É Perfeitamente Justo por Ser Onisciente
Deus é Justíssimo, porque é perfeito em todos os seus atributos, especialmente nos de onisciência, bondade e misericórdia.
Como tudo conhece perfeitamente, pode saber em quem se encontrará ainda que seja uma pequena fagulha de arrependimento sincero em relação ao pecado, pela qual poderá exercer os atributos de bondade e misericórdia para conduzir o arrependido à salvação eterna.
É por conta deste mesmo conhecimento onisciente daqueles em que jamais encontrará qualquer arrependimento que os sujeita à condenação eterna, em razão da rebeldia permanente dos mesmos.
Então, somente Ele é digno de glória, honra e louvor permanentemente, porque tem demonstrado de forma prática na história da humanidade, o quanto é longânimo e cheio de graça, para esperar muitas vezes por anos seguidos, para enfim salvar aqueles que andaram ofendendo-o repetidamente, com seus pecados grosseiros contra Sua santidade e justiça, atraindo-os a Jesus Cristo, para que pela fé no Seu sacrifício expiatório e vicário no lugar deles, possa adotá-los como filhos amados.