discípulos no mar, os israelitas no mar Vermelho.
Felizes devem ser aqueles que, deixando a libertação no Senhor devem ter como principal cuidado atender aos chamados da providência, pela aflição enquanto ela continua.
Thomas Boston