Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Colossenses 4

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

 

I. Ele continua seu relato do dever dos mestres, desde o final do capítulo anterior, ver 1.

II. Ele exorta ao dever de oração (vers. 2-4) e a uma conduta prudente e decente para com aqueles com quem conversamos, ver. 5,6.

III. Ele encerra a epístola com a menção de vários de seus amigos, dos quais dá um testemunho honroso, vers. 7-18.

Deveres Relativos.

1 Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.”

O apóstolo prossegue com o dever dos mestres para com seus servos, que pode ter sido unido ao capítulo anterior e faz parte desse discurso. Aqui observe:

1. A justiça é exigida deles: Dê a seus servos o que é justo e igualitário (v. 1), não apenas justiça estrita, mas equidade e bondade. Seja fiel às suas promessas a eles e cumpra seus acordos; não os defraudando de suas dívidas, nem retendo com fraude o pagamento dos trabalhadores, Tg 5. 4. Não exija deles mais do que eles são capazes de realizar; e não coloque fardos irracionais sobre eles e além de suas forças. Forneça-lhes o que for adequado, forneça comida e remédios adequados e conceda-lhes as liberdades que possam ajustá-los melhor para um serviço alegre e torná-lo mais fácil para eles, e isso embora sejam empregados nos cargos mais humildes e inferiores, e de outro país e uma religião diferente de vocês.

2. Uma boa razão para esta consideração: “Sabendo que você também tem um Mestre no céu.” Vocês que são mestres de outros têm um Mestre e são servos de outro Senhor. Vocês não são senhores de si mesmos e devem prestar contas a alguém acima de vocês. Trate seus servos como você espera que Deus trate com você, e como aqueles que acreditam que devem prestar contas. Vocês dois são servos do mesmo Senhor nas diferentes relações em que se encontram e, finalmente, são igualmente responsáveis ​​perante ele. Sabendo que o vosso Mestre também está nos céus, e com ele não há acepção de pessoas", Ef 6. 9.

Exortações Apostólicas.

2 Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.

3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;

4 para que eu o manifeste, como devo fazer.”

Se isso for considerado relacionado ao versículo anterior, podemos observar que faz parte do dever que os mestres devem a seus servos orar com eles e orar diariamente com eles ou continuar em oração. Eles devem não apenas agir de maneira justa e gentil com eles, mas desempenhar uma parte cristã e religiosa e preocupar-se com suas almas e também com seus corpos: "Como parte de seu encargo e sob sua influência, preocupe-se com a bênção de Deus sobre eles, bem como com o sucesso de seus negócios em suas mãos." E este é o dever de todos - continuar em oração. "Mantenham seus tempos constantes de oração, sem serem desviados por outros negócios; mantenham seus corações próximos ao dever, sem divagação ou morte, e até o fim: Vigiando em todo o tempo." Os cristãos devem aproveitar todas as oportunidades para a oração e escolher os momentos mais adequados, que são menos susceptíveis de serem perturbados por outras coisas, e manter suas mentes vivas no dever e em condições adequadas. Com ação de graças ou reconhecimento solene das misericórdias recebidas. Ação de graças deve ter uma parte em cada oração. Além de orar também por nós, v. 3. O povo deve orar particularmente por seus ministros, e levá-los em seus corações em todos os momentos no trono da graça. "Não se esqueçam de nós, sempre que orarem por si mesmos", Ef 6. 19; 1 Tessalonicenses 5. 25; Hebreus 13. 18. Para que Deus nos abra uma porta de expressão, isto é, ou nos dê oportunidade de pregar o evangelho (assim ele diz, uma porta grande e eficaz é aberta para mim, 1 Coríntios 16. 9), ou então me dê habilidade e coragem, e me capacite com liberdade e fidelidade; assim Ef 6. 19. E para mim, essa expressão pode ser dada a mim, para que eu possa abrir minha boca com ousadia, para falar do mistério de Cristo, pelo qual também estou preso; isto é, ou as doutrinas mais profundas do evangelho com clareza, das quais Cristo é o assunto principal (ele o chama de mistério do evangelho, Ef 6:19), ou então ele quer dizer a pregação do evangelho ao mundo gentio, que ele chama o mistério oculto desde os séculos (cap. 1. 26) e o mistério de Cristo, Ef 3. 4. Por isso, ele agora estava preso. Ele era um prisioneiro em Roma, pela violenta oposição dos judeus maliciosos. Ele gostaria que orassem por ele, para que não desanimasse em seu trabalho, nem fosse afastado por seus sofrimentos: "Para que eu possa manifestar como devo falar”, v. 4. “Para que eu possa tornar este mistério conhecido por aqueles que não ouviram falar dele, e torná-lo claro para sua compreensão, da maneira que eu devo fazer." Ele foi especial em dizer-lhes o que ele orou em seu nome, cap. 1. Aqui ele diz a eles particularmente pelo que ele gostaria que eles orassem em seu nome. Paulo sabia falar tão bem quanto qualquer homem; e ainda assim ele implorou suas orações por ele, para que ele pudesse ser ensinado a falar. Os melhores e mais eminentes cristãos precisam das orações dos cristãos humildes e não hesitam em pedir-lhes. Os principais oradores precisam de oração, para que Deus lhes dê uma porta de expressão e que possam falar como devem falar.

Exortações Apostólicas.

5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”

O apóstolo os exorta ainda a uma conduta prudente e decente para com todos aqueles com quem eles conversaram, para com o mundo pagão, ou aqueles fora da igreja cristã entre os quais eles viveram (v. 5): Ande em sabedoria para com aqueles que estão fora. Tenha cuidado, em todas as suas conversas com eles, para não se machucar por eles, ou contrair qualquer um de seus costumes; pois as más conversações corrompem os bons costumes; e não feri-los, nem aumentar seus preconceitos contra a religião, e dar-lhes uma ocasião de antipatia. Sim, faça-lhes todo o bem que puder e, por todos os meios mais adequados e nas épocas apropriadas, recomende-lhes a religião. Remindo o tempo; isto é, "aproveitando todas as oportunidades de fazer o bem e fazendo o melhor uso de seu tempo no devido dever" (a diligência em redimir o tempo recomenda muito a religião à boa opinião dos outros), ou então "andar com cautela e circunspecção, para não lhes dar vantagem contra vocês, nem se exporem à sua malícia e má vontade", Ef 5. 15, 16. Andai prudentemente, redimindo o tempo, porque os dias são maus, isto é, perigosos, ou tempos de tribulação e sofrimento. E para os outros, ou aqueles que estão dentro, bem como aqueles que estão fora: "Que o seu falar seja sempre com graça”, v. 6. Que todo o seu discurso seja como se torna cristão, adequado à sua profissão - deleitável, discreto, oportuno. No entanto, deve haver um ar de piedade sobre ele e deve ser temperado com sal de maneira cristã. A graça é o sal que tempera nosso discurso, o torna saboroso e o impede de se corromper. Para que você saiba como responder a todo homem. Uma resposta é adequada para um homem, e outra para outro homem Prov 26. 4, 5. Precisamos de muita sabedoria e graça para dar respostas adequadas a todos os homens, particularmente ao responder às perguntas e objeções dos adversários contra nossa religião, dando as razões de nossa fé e mostrando a irracionalidade de suas exceções e objeções para a melhor vantagem para nossa causa e menos prejuízo para nós mesmos. Estejam sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1 Pe 3. 15.

Várias Saudações.

7 Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará.

8 Eu vo-lo envio com o expresso propósito de vos dar conhecimento da nossa situação e de alentar o vosso coração.

9 Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre.

10 Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o),

11 e Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo.

12 Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.

13 E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodiceia e pelos de Hierápolis.

14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas.

15 Saudai os irmãos de Laodiceia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.

16 E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodiceia, lede-a igualmente perante vós.

17 Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.

18 A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça seja convosco.”

No final desta epístola, o apóstolo dá a vários de seus amigos a honra de deixar seus nomes registrados, com algum testemunho de seu respeito, que será falado onde quer que o evangelho chegue e durará até o fim do mundo.

I. A respeito de Tíquico, v. 7. Por ele esta epístola foi enviada; e ele não lhes dá um relato por escrito de seu estado atual, porque Tíquico o faria de boca em boca de maneira mais completa e particular. Ele sabia que eles ficariam felizes em saber como foi com ele. As igrejas não podem deixar de se preocupar com bons ministros e desejar conhecer seu estado. Ele lhe dá esse caráter, um irmão amado e ministro fiel. Paulo, embora um grande apóstolo, possui um ministro fiel para um irmão e um irmão amado. A fidelidade em qualquer um é verdadeiramente adorável e o torna digno de nossa afeição e estima. E um conservo no Senhor. Os ministros são servos de Cristo e conservos uns dos outros. Eles têm um Senhor, embora tenham diferentes posições e capacidades de serviço. Observe, acrescenta muito à beleza e força do ministério do evangelho quando os ministros são assim amorosos e condescendentes uns com os outros, e por todos os meios justos apoiam e promovem a reputação uns dos outros. Paulo o enviou não apenas para contar-lhes seus negócios, mas para prestar-lhe contas deles: A quem vos enviei com o mesmo propósito, para que conheça seu estado e console seus corações, v. 8. Ele estava disposto a ouvi-los como eles poderiam ouvir dele, e se considerava tão obrigado a simpatizar com eles quanto os considerava obrigados a simpatizar com ele. É um grande conforto, sob os problemas e dificuldades da vida, ter a preocupação mútua de outros cristãos.

II. A respeito de Onésimo (v. 9): Com Onésimo, um irmão fiel e amado, que é um de vocês. Ele foi enviado de volta de Roma junto com Tíquico. Este era aquele a quem Paulo havia gerado em suas prisões, Filem. 10. Ele havia sido servo de Filemom e era membro, se não ministro, de sua igreja. Ele foi convertido em Roma, para onde havia fugido do serviço de seu mestre; e agora foi enviado de volta, é provável, com a epístola a Filemom, para apresentá-lo novamente à família de seu mestre. Observe que, embora ele fosse um servo pobre e um homem mau, ainda assim, sendo agora um convertido, Paulo o chama de irmão fiel e amado. A circunstância mais mesquinha da vida e a maior maldade da vida anterior não fazem diferença na relação espiritual entre os cristãos sinceros: eles participam dos mesmos privilégios e têm direito aos mesmos cuidados. A justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo é para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença (Rm 3. 22): e não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, porque todos vós sois um em Cristo Jesus, Gl 3. 28. Talvez isso tenha acontecido algum tempo depois que ele foi convertido e enviado de volta a Filemom, e nessa época ele havia entrado no ministério, porque Paulo o chama de irmão.

III. Aristarco, um companheiro de prisão. Aqueles que se juntam em serviços e sofrimentos devem estar comprometidos uns com os outros em santo amor. Paulo tinha uma afeição especial por seus companheiros de serviço e de prisão.

4. Marcos, filho da irmã de Barnabé. Supõe-se que este seja o mesmo que escreveu o evangelho que leva seu nome. Se ele vier até você, receba-o. Paulo teve uma briga com Barnabé por causa deste Marcos, que era seu sobrinho, e não achou bom levá-lo com eles, porque ele se afastou deles da Panfília e não foi com eles ao trabalho missionário, Atos 15:38. Ele não quis levar Marcos com ele, mas levou Silas, porque Marcos os havia abandonado; e, no entanto, Paulo não apenas se reconciliou com ele, mas o recomendou ao respeito das igrejas e deu um grande exemplo de um espírito de perdão verdadeiramente cristão. Se os homens foram culpados de uma falha, nem sempre deve ser lembrado contra eles. Devemos esquecer, assim como perdoar. Se um homem for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de mansidão, Gl 6. 1.

V. Aqui está alguém que se chama Jesus, que é o nome grego para o hebraico Josué. Se Jesus lhes tivesse dado descanso, então ele não teria falado depois de outro dia, Heb 4. 8. Quem se chama Justus. É provável que ele tenha trocado seu nome pelo de Justus, em homenagem ao nome do Redentor. Ou então Jesus era seu nome judeu, pois ele era da circuncisão; e Justus seu nome romano ou latino. Estes são meus companheiros de trabalho no reino de Deus, que têm sido um consolo para mim. Observe que consolo o apóstolo teve na comunhão de santos e ministros! Um é seu companheiro de serviço, outro seu companheiro de prisão e todos os seus companheiros de trabalho, que estavam trabalhando em sua própria salvação e se esforçando para promover a salvação de outros. Bons ministros encontram grande consolo naqueles que são seus colaboradores no reino de Deus. Sua amizade e conversa juntos são um grande refrigério sob os sofrimentos e dificuldades em seu caminho.

VI. Epafras (v. 12), o mesmo com Epafrodito. Ele é um de vocês, um de sua igreja; ele o saúda ou envia seus serviços a você, e seus melhores afetos e desejos. Sempre trabalhando fervorosamente por você em orações. Epafras havia aprendido que Paulo orava muito por seus amigos. Observe,

1. De que maneira ele orou por eles. Ele trabalhou em oração, trabalhou fervorosamente e sempre trabalhou fervorosamente por eles. Aqueles que desejam ter sucesso na oração devem se esforçar na oração; e devemos ser sinceros em oração, não apenas por nós mesmos, mas também pelos outros. É a oração fervorosa e eficaz que é a oração que prevalece e muito pode (Tg 5. 16), e Elias orou fervorosamente para que não chovesse, v. 17.

2. Qual é o objetivo desta oração: Que você possa permanecer perfeito e completo em toda a vontade de Deus. Observe, Permanecer perfeito e completo na vontade de Deus é o que devemos sinceramente desejar tanto para nós mesmos quanto para os outros. Devemos permanecer completos em toda a vontade de Deus; na vontade de seus preceitos por uma obediência universal, e na vontade de sua providência por uma alegre submissão a ela: e permanecermos perfeitos e completos em ambos pela constância e perseverança até o fim. O apóstolo foi testemunha para Epafras de que ele tinha grande zelo por eles: Eu o testifico; Posso testificar por ele que ele tem uma grande preocupação por vocês, e que tudo o que ele faz por vocês procede de um desejo caloroso pelo seu bem. Tinha uma grande preocupação com o interesse cristão nas localidades vizinhas, bem como entre elas.

VII. Lucas é outro aqui mencionado, a quem ele chama de médico amado. Este é quem escreveu o Evangelho e os Atos, e foi companheiro de Paulo. Observe, Ele era um médico e um evangelista. O próprio Cristo ensinou e curou, e foi o grande médico e profeta da igreja. Ele era o médico amado; alguém que se recomendou mais do que o normal ao afeto de seus amigos. A habilidade em medicina é uma realização útil em um ministro e pode ser aprimorada para uma utilidade mais extensa e maior estima entre os cristãos.

VIII. Demas. Se isso foi escrito antes da segunda epístola a Timóteo ou depois, não é certo. Lá lemos (2 Tim 4. 10), Demas me abandonou, tendo amado o presente século. Alguns pensaram que esta epístola foi escrita depois; e então é uma evidência de que, embora Demas tenha abandonado Paulo, ele não abandonou a Cristo; ou ele o abandonou por um tempo, e se recuperou novamente, e Paulo o perdoou e o reconheceu como um irmão. Mas outros pensam mais provavelmente que esta epístola foi escrita antes da outra; isso no ano 62, que em 66, e então é uma evidência de quão considerável era que Demas, logo depois se revoltou. Muitos que fizeram uma grande figura na profissão e ganharam um grande nome entre os cristãos, ainda apostataram vergonhosamente: Eles saíram de nós, porque não eram dos nossos, 1 João 2. 19.

IX. Os irmãos em Laodicéia são mencionados aqui, como morando na vizinhança de Colossos: e Paulo envia saudações a eles e ordena que esta epístola seja lida na igreja dos laodicenses (v. 16), que uma cópia dela seja enviada para lá, para ser lida publicamente em sua congregação. E alguns pensam que Paulo enviou outra epístola nesta época a Laodicéia, e ordenou que eles a enviassem de Laodicéia e a lessem em sua igreja: E que você também leia a epístola de Laodicéia. Nesse caso, essa epístola agora está perdida e não pertence ao cânon; pois todas as epístolas que os apóstolos escreveram não foram preservadas, assim como as palavras e ações de nosso abençoado Senhor. Há muitas outras coisas que Jesus fez, as quais, se fossem escritas uma a uma, suponho que o próprio mundo não poderia conter os livros que seriam escritos, João 21. 25. Mas alguns pensam que foi a epístola aos Efésios, que ainda existe.

X. Ninfas é mencionado (v. 15) como alguém que vivia em Colossos e tinha uma igreja em sua casa; isto é, ou uma família religiosa, onde diariamente se realizavam as diversas partes do culto; ou alguma parte da congregação se reunia lá, quando não tinham locais públicos de culto permitidos, e eram forçados a se reunir em casas particulares por medo de seus inimigos. Os discípulos foram reunidos por medo dos judeus (João 20. 19), e o apóstolo pregou em seu próprio alojamento e casa alugada, Atos 28. 23, 30. No primeiro sentido, mostrava sua piedade exemplar; no último, seu zelo e espírito público.

XI. A respeito de Arquipo, que era um de seus ministros em Colossos. Eles são convidados a admoestá-lo a cuidar de seu trabalho como ministro, a prestar atenção a ele e a cumpri-lo - a ser diligente e cuidadoso com todas as partes dele e a perseverar até o fim. Eles devem atender ao desígnio principal de seu ministério, sem incomodar a si mesmos ou ao povo com coisas estranhas a ele ou de menor importância. Observe:

(1) O ministério que recebemos é uma grande honra; pois é recebido no Senhor e é por sua designação e comando.

(2.) Aqueles que o receberam devem cumpri-lo ou cumprir seu dever integralmente. Traem sua confiança e terão uma triste conta no final, aqueles que fazem esta obra do Senhor com negligência.

(3.) O povo pode lembrar seus ministros de seu dever e estimulá-los a isso: Diga a Arquipo: Cuide do ministério, embora sem dúvida com decência e respeito, não por orgulho e presunção.

XII. A respeito de si mesmo (v. 18): A minha saudação, Paulo. Lembre-se de minhas prisões. Ele tinha um escriba para escrever todo o resto da epístola, mas estas palavras ele escreveu de próprio punho: Lembre-se de minhas prisões. Ele não diz: "Lembre-se de que sou um prisioneiro e envie-me suprimentos"; mas, "Lembre-se de que estou preso como o apóstolo dos gentios, e que isso confirme sua fé no evangelho de Cristo:" acrescenta peso a esta exortação: Eu, portanto, o prisioneiro do Senhor, imploro que você ande dignamente, Ef 4 1. "A graça esteja com você. O favor de Deus, e todo o bem, os frutos abençoados e seus efeitos, esteja com você e seja sua porção."

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/02/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras